Chaves para a presença manifesta de Deus
Existe algo que é sumamente importante em nossa vida, a presença manifesta de Deus. Nós somos habitação de Deus e, portanto, temos a sua presença permanente em nós, no entanto há uma diferença entre a presença imanente de Deus e a sua presença manifesta. Infelizmente, nem todos os filhos de Deus carregam a presença manifesta de Deus. Essa presença manifesta é chamada de glória na Palavra de Deus.
José é um exemplo de alguém que tinha a presença do Senhor com ele. Você conhece a sua história, ele foi vendido pelos seus irmãos como escravo para os ismaelitas, que, por sua vez, o venderam no Egito para um oficial de Faraó chamado Potifar.
Leia Gênesis 39.1-4
José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda, egípcio, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá. O SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Vendo Potifar que o SENHOR era com ele e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em suas mãos, logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha.
SINAIS DA PRESENÇA MANIFESTA
A Palavra de Deus diz que o Senhor era com José, que, por causa disso, veio a ser um homem próspero.
Temos aqui uma redefinição de sucesso e prosperidade. José era escravo de Potifar, no entanto a Bíblia diz que ele era próspero. Isso significa que tudo o que José colocava a mão prosperava. Prosperidade não é ter uma conta bancária avantajada, muitos imóveis, carros e uma posição na sociedade. Você é bem-sucedido quando o Senhor é com você. Em algum momento, o homem bem-sucedido terá todas essas coisas, mas o começo de tudo é a presença do Senhor. No fim, José teve tudo isso, mas o segredo de tudo era a presença do Senhor com ele.
Alguém pode dizer que todos os filhos têm a presença do Senhor, mas observe que, quando o Senhor foi com José, ele foi bem-sucedido e tudo o que ele fazia prosperava nas mãos dele.
TODO FILHO TEM A PRESENÇA DE DEUS
Hoje, na nova aliança, temos a presença de Deus permanente em nós por causa da obra consumada de Cristo, mas essa presença precisa ser manifesta.
Leia Hebreus 13.5
Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.
Mesmo quando você peca, o Senhor permanece com você.
Ele nunca o deixará. No Velho Testamento, quando alguém obedecia, o Senhor era com ele; mas, quando pecava, o Senhor o deixava. Agora, porém, Cristo levou sobre si toda a nossa condenação e sofreu a ira de Deus que deveria vir sobre nós.
Na cruz, Ele disse: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mt 27.46). Ele foi desamparado por Deus para que nós hoje nunca mais sejamos desamparados.
Cristo fez o pagamento da redenção para que hoje tenhamos a presença constante de Deus em nós.
Em Hebreus 13, temos uma dupla negação: “[...] de maneira alguma, nunca, jamais”. Isso significa que é um fato consumado que o Senhor está conosco. Ele está comigo na montanha, mas também está no vale.
Ele está comigo quando acerto e também quando erro. Ele nunca me deixará.
VOCÊ TEM A PRESENÇA MANIFESTA QUANDO A VALORIZA
Em primeiro lugar, precisamos valorizar a presença de Deus. No Salmo 51.11, Davi ora ao Senhor depois de haver pecado com Bate-Seba: “Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito”. Veja como ele valorizava a presença.
Ele poderia ter pedido a Deus que não lhe tirasse o trono, ou bens ou mesmo a vida, mas ele pediu pela coisa mais importante, a presença manifesta de Deus com ele.
Davi sabia o que o tinha feito rico, o que o tinha feito saudável e próspero, era a presença de Deus.
A consciência da presença trará a manifestação da glória.
A vitória é fruto, o sucesso é fruto, saúde é um fruto da presença manifesta do Senhor. Quando a presença se manifesta, coisas perceptíveis acontecem.
O critério para a presença do Senhor é a obra de Cristo no Calvário.
PARA TER A PRESENÇA MANIFESTA, VOCÊ PRECISA TER CONSCIÊNCIA DA PRESENÇA D’ELE EM VOCÊ
Quanto mais consciente da presença, mais presença manifesta nós temos. É preciso ter consciência que somos habitação do Senhor no Espírito. Cristo em nós é a esperança da glória. Algo poderoso acontece quando valorizamos a presença do Senhor, quando praticamos a sua presença.
Leia 1 Samuel 16.17-18
Disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que saiba tocar bem e trazei-mo. Então, respondeu um dos moços e disse: Conheço um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras e de boa aparência; e o SENHOR é com ele.
Eu creio que todas essas qualidades aconteceram porque o Senhor era com Davi. Até a sua aparência física é alterada por causa da presença do Senhor.
Em Gênesis 39.6, vemos que José era formoso de porte e de aparência. Quando a presença do Senhor é com você, então você ganha um carisma especial. Você não pode estar na presença de Deus sem que a sua glória o afete. É como estar numa sala com alguém fumando, inevitavelmente o cheiro do cigarro fica impregnado em nós.
QUANDO SOMOS CONSCIENTES DA PRESENÇA, NÓS ANDAMOS EM SANTIDADE ESPONTANEAMENTE
Sabemos que nunca estamos sós, mas o Senhor está sempre conosco. A Palavra de Deus diz que a esposa de Potifar tentou seduzir José.
Leia Genesis 39.7-9
Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo. Ele, porém, recusou e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos. Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?
José viveu antes da lei, mas ele sabia aquilo que desagradava a Deus. A maneira como ele venceu o pecado é a maneira que devemos vencer também. A Bíblia diz que ele fugiu. Ele não tentou resistir na sua própria força, antes ele fugiu. A maneira de vencer a carne é fugindo dela. Quando você está cheio da presença, você vive espontaneamente em santidade.
Fale com o Senhor o tempo todo, pois é assim que praticamos a presença. Todavia, não ore como alguém que está implorando, mas faça orações afirmativas como: “Senhor, te dou graças porque estás sempre comigo. Em ti sou guardado e protegido.
Te dou graças porque já sou abençoado com toda sorte de bênçãos”.
O RESSENTIMENTO IMPEDE A MANIFESTAÇÃO DA PRESENÇA
Se você deseja desfrutar a presença manifesta do Senhor, então deve rejeitar o ressentimento e a amargura. No fim, todo ressentimento é, na realidade, contra Deus, muitos ficam amargurados com o Senhor.
José havia sido deixado num poço para morrer e depois foi vendido como escravo. Ele poderia se encher de autopiedade e amargura contra Deus, mas você percebe que ele nunca aceitou isso pela forma como lidou com a tentação. Davi também foi rejeitado. Jessé fez passar diante de Samuel todos os seus filhos, mas nenhum havia sido escolhido pelo Senhor. Então, o profeta perguntou: “Você não tem mais nenhum filho?” Jessé simplesmente tinha deixado Davi de fora da festa. Davi, com certeza, foi rejeitado, mas ele nunca se permitiu sofrer a rejeição.
Ele podia vencer porque estava no campo praticando a presença do Senhor. No salmo 23, ele diz: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo”. Esse era o segredo, ele sabia que o Senhor estava com ele. Não importa quem fala de você. Não fique magoado. Você tem a presença.
Fazer as perguntas após ter feito o comentário baseado no resumo acima.
Quais são os sinais da presença manifesta?
Qual a razão para termos a presença de Deus permanente em nós?