As cinco pedras da graça
Eu sei que você certamente conhece tudo sobre a história de Davi e Golias, mas eu quero te pedir para abrir o seu coração e receber uma revelação fresca da palavra de Deus. Todas as histórias do Velho Testamento possuem segredos espirituais. O velho testamento na verdade é uma ilustração do novo e no novo testamento você tem o velho revelado.
Leia I Samuel 17:1
Ajuntaram os filisteus as suas tropas para a guerra, e congregaram-se em Socó, que está em Judá, e acamparam-se entre Socó e Azeca, em Efes-Damim.
Efes-Damin - a cerca de sangue.
Esta passagem tem alguns elementos interessantes. O primeiro é o lugar onde os filisteus se ajuntaram para a guerra. Este lugar é chamado Efes-Damin. Mas eu fico impressionado é com o significado deste nome. Efes-Damin significa “cerca de sangue”. A palavra Socó significa cerca de arbustos.
É a mesma palavra usada por satanás para acusar a Deus de cercar Jó, sua família e tudo que pertencia a Jó com uma cerca viva.
Satanás acusou a Deus de proteger Jó (Jó 1:9-10).
Guarde isto em seu coração. Deus é o nosso protetor e não o causador de nossos problemas. Azeca significa uma trincheira. A função da trincheira é a mesma da cerca, trazer proteção.
Efes Damin é a cerca de sangue que fica entre a sebe e a trincheira.
O diabo não pode cruzar a cerca do sangue. O sangue de Jesus estabelece uma cerca de proteção para nós.
Outro detalhe significativo é o lugar da batalha, o lugar escolhido para a batalha é vale de Elá.
Leia 1 Samuel 17:19
“Eles estão com Saul e com todos os homens de Israel no vale de Elá, lutando contra os filisteus.”
A palavra Elá significa “árvore forte ou madeiro forte”. Isto claramente aponta para a Cruz. O Senhor foi crucificado no madeiro.
O lugar da batalha é lugar da morte do Cordeiro, o lugar da obra consumada.
Olha meu querido, você não apenas está atrás de uma cerca viva e de uma cerca de sangue que o diabo não pode cruzar, mas também estamos posicionados na cruz de Cristo.
Na obra consumada onde o sangue do Cordeiro tirou o nosso pecado. O diabo sabe que não pode cruzar essa cerca então ele usa a estratégia do medo. Golias entra em cena e desafia os exércitos de Israel.
Ele desafiou para uma luta de campeões, um lutador representando Israel e o outro os filisteus. Aquele que vencesse a batalha venceria toda a guerra.
Como o diabo nos intimida? Ele tenta nos intimidar com medo, uma vez que ele não pode cruzar a cerca de sangue. Ele desafiou o povo de Deus por quarenta dias e, glória a Deus porque ninguém se dispôs a lutar.
É verdade que eles estavam com medo, mas também estavam avaliando bem a situação, já que uma derrota significaria que o povo de Israel iria servir os filisteus.
Aqui aprendemos uma lição preciosa. Nunca tome decisões importantes debaixo de pressão de forma apressada. A tática da venda é pressionar dizendo que a oferta especial é só para hoje e por isso temos de decidir na hora.
Nunca faça isso. Decisões tomadas às pressas invariavelmente são decisões ruins. O povo de Deus esperou até que Deus enviou a resposta, e a resposta veio por meio de um jovem pastor chamado Davi.
Golias - o exilado
O terceiro elemento da batalha é Golias. O nome Golias significa exilado, ser levado para o exílio.
Golias era de Gate que significa “lagar”. Lagar é o lugar onde as uvas são prensadas.
Apocalipse 19:15 nos dá o significado de lagar em termos de tipologia. O lagar aponta para a ira de Deus contra o inimigo e todos aqueles que o seguem. Assim de forma geral o lagar é um tipo da ira de Deus.
Leia Apocalipse 19:15
“Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso.”
Colocando tudo junto, Golias de Gate significa “aquele que foi exilado e está debaixo da ira de Deus”. Olha que poderoso. Eu e você somos guardados de toda intimidação do maligno. Estamos guardados pelo sangue. Se o sangue de animais aplicado nos umbrais da porta da casa teve o poder de livrar o povo de Israel do anjo da morte, muito mais o sangue do Filho de Deus nos guardará. Aleluia!!
O povo de Israel não foi livrado por causa do seu bom comportamento ou obediência, mas unicamente pelo sangue aplicado.
Quando o diabo vem contra o povo de Deus, antes de roubar suas finanças, sua saúde ou seus relacionamentos, ele procura tirar a sua confiança em Deus. Eu postei ontem que se o campo de batalha eca mente, então o seu maior inimigo e a mentira do diabo. Por isto, o inimigo tenta roubar a palavra. Quando Golias se apresenta diante de Israel ele é o exilado por causa da ira de Deus.
Ou seja já está condenado.
Mas ele tenta projetar isso sobre você. Ele te acusa dizendo que você está separado da presença de Deus e debaixo da sua ira. Ele te acusa do que ele já é.
Mas nós não estamos debaixo da ira de Deus. Todos os nossos pecados que supostamente poderiam trazer a ira de Deus sobre nós, foram colocados sobre o Senhor Jesus na cruz do Calvário.
Ele carregou os nossos pecados. A ira de Deus caiu sobre o Senhor Jesus por isso hoje nós somos salvos da ira para sempre. Deus condenou o nosso pecado em Cristo na cruz, por isso ele não pode nos condenar pelo mesmo pecado hoje. A justiça diz que um crime não pode ser punido duas vezes.
O diabo fará de tudo para que você se sinta exilado e separado de Deus debaixo da sua ira.
Esta é a maneira como ele rouba a sua segurança. Vamos supor que na noite em que o povo de Israel matou o cordeiro e passou o sangue nas portas havia uma família que estava com medo e do lado vizinho de porta uma outra família que estava cantando louvores. As duas famílias tinham aplicado o sangue. Aí eu te pergunto qual das duas famílias estavam segura?
As duas. Mas porque pastor? Porque isto não depende do quanto trememos de medo ou do quanto cantamos, mas unicamente do sangue. A família com medo não desfrutou da alegria e do descanso do perdão do sangue. O que é triste é que esta é a realidade de muitos hoje. Eles foram lavados pelo sangue, mas vivem com medo porque a confiança deles não está posta no sangue.
Eles estão confiados no seu bom comportamento. Toda vez que o diabo vem contra você ele projeta isso na sua mente, que você está exilado da presença e debaixo da ira de Deus, porque você nunca fez o suficiente. Não viva confiado em suas boas obras. Nós procuramos ter um bom comportamento para glorificar a Deus, mas não para ser aceito por ele.
Foi exatamente o que ele fez com Jó.
O diabo mesmo disse que Deus tinha colocado uma cerca viva ao redor de Jó, sua família e seus bens.
Mas o diabo produziu em Jó o senso de que ele não estava bem com Deus. Poderia ser que ele e seus filhos tivessem pecado contra Deus.
Leia Jó 1:5
“Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemando contra Deus em seu coração. Assim fazia Jó continuamente.”
Veja amado, Jó oferecia a Deus o holocausto não com base na fé, mas com base no medo. Quando nos vamos orando por proteção dezenas de vezes por dia, pode ser que a nossa oração seja apenas uma expressão do nosso medo. Você deve orar por proteção, mas não com base no medo.
Mas se você lançar fora o medo não há nada que o diabo possa fazer para te atingir.
Qualquer um que prega dizendo que você é um exilado da presença debaixo da ira de Deus está pregando no espírito de Golias e não pelo Espírito de Deus.
Davi - o amado
Agora esta passagem de Samuel tem um outro detalhe especial. O que é necessário para vencer Golias? Precisamos de um Davi.
Jessé, o pai de Davi, o enviou para levar comida aos seus irmãos que estavam no campo de batalha (I Samuel 17:17-18). O pai enviou dez pães e dez queijos. Lembre-se do poder do dez que representa o todo. Aqui temos um maravilhoso quadro de Deus Pai enviando seu Filho para nos alimentar com o pão da vida. Davi não foi por conta própria, mas foi enviado por seu pai.
Quando chega ao local Davi não foi intimidado pelo gigante. O exército estava com medo, mas a atitude de Davi foi dizer:
Leia I Samuel 17:26
“Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?”
Quando Davi chama Golias de incircunciso estava dizendo que ele não estava na aliança com Deus. Por outro lado, ele sabia que ele mesmo fazia parte da aliança, pois não era incircunciso. Naqueles dias para ser parte do povo de Deus tinha que ser circuncidado, hoje porém, a circuncisão é do coração, no espírito. Todos os crentes foram circuncidados no espírito.
Nós temos Deus do nosso lado. Foi exatamente isso que Davi sentiu. Golias veio com armadura e armas, mas Davi veio com roupas de pastor. Todos nós somos pastores porque todos nós alimentamos uma ou mais ovelhas. O nome Davi em hebraico significa “amado”. É necessário um amado para derrotar Golias. Somente aquele que sabe que é amado pode derrotar o inimigo.
Somente o senso de que você é amado pode anular a mentira que você foi exilado da presença de Deus e está debaixo da sua ira. Você é amado. Deus entregou na cruz Seu Filho, a coisa mais preciosa do universo, para ter você. Se você tem 300 reais e compra um sapato isso significa que você amou tanto o sapato que deu o dinheiro para tê-lo.
Evidentemente Deus amava a Cristo, mas mesmo assim o entregou para ter você.
Se Deus negar cura a você isso significa que ele ama mais a cura que Seu Filho. Se ele negar a prosperidade significa que ele ama mais a prosperidade que Seu Filho.
Aquele que não poupou seu próprio filho não nos negará coisa alguma. A palavra de Deus diz que Deus nos colocou no amado Cristo Jesus.
Quando ele te olha agora ele vê a perfeição do Senhor Jesus, Deus vê a santidade e a justiça de Cristo.
Leia Efésios 1:6
“Para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado.”
A palavra gratuitamente no grego é “charitoo” e literalmente significa “muito favorecido com grande generosidade”.
Esta palavra só aparece num lugar no Novo Testamento, em Lucas 1:28. O anjo Gabriel diz para Maria: “Alegra-te, muito favorecida!”
No amado nós somos “muito favorecidos”. Se Deus já te amava quando você era inimigo dele, imagine agora que você está no Amado.
Para vencer Golias nós precisamos de Davi, o amado. O amor é definido no Novo Testamento não como o nosso amor a Deus, mas o amor dele por nós. Temos ouvido muitas pregações dizendo que temos de amar a Deus. Mas como podemos fazer isso? Se for apenas um mandamento jamais conseguiremos cumpri-lo.
Ninguém jamais conseguiu cumprir a lei, nem mesmo Davi cumpriu o primeiro mandamento.
Leia I João 4:10
“Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.”
Precisamos ter os olhos abertos para perceber que o ponto central é o amor de Deus por nós e não o nosso amor por ele. Nosso amor por ele será apenas uma resposta do amor que recebemos. Quando entendemos que somos amados, então nós o amamos. O apóstolo João era o discípulo a quem Jesus amava. Ele se identifica dessa forma no seu evangelho.
Na última ceia ele se reclinou no peito do Senhor. Esta era uma forma dele dizer que descansava no amor do Senhor por ele. Pedro representa aqueles que se apoiam em seu próprio amor pelo Senhor e ele rapidamente disse: “por ti darei a própria vida!”
São dois estilos de vida. Dois tipos de crentes. Com qual deles gostaríamos de nos identificar?
Não confiamos em nosso próprio amor pelo Senhor, mas descansamos no amor dele por nós. O nosso próprio amor é lei, mas o amor dele é graça.
No final Pedro, que confiava em seu próprio amor pelo Senhor o traiu vergonhosamente, mas João era o único apóstolo ao pé da cruz.
Cinco pedras
Para finalizar quero falar de mais um elemento desta história de Samuel. Que são as cinco pedras. A Bíblia diz que Davi tomou cinco pedras no seu alforge para derrotar o filisteu. Há cinco verdades importantes que precisamos aprender em Romanos 8.
Primeira pedra
Leia Romanos 8:31
“Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”
Se você creu em Jesus, Deus agora está do seu lado. Deus é por você. Ele luta por você. Ele não muda de lado quando você peca.
Segunda Pedra
Leia Romanos 8:32
“Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?”
A lógica de Deus é muito clara: “se o Pai não negou a você o seu próprio amado Filho, o que mais ele poderia negar a você agora?”
Se o Pai não negou o seu Filho que lhe custou tanto, porque nos negaria agora bênçãos tão pequenas que não lhe custam nada!
Se o Pai nos deu seu único Filho quando nós ainda éramos seus inimigos, imagine o que ele nos dará agora que fomos reconciliados e feitos seus filhos! Somos amigos de Deus.
Terceira pedra
Leia Romanos 8:33
“Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.”
Aquele que nos justifica é Deus, o juiz de todos. Deus é fiel e justo em perdoar os nossos pecados porque eles foram cravados na cruz.
Quarta pedra
Leia Romanos 8:34
“Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.”
Alguns pregam um evangelho do Cristo irado. Mas o Senhor nunca ficou irado com os pecadores ou com os seus discípulos.
Ele ficou apenas com os fariseus, porque eram cheios de justiça própria. Cristo agora iria nos condenar? Claro que não, ele morreu por nós.
Quinta Pedra
Leia Romanos 8:35-39
“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura
poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Muitos crentes vivem debaixo dessa sensação de ter sido exilado da presença de Deus, mas a palavra do Senhor diz enfaticamente que nada pode nos separar do amor de Deus.
Paulo diz que Ele passou por muitas tribulações para nos garantir que não há mais separação. Depois de derrubar Golias Davi cortou sua cabeça e a levou para Jerusalém. Estudioso acredita que esta cabeça foi jogada no lugar onde era usado para colocar os condenados, ou seja o mesmo lugar que o Senhor foi crucificado.
A visão é perfeita, pois ali foi onde o Filho de Davi destruiu Golias (mentira, medo, condenação) e esmagou a sua cabeça na cruz.