O Senhor Jesus veio ao mundo para nos dar a maior herança que alguém poderia receber. Que herança é esta? A Sua própria vida em nós.
Mas toda herança esta debaixo de alguma fechadura dentro de um cofre, um envelope lacrado ou algo assim que normalmente se abre quando o dono do testamento parte.
E eu creio que a Ceia do Senhor é a chave que abre esta herança para nós. Cremos que tudo que necessitamos esta contido em cada um dos atos da Ceia. Certo dia o Senhor Jesus falou o que poderiam ser as Palavras mais importantes quanto ao seu legado na terra.
Tais palavras abalaram Seus seguidores e provocaram ira entre os lideres religiosos Sua declaração fez tremer o inferno. Que palavras foram estas?
Leia João 6:51-54
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer? Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
O que o Senhor Jesus fala aqui é uma questão de vida e morte. É de tal importância que Ele correu o risco de perder todos os seus discípulos e seus seguidores e iniciar uma ira dos fariseus. O Senhor Jesus está nos dando a chave para possuir nossa herança completa, e por esta razão satanás tem tentado roubar esta benção de muitos cristãos. Vimos domingo passado que o Senhor Jesus é o filho de Deus manifesto em carne que estava desde o princípio como criador de todo o universo.
Mas algo que deixei para falar hoje é que na verdade o Senhor Jesus se torna um com a natureza humana, ou seja no Senhor Jesus o céu e a terra são unidos no mesmo corpo. é por isto que podemos dizer que o Senhor é 100% Deus e 100% homem.
Leia Efésios 1:9-10
E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos
A vinda de Cristo então marca a plenitude dos tempos e a união de todas as coisas. Quando Jesus foi concebido a natureza do Pai celestial se fundiu com a da mulher. No entanto o sangue de uma criança só pode ser transmitido através da semente do homem.
Neste caso o Deus todo poderoso colocou Sua vida em forma de sangue no útero de Maria.
O Pai Celestial usou este sangue para unir a natureza humana e a divina. Foi através do sangue dado pelo Pai que o Sangue do Senhor Jesus foi formado. A eternidade penetrou o tempo e habitou em um corpo pela primeira vez.
Então quando falamos da vida eterna, não esta relacionada apenas a vida que não morre, mas também a natureza eterna de Deus disponível ao homem. Então as duas naturezas de Jesus se uniram. E quando Jesus faz a declaração de João 6 que lemos, é que o espirito do homem precisa comer para viver, e não é qualquer comida.
Toda vida criada por Deus deve não somente nascer, mas ser alimentada.
Jesus em João usa a termologia rotineira de comer e beber para apresentar um conceito poderoso. Que nosso espirito a fim de viver e ficar mais forte, deve ser alimentado assim como o nosso corpo físico.
E por isto que a igreja primitiva tinha o habito de cear todo dia.
Leia Atos 2:46
Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração.
A Ceia não pode ser algo mistico ou algo apenas religiosa como um ritual. Precisamos valorizar a mesa e quando assim fazemos, ao participar tomamos destes elementos como um alimento espiritual para nossas vidas.
O momento da ceia não pode ser só visto de forma natural, mas de forma sobrenatural. Estes elementos sempre serão o pão e o suco de uva no nosso caso. Mas no mundo invisível ou seja espiritual, o corpo e o sangue estarão ali presente. Não é transubstanciação como alguns ensina.
Não vira fisicamente corpo e nem sangue de Cristo, mas tudo ocorre no mundo espiritual. Sei que parece que estou falando algo muito simples mas preciso mostrar que ao tomar destes elementos você esta dando um alimento espiritual para o seu espírito que será fortalecido.
Neste momento nosso espirito literalmente bebera do Seu sangue e se tornará uma só carne com Ele. Mas pastor porque o sangue de Cristo é tão importante? Ele tem ou contem o poder de Deus. Lembra que iniciamos falando disto. O próprio Deus deixou o seu sangue.
Imagina você se o simbolo, ou seja a sobra foi poderoso para guardar e proteger, muito mais o sangue do Senhor Jesus hoje manifestado no mundo dos espiritos no momento da Ceia.
Leia Êxodo 12:12-13
E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.
Aqui Deus esta estabelecendo um fundamento eterno. Aqueles que estão sobre a proteção do sangue não podem ser tocados pelo mal. Mas não bastou o cordeiro ser morto eles precisavam aplicar nos umbrais das portas. Da mesma forma também não basta o Senhor Jesus ter morrido, pois a morte dEle foi para todo homem, mas é preciso que eu aplique em minha vida, nos umbrais da porta do meu coração. Ai você pergunta, mas pastor que a Ceia tem haver com isto. Irmão eu te pergunto, alguém que deixa de participar deste momento, está aplicando o tempo todo esta verdade em sua vida?
Claro que não, se nós que estamos aqui participando nem sempre lembrando de aplicar, imagina aqueles que ignoram este momento.
Leia Apocalipses 3:20
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei até ele, e com ele cearei, e ele comigo.
Este momento não se trata do impio mas do salvo em Cristo, que tem deixado para fora de seu coração muitas vezes o Senhor quando deixa de participar deste momento. O momento da Ceia é algo íntimo com o Senhor.
Quando participamos da mesa do Senhor estamos participando da vida de Deus espiritualmente. Veja que o que a bíblia diz sobre onde estar a vida.
Leia Levítico 17:11
Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma.
O sangue é o elemento em que a vida é encontrada. Então quando Deus estabeleceu o proposito de enviar seu filho na terra, Ele não poderia ferir este princípio sobre a terra, mas como o sangue que é a vida do homem estava contaminado Ele colocou seu próprio sangue em Cristo. Agora a origem desta vida também determina o valor deste sangue. O sangue de um animal tem seu valor, de homem tem seu valor, das árvores tem seu valor. Sem duvida por aquilo que já falamos o sangue mais valioso do universo é o Sangue do Senhor Jesus, pois neste sangue tem o sangue do próprio Deus. Agora vou falar algo para você, que precisa de fé para crer. Pois a luz de Deus que falamos na semana passada é encontrada em seu sangue. Leia agora com cuidado esta passagem
Leia João 1:3-5
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, (e se a vida esta no sangue) e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
A vida de Deus segundo o texto que acabamos de ler é um tipo de luz liquida que corre pelas veias do Senhor Jesus. Esta luz é visível no mundo espiritual e muito temida nas trevas. O Sangue do Senhor Jesus é o que transforma o mundo espiritual de trevas em luz, o habitar natural do inimigo são as trevas então quando esta vida, esta luz se manifesta tira do demônio suas forças. Esta luz é o próprio poder de Deus e estar conectado nele por meio da Ceia e poderemos usufruir deste mesmo poder. Nossas ações mostram nossa crenças. você vai agir de acordo com o que você crer. Se você não crer na eficácia do sangue do Senhor, você automaticamente não dará valor ao momento de compartilhar dele ou mesmo declarar ele para o nosso dia a dia. Mas tem algo mais além da vida de Deus encontrado no sangue do Senhor Jesus que faz parte da essência de Deus. O amor dEle, a bíblia diz que Deus é amor, não é que Ele tem amor. Mas é o próprio amor.
Este amor não é um sentimento, pois é uma pessoa e ao participarmos da Ceia seremos cada vez mais participantes desta natureza.
Leia Hebreus 12:24
E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
Veja que o texto diz que o sangue fala. Isto é poderoso. Mas o que a referência desta passagem do autor aos Hebreus está dizendo. Ele faz uma comparação de dois tipos de sangue falando.
O Sangue de uma pessoa morta violentamente clama por vingança, assim como alguém morta por um erro médico ou doença clama por justiça. No caso do Sangue do Senhor Jesus também clama. Poderia clamar por justiça e por vingança, mas seu sangue é superior e o Seu sangue clama por graça e por amor pois Ele é o proprio amor encarnado.
Deus olha para a cruz e o sangue do Senhor Jesus está clamando salve o Heber. O de Abel fala de vingança mas o de Cristo grita por amor.
A manifestação máxima do amor do Pai foi o fato de Ele ter dado o Seu filho por nós.
Leia Colossenses 2:2-3
Eu trabalho para que o coração deles se encha de coragem e eles sejam unidos em amor (o que nos une – o sangue de CRISTO) e assim fiquem completamente enriquecidos com a segurança que é dada pela verdadeira compreensão do segredo de Deus.
Esse segredo é Cristo, o qual é a chave que abre todos os tesouros escondidos do conhecimento e da sabedoria que vêm de Deus.Unidos em amor na verdade em seu sangue que revela Seu amor. O sangue é o canal que nos une as dimensões do Céu que nos faz alcançar toda riqueza do pleno entendimento.
Que poderoso esta verdade irmãos. Não existirá unidade e nem conhecimento da verdade de Deus sem o sangue de Cristo. A comunhão vem pelo partir e pão e tomar o cálice da nova aliança.
Leia Lucas 22:19
E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim".
O Senhor jesus afirma que seu corpo está sendo dado a nós, compartilhado, repartido. Ora, Ele, que era filho Unigênito (único), agora passa a ser o Primogênito (primeiro dentre muitos). Logo, Ele repartiu TUDO o que tinha como Filho Único: a paternidade do Pai (Jo 3.16), a Sua glória (João 17.22), o poder de Seu reino (Lc 10.19), sua herança (Rm 8.17) e o Seu amor.
Portanto não podemos compreender este versículo apenas como uma ordenança de culto onde se estabelece mais um cerimonial. Definitivamente, Cristo está dizendo em outras palavras: "Gente, prestem atenção em mim, eu dei tudo o que tinha pra vocês, reparti minha herança, dei a mesma autoridade a vocês que recebi de meu Pai, compartilhei a paternidade com vocês, atendi vocês em suas necessidades, então vou pedir uma coisa muito séria a vocês: façam o mesmo com o próximo. Este é o verdadeiro amor.
Leia 1 João 3:16
Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.
Dar a vida aqui na verdade não é apenas morrer. Mas dar a vida que está em nós. Quando lemos algo assim fica complicado ser cristão. Mas O Senhor Jesus já deu literalmente a vida física. Mas o que João entendeu é que a vida aqui é o sangue de Cristo que corre em nós. Ou seja dar o que O Senhor nós Deus.
Então quando eu evangelizo ou prego a palavra estou dando a vida que está em mim para o próximo. E esta é a melhor forma de amor.