Sete coisas que Deus nos diz no meio da batalha
Você já esteve numa situação em que as circunstâncias ao seu derredor parecem completamente sem esperança? Você já se viu totalmente sobrecarregado e imobilizado diante de um desafio que você não tem a menor ideia de como enfrentar?
Essa era exatamente a situação de Josafá rei de Judá em 2 Crônicas 20. Eles estavam cercados por três poderosos inimigos sedentos de sangue. Tudo parecia demonstrar que eles teriam um fim trágico.
Há momentos em nossa vida em que parece que tudo desaba sobre nós. Talvez seja o desemprego que está ameaçando destruir o seu casamento.
Ou uma enfermidade que o definha lentamente, ou mesmo uma terrível opressão na mente. Dia a dia, a sua situação parece ficar pior, apesar de todo o seu esforço. Em tempos assim, o que fazer quando não sabemos o que fazer? Eu creio que a resposta pode ser encontrada na narrativa da batalha de Josafá. Há alguns princípios de fé nesse relato que podem fortalecer o seu coração hoje.
Quero mostrar sete coisas que Deus nos diz no meio da batalha.
Leia 2 Crônicas 20.14-17
Então, veio o Espírito do SENHOR no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe, e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus. Amanhã, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz; encontrá-los-eis no fim do vale, defronte do deserto de Jeruel. Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco.
- Não tenha medo!
Leia 2 Crônicas 20.15
E disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus.
“Não temais!” Esta é a primeira palavra que o Senhor nos dá no meio da batalha.
Josafá amados não era alguém extraordinário, antes era uma pessoa comum como eu e você. Diante do inimigo, ele teve medo. Rejeite, portanto, a acusação de que Deus não o ouvirá por causa do medo. Mesmo com medo, a primeira coisa que Josafá fez foi buscar o Senhor (20.3). Em vez de se afundar em pensamentos de derrota, decida buscar o Senhor.
Não alimente pensamentos de frustração e desapontamento com o Senhor. Ele não é o autor dos seus problemas. Ele é o autor da fé e da vitória. Tudo bem em assumir que estamos com medo. Não se sinta condenado por isso, mas em vez de falar do seu medo, Josafá declarou a grandeza e o poder de Deus em sua oração (20.6). Temos falado que a palavra de Deus na sua boca vai liberar fé no seu coração.
Em Romanos 8.28 diz que Deus faz com que todas as coisas cooperem para o seu bem. O salmista também diz que Ele prepara uma mesa para você na presença dos seus adversários. É normal sentirmos medo, mas nessa hora precisamos meditar no quanto somos amados, pois o amor lança fora o medo (1 Jo 4.18). O medo de que Deus nos deixará sozinhos por causa de nossos pecados.
A esperança enche o seu coração quando você crê que é amado pelo Pai. Você pode ter a expectativa de que coisas tremendas e maravilhosas virão por causa desse amor. Não importa quão difíceis as circunstâncias pareçam, coloque a sua confiança no Senhor. Você pode esperar o melhor, porque Ele não trata você com base no seu merecimento, mas com base no favor e na graça.
Deus fala aos seus filhos muitas vezes na Palavra, dizendo: “Não temas!”. Existem 365 vezes a expressão de não ter medo. Mas mostrar mais duas delas.
Leia Isaías 41.13
Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.
Em Josué, no capítulo 1, por três vezes o Senhor diz a Josué: “Não temas!” Creio que este é o nosso maior desafio: vencer o medo.
- Não desanime!
A segunda palavra do Senhor no meio da batalha é: “Não vos assusteis!” (2 Cr 20.15). O que significa não se assustar?
Significa não ficar estressado, não ficar perturbado, não se angustiar e não se preocupar!
Leia Isaías 41.10
Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus [...].
Muitos perdem a disposição por causa dos obstáculos e resistências do inimigo.
Mas a Palavra para nós é: “Tende bom ânimo!”
Leia 2 Coríntios 5.6
Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor.
Quando você enche a sua mente da bondade do Senhor, e declara viver debaixo da sua graça, você tem ânimo para enfrentar os inimigos.
- A batalha não é sua!
A terceira palavra do Senhor é fundamental: “[...] pois a peleja não é vossa, mas minha” (2 Cr 20.15).
Hoje, o Senhor está dizendo as mesmas palavras para você no meio do seu problema. Espere n’Ele, pois Ele te ama!
Quando você sabe que a batalha não é sua, você não precisa viver com medo e desencorajamento. A batalha é do Senhor, e nela não precisaremos lutar. O jovem Davi sabia disso, por isso ele falou para o gigante Golias:
Leia 1 Samuel 17.47
Saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos.
Moisés disse a mesma coisa para os filhos de Israel diante do exército de Faraó:
Leia Êxodos 14.13-14
Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.
É interessante lembrar que a palavra “salvação” em hebraico é yeshua, que, na verdade, é o nome de Jesus. Assim, a salvação é a pessoa de Jesus, e Ele está com você.
A maneira como o Senhor mandou que o povo fosse para a guerra foi completamente estranha para o homem natural. Ele mandou que os cantores estivessem na linha de frente louvando o Senhor. Isso se parece mais com uma missão suicida do que uma tática militar. Mas aquela não era uma batalha comum, aquela batalha era do Senhor.
Diz a Escritura que, “tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados” (2 Cr 20.22).
- Posicione-se!
A quarta palavra é: “Tomai posição!”
Leia 2 Crônicas 20.17
Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco
Como nos posicionamos hoje? Nós nos posicionamos em fé. Gosto da ordem dada no verso 20: “Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis”.
Não seja como um cego que se debate sem saber para onde ir, tentando resolver os problemas na sua própria força.
Deus não quer que você viva num estado constante de ansiedade, incerteza, estresse e medo. Creia no Senhor! Creia nos homens do Senhor! Creia que a batalha é do Senhor!
Muitos estão sofrendo porque não creem no Senhor, não creem na Sua palavra e nem nos seus profetas. A crise deles é uma crise de fé. Mas, quando nos posicionamos em fé, vemos a vitória do Senhor em nossa guerra.
- Ficar parado!
A quinta palavra do Senhor é: “Fique parado!” (2 Cr 20.17). O que você faz quando não sabe o que fazer? A direção do Senhor é para ficar parado. Não é uma postura passiva, mas uma atitude confiante de que o Senhor é quem peleja por nós.
Ficar parado é o mesmo que permanecer na posição mencionado em Efésios 6:
Leia Efésios 6.13
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
Neste sentido como nós ficamos parados? No descanso da obra consumada de Cristo. O inimigo vai nos atacar com enfermidades, problemas financeiros, pessoas se levantarão contra nós e teremos pressões de todos os lados, mas ainda assim podemos ser inabaláveis em nossa fé até ver todas as obras do diabo debaixo de nossos pés.
Sem estar no descanso na obra consumada, não temos como enfrentar o inimigo. Só podemos permanecer numa posição inabalável quando entendemos que a batalha é do Senhor. Ele vai pelejar por nós. Permanecer significa estar firme numa posição de vitória. O inimigo está tentando tirar a sua bênção, mas você simplesmente permanece no terreno da vitória já conquistada na cruz. Não oramos para alcançar uma posição de vitória, nós já estamos nessa posição. Não oramos por vitória, mas nós oramos na posição de vencedor. Já vencemos, por isso permanecemos. Alguns oram para ficar mais perto de Deus, mas nós oramos por que já fomos aproximados pelo sangue. Alguns clamam para que Deus venha, mas nós sabemos que Ele já habita em nós.
Mude sua abordagem e perspectiva. Permaneça na posição que Cristo nos conquistou.
- Veja o salvamento de Deus!
A sexta palavra do Senhor no meio da luta é: “Veja a salvação do Senhor!” (2 Cr 20.17).Milagres vão começar a acontecer.
Deus está operando por amor do seu nome. Não estamos envolvidos numa obra humana. Quem luta contra nós luta contra o Rei. Judá não levantou uma única espada naquele dia, mas eles venceram a batalha. A batalha foi vencida antes mesmo de eles chegarem ao palco da guerra. Quando começaram a cantar louvores, o Senhor colocou a emboscada diante dos inimigos.
Tenho dito que que as palavras usadas no louvor são até mesmo mais importantes que o louvor. Em tempos de grande aflição e tribulação, como podemos manter uma fé que espera ver a ação poderosa do Senhor? A palavras que eles cantaram ao Senhor naquele dia foram:
“Rendei graças ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre!” (2 Cr 20.21).
Esse é o louvor usado não apenas no livro de Salmos, mas em muitos momentos cruciais da história do povo de Israel. Então é importante. Foi essa a primeira canção cantada no Tabernáculo de Davi (1 Cr 16.7 e 34). Também foi essa a ministração no dia da dedicação do Templo (2 Cr 5.12 e 7.3). Eu creio que há algo de especial nessas duas simples frases.
Eu creio que o Senhor deseja que repitamos essa canção sempre que passarmos por uma tribulação. Muitos estão se debatendo porque não creem que o Senhor é bom e sua misericórdia dura para sempre. A palavra “misericórdia” é chesed em hebraico e ela é usada para traduzir a palavra “graça” no Novo Testamento em hebraico.
Não importa quantas vezes você tem tropeçado no pecado e nem se a situação que você está enfrentando é culpa de suas próprias escolhas. Você consegue declarar que a misericórdia do Senhor dura para sempre? Enquanto você estiver ministrando, o Senhor vai perseguir os seus inimigos.
Você apenas verá o salvamento do Senhor.
7- Enfrente o inimigo com confiança!
A sétima palavra do Senhor é: “Amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco” (2 Cr 20.17). Não devemos ser pretensiosos ou arrogantes, mas podemos estar confiantes e seguros. Por quê? Porque Ele está conosco. O nome do Senhor é Emanuel, Deus conosco. Ele já conquistou!!!
O povo precisou de três dias para pegar todos os despojos da batalha. Havia uma grande abundância de riqueza (2 Cr 20.25). No quarto dia, eles se reuniram no “vale da Bênção” e ali adoraram o Senhor (2 Cr 20.26). Deixa eu profetizar: No futuro, você vai se lembrar desse tempo não como dias de luta, mas como o tempo da bênção. Existem mais de 7 mil promessas de Deus em toda a Bíblia.
E, quando o Senhor fala conosco, a sua palavra não pode voltar vazia. Quero ler este último versículo. Mas é a própria palavra do Senhor para você.
Leia Isaías 55.11
Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.
Não esqueça estas sete direções do Senhor no meio de nossas batalhas.