NÃO HÁ LIMITES PARA DEUS

Escrito em 17/08/2025
.


NÃO HÁ LIMITES PARA DEUS

 

Todos nós temos limitações. São áreas das nossas vidas que com certeza precisam melhorar. E isso muitas vezes tendem afetar nosso relacionamento com Deus. Pois é exatamente nestes momentos de cobrança que fazemos a nós mesmos, que tentamos limitar o que Deus tem para nós. Você concorda comigo? 

É como se disséssemos a Deus que Ele não pode fazer por causa das nossas incapacidades, inaptidão, falta de recursos ou escolaridade e até mesmo por nossos comportamentos. O que também não deixa de ser justiça própria. O que precisamos é entender que o mesmo Deus que quer fazer grandes coisas e nos abençoar é o que também realizará por nós. Nada tem haver com nós. 

Vemos na Bíblia também exemplos de homens que tentaram parar a Deus falando sobre suas limitações, entretanto, a graça os alcançou e vimos como Deus fez em suas vidas. Não há limites para o que Deus quer fazer na sua vida, no seu ministério, na sua família. O agir de Deus em nós é para sejamos cada dia mais cheio de fé naquilo que Ele tem pra realizar em nós e através de nós. 

Ele deseja que olhemos para Ele e não para nós mesmos, porque a fé vem quando olhamos para o Senhor Jesus. Toda nossa vida se resume em crer em Cristo. Ao olharmos para o Senhor Jesus vemos o quanto fomos amados, perdoados, justificados, aceitos. Entretanto, temos uma tendência muito grande de olhar par nós mesmos. 

 

E ao olharmos para nós mesmos logo chegamos a conclusão que Deus não fará grandes coisas por causa de nossas limitações. Mas isso não é verdade. Cada um de nós temos um propósito nessa vida que é muito maior que imaginamos. Se Ele nos deu a vida e muito mais a oportunidade de ser um filho amado, então, só podemos crer que o Pai tem pensamentos muito bons ao nosso respeito.

Vou ainda dizer algo mais, quando Deus resolveu te escolher, Ele já sabia de todas as suas falhas, defeitos, incapacidades e mesmo assim acreditou em você. Esse mesmo Deus tem coisas tremendas a realizar na sua vida. Tire o seu foco de si e coloque Nele. Olhe que promessa poderosa:

 

Leia 1 Pedro 5:10

 

“E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e estabelecerá."

 

Aquele que chama é também aquele que nos aperfeiçoa para o propósito, é também é aquele que nos dá a firmeza diante das adversidades. 

Mas mais que isto, nos fortifica para a batalha. 

 

Leia Filipenses 1.6

 

Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. 

 

Quero te afirmar que nada, pode parar o que Deus quer fazer na sua vida. 

Apenas se entregue completamente a vontade de Deus sabendo que Aquele que diz é poderoso para cumprir. Se Deus decidiu fazer em sua vida, apenas creia, Ele vai fazer. Um limite que colocamos para Deus é nossa inexperiência. 

Achamos que para sermos usados por Deus precisamos de ter experiência. Pensamos que Deus só pode falar através daqueles que já são mais velhos. 

Entretanto o Senhor usa e se move por meio de quem Ele deseja. Se Deus te chamou ainda novo para o ministério, apenas vá. Muitos pensam que não podem pregar, não podem liderar uma célula, ou não podem fazer algo porque não tem experiência. Acham que não podem ser líderes por causa da idade ou incapacidade. Mas quem determina que podemos ou não é aquele que nos chama. 

Quando o momento chega precisamos apenas dizer: eis me aqui Senhor. Independente da sua idade ou inexperiência eu creio que Deus quer te usar. Ele mesmo no processo da caminhada vai te capacitando a falar o que tem que ser falado. A graça do Senhor está sobre a sua vida e não haverá limites para um Deus ilimitado.

Alguns irmãos afirmam que são velhos demais.

Abraão tinha uma promessa na vida dele que seria pai de nações. Que viria a ser um grande povo. Entretanto ele permanecia sem filhos. Ele já havia crido, ele já havia saído da sua terra, mas nada havia acontecido. Ele continuava sem filhos. Quando Deus aparece a ele em Gênesis 15 prometendo um grande galardão, a resposta dele foi: 

 

Leia Gênesis 15.2-3

 

Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. 

 

Nesse momento Abraão estava mostrando a Deus o seu limite. Ele não tinha filhos, era incapaz de ter. 

Deus já havia prometido mas nada havia acontecido. Certamente sua fé havia se enfraquecido porque cada dia que passava ficava mais difícil. Ele e Sara estavam cada vez mais velhos e o filho não vinha. Talvez Abraão ainda achasse que Deus precisaria da força deles para cumprir a sua promessa. Sara era estéril, tinha uma limitação. 

 

Por isso que no capítulo 16 de Gênesis ela decide dar sua serva Agar para Abraão ter um filho com ela. Essa mesma atitude as vezes tomamos também quando nos vemos limitados. Tentamos fazer na nossa força, do nosso jeito. 

E o resultado é Ismael, que significa um fruto da carne. Até hoje os judeus vivem em guerra com os filhos de Ismael que são os muçulmanos.

Entretanto, apesar dos erros, o Deus que promete cumpre as suas promessas. Em alguns momentos Abraão fraquejou na fé, mas nem por isso Deus deixou de fazer. Quando o Senhor fala que em um ano viria o filho, Sara chega a rir por ser uma mulher estéril, com quase noventa anos. Entretanto a graça de Deus permanece mesmo quando não somos capazes de crer em alguns momentos. 

Isso nos mostra o quanto o favor é tudo que precisamos.

Em Gênesis 18 o Senhor diz que Sara terá um filho em um ano e a resposta dela foi um riso de incredulidade. 

Ela estava colocando limite para Deus. Mas aquele limite era humano. Pra Deus não há limites. Ela já não conseguia se ver como mãe por causa da idade e que havia encerrado o costume das mulheres. 

Mas a pergunta que o Senhor fez para ela foi: Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil? Não há nada demasiadamente difícil para Deus. Talvez você tem vivido dias em que você pensa que seus problemas são insolusonaveis. O que era difícil se tornou impossível, mas saiba que o Deus que promete cumpre as suas promessas. Não duvide do poder de Deus. 

Ele é especialista em causas impossíveis. Que não venhamos a perder a fé e a esperança nEle. Veja que Sara ri de incredulidade, mas Deus dá a ela um Isaque. E esse nome significa riso. Em outras palavras Deus estava dizendo a Sara que toda vez que ela chamasse o seu filho, ela se alegraria com o milagre e o cumprimento da promessa. 

 

Assim como Abraão e Sara você irá desfrutar e rir de alegria das promessas de Deus se cumprindo da sua vida. Somos hoje filhos de Abraão, e participamos das mesmas bençãos. Apenas creia que o que o Senhor prometeu Ele é poderoso para cumprir. Tenha uma visão de um Deus que faz mesmo quando colocamos limites. 

 

Mesmo que você ache que é velho demais, novo demais ou inexperiente para receber ainda algo de Deus, o Senhor pode e vai cumprir suas promessas.

Alguns outros irmãos, e este pode ser o seu caso que se sentem incapazes e não merecem o que Deus tem para nós. Quem sou eu? Eu nem sei falar...” está foi a história de Moisés. 

 

Leia Êxodo 3.10-11

Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito. Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel? 

 

Mas não foi só isto, veja que Moisés disse ao Senhor e o que o Senhor falou para ele. 

 

Leia Êxodo 4.11-12

 

Então, disse Moisés ao SENHOR: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua. Respondeu- lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. 

Todos olham para Moisés e o reconhece como um grande líder que liderou uma grande nação. Mas não foi sempre assim. Eu me identifico muito com Moisés. Talvez por conta da idade em que se envolveu com o chamado. 

Na verdade aos 40 anos de idade ele achava que poderia ser útil nas mãos de Deus e que o povo de Israel entenderia que ele havia sido chamado para ser o líder daquela nação. 

Mas não foi bem assim. Ele matou um egípcio e depois foi viver no deserto por mais 40 anos. Nesse tempo a sua força natural acabou e a partir daí Deus o levanta. Infelizmente muitas vezes nossa confiança em nós mesmos nos leva a fazermos coisas erradas. E Deus então permite o deserto para chegarmos ao fim de nós mesmos. Foi justamente isso que aconteceu com Moisés. 

Depois de 40 anos no deserto ele não se via mais como alguém capacitado a qualquer obra de Deus. É nesse momento que Moisés coloca limites para Deus. Ele não se via mais como um grande líder. Ele não achava mais que poderia ser usado por Deus. E ainda diz que não sabia falar. Alguém que aos 40 anos era poderoso em obras e palavras, agora se tornou pesado de língua. Ele não falava fluentemente. Não podemos limitar um Deus que ama usar quem não é. Sabe por quê? Porque o nome de Deus é EU SOU. Ele se move naqueles que não são. Quando não somos, Ele pode ser através de nós. Se Deus te chamou para algo ou um sonho apenas vai porque o Senhor é contigo. Isto é poderoso.

Mas muitos outros irmãos também não se sentem que Deus pode abençoar e dizem:

 “Sou o menor da minha família”, ou seja sou inferior. Está é a história de Gideão e de muitos irmãos também. 

 

Leia Juízes 6.14-16

 

Então, se virou o SENHOR para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai. Tornou-lhe o SENHOR: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem. 

 

O sentimento de inferioridade é um outro limite que colocamos a Deus. Muitas vezes a nossa visão a respeito de nós mesmos é que somos menores, pequenos, insignificantes. Achamos que Deus só pode fazer na vida daqueles que são maiores e melhores. Mas isso não é verdade. E não pense você que o seu sentimento de inferioridade vai te impedir de ser útil nas mãos do Senhor, ou que Deus cumpra a vontade dEle na sua vida. A história de Gideão é a prova de que Deus não se limita a homens que tem coragem, auto estima, força. 

Na verdade Ele dá coragem a quem não tem, identidade divina aquele que se vê pequeno e dá força ao fraco. 

Gideão se via como o menor, e pensava que Deus só poderia usar os maiores e melhores. Entretanto o Senhor decide levantá-lo para vencer uma nação inimiga. É esse o Deus a quem servimos. 

 

Leia 1 Coríntios 1.28-29

 

Ele escolhe os que não são, e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. 

 

No mundo, estão atrás daqueles com auto estima, fortes, mais capacitados. No reino de Deus vemos o contrário. 

Ele levanta os que não são, capacita os que não tem. Ele usa aquele que pensa que nunca poderia ser útil para alguma coisa. O seu tamanho não pode limitar o poder de Deus. Aquele que chama conhece muito bem quem Ele está chamando. Então não precisa mais dizer para Deus que você é o menor. Apenas reconheça que o que te chamou não te escolheu por engano. 

Eu querido é você mesmo que Ele vai usar para vencer as batalhas. Outra afirmação que sempre damos como desculpa para não se cumprir o sonho ou chamado de Deus é: “Não tenho nada, senão...” está também foi a afirmação da viúva diante de Elizeu. 

 

Leia 2 Reis 4.2

 

Eliseu lhe perguntou: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. 

 

Um dos grandes limites que colocamos diante de Deus é pensarmos que não temos nada. Achamos que o temos é pouco, mas tão pouco, que é a mesma coisa que nada. Achamos que o que temos é insuficiente. 

 

O profeta chega e pergunta para a viúva sobre o que ela tinha em casa. Ela responde que não tinha nada, senão uma botija de azeite. Aquela mulher estava num crise financeira muito grande. 

Seus filhos estavam prestes a se tornarem escravos por causa da dívida. Quando ela diz que não tem nada, na verdade ela estava dizendo que uma vasilha de azeite nunca seria capaz de salva-la daquela terrível crise. 

Mal ela sabia que a partir daquela única vasilha ela pagaria toda sua dívida.

Talvez você agora mesmo está num momento de muita crise, você não consegue ver a saída para os seus problemas. Talvez Deus quer apenas que você veja o que você tem em casa. Por mais que você considere um nada, pode crer que algo você tem que Deus pode usar para multiplicar e mostrar a sua glória. Deus faz milagres. 

E não apenas faz como também quer fazer na sua vida. A mesma coisa aconteceu na multiplicação de pães com Jesus em Mateus 14. Os discípulos chegam para Jesus dizendo que não tinham comida para dar para todo aquele povo. E Jesus apenas diz: dai-lhes vós mesmo. Ele eles dizem não temos, senão cinco pães e dois peixinhos. 

 

O que era isso para talvez uma multidão de mais de 10 mil pessoas. Qualquer um de nós diria o mesmo. Nossa visão é limitada muitas vezes. Não enxergamos que um pouco nas mãos de Deus pode se tornar muito em um piscar de olhos. Porque foi isso que aconteceu. Milagrosamente o pouco alimentou uma multidão e ainda sobraram cestos cheios. 

Por isso mesmo o que você tem em mãos seja muito pouco, insuficiente aos seus olhos, quero dizer que para Deus não é. Ele é um multiplicador. Mas veja que primeiro os pães e peixes foram entregues nas mãos de Jesus. Por isso, apenas entregue ao Senhor o que tem. E Ele fará o impossível aos seus próprios olhos. 

 

 

Por fim um dos obstáculos que colocamos para o agir de Deus é que estamos sozinhos. “Não tenho ninguém para me ajudar”

Está é a história à beira de um tanque buscando o seu milagre. Vamos ler:

 

Leia João 5.5-8

 

Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. 

 

A Bíblia nos diz sobre a história de Jesus que chegou a um lugar chamado tanque de Siloé. 

Nesse lugar de tempos em tempos vinha um anjo e movia a água. O primeiro que entrasse na água era curado. Como ele era coxo não conseguia ser o primeiro a chegar até o tanque. E como não tinha ninguém para leva-lo, então não podia ser curado. Muitas vezes dizemos que o motivo pelo qual ainda não obtemos essa ou aquela benção é porque ninguém nos ajuda. 

Ficamos dizendo: há se eu tivesse um pai rico não estaria assim, se eu tivesse um amigo seria diferente. 

Dizemos se eu tivesse um profeta na minha vida tudo seria diferente. E acabamos acreditando que ter alguém é que resolverá nossos problemas. Entretanto, a graça de Deus é tão maravilhosa que o Senhor Jesus não se limita a fazer só se tivermos alguém para nos ajudar. 

Ele vem e faz porque Ele é bom. E claro que ele pode usar pessoas ao nosso lado. Ele mesmo pode enviar seus anjos em nosso favor. Devemos apenas crer que não há limites para o que Deus quer fazer nas nossas vidas. Nossos limites não são limites para Deus. Se Deus é por nós então nada será contra nós!!