A casa do pão.

Escrito em 16/02/2025
.


Leia Rute 1:1-7

 

Na época dos juízes houve fome na terra. Um homem de Belém de Judá, com a mulher e os dois filhos, foi viver por algum tempo nas terras de Moabe. O homem chamava-se Elimeleque, sua mulher Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom. Eram efrateus de Belém de Judá. Chegaram a Moabe, e lá ficaram.

Morreu Elimeleque, marido de Noemi, e ela ficou sozinha, com seus dois filhos. Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute. Depois de terem morado lá por quase dez anos, morreram também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sozinha, sem os seus dois filhos e sem o seu marido. 

 

Quando Noemi soube em Moabe que o Senhor viera em auxílio do seu povo, dando-lhe alimento, decidiu voltar com suas duas noras para a sua terra. Assim, ela, com as duas noras, partiu do lugar onde tinha morado.

 

A Bíblia diz que um homem chamado Elimeleque que vivia em Belém, Belém significa casa do pão. 

Esta família um dia saiu de Belém porque a fome chegou em Belém. 

Ou seja a fome chegou a casa do pão. Agora imagina você levanta de manhã e vai até a padaria e chega para a atendente e pede pão. E ela diz não temos pão. 

Agora o fato de não ter pão na padaria ela não deixa de ser uma padaria. 

Apenas não tem pão no momento. 

Quero aplicar aqui para nosso momento. O fato de você ter uma casa, uma família, uma empresa um ministério, não quer dizer que não terá momento de fome. Não digo que literalmente pode ocorrer mas momentos de escassez e dificuldades. Temos dificuldades na criação de nossos filhos. Temos dificuldades no casamento. 

 

Mas o fato de passarmos por estes momentos não significa de devemos abandonar o lugar, o trabalho a situação que temos para vivermos em um lugar desconhecido ou fugir para uma proposta que não foi Deus que nos chamou para estar. 

Elimeleque saiu da casa do pão porque um dia faltou pão e foi se aventurar em uma lugar que não era seu lugar. 

Lá aconteceu lutas, coisas terríveis como quase toda família dizimada. Sempre quando saímos do propósito podemos perder aquilo que Deus projetou para nós. 

No caso de Elimeleque ele mesmo perdeu a oportunidade de viver o que Deus tinha para ele.

Eu creio na restituição e estamos no ano da restituição. Por isto o senhor esta nos dando esta palavra. 

Para alinharmos novamente a sua vontade que e boa, perfeita e agradável. 

Deus está dizendo que ainda tem tempo de ter o que Deus sonhou para você. 

No caso de Elimeleque ele perdeu para Boaz.

A benção que o Senhor tem para nós deve ser aproveitada. Alguém vai usufruir o que poderia ser nosso. Boaz ficou com a terra de Elimeleque e tudo que era dele. 

Deus na sua Graça ainda trouxe Noemi para que a benção ficasse na sua linhagem. Houve restituição através de Rute. 

Mas ele mesmo não aproveitou. 

 

Leia Rute 4:1-10

Enquanto isso, Boaz subiu à porta da cidade e sentou-se, exatamente quando o resgatador que ele havia mencionado estava passando por ali. Boaz o chamou e disse: “Meu amigo, venha cá e sente-se”. Ele foi e sentou-se. Boaz reuniu dez líderes da cidade e disse: “Sentem-se aqui”. E eles se sentaram. Depois disse ao resgatador: “Noemi, que voltou de Moabe, está vendendo o pedaço de terra que pertencia ao nosso irmão Elimeleque. Pensei que devia apresentar-lhe o assunto, na presença dos líderes do povo, e sugerir-lhe que adquira o terreno. 

Se quiser resgatar esta propriedade, resgate-a. Se não, diga-me, para que eu o saiba. Pois ninguém tem esse direito, a não ser você; e depois eu”.

“Eu a resgatarei”, respondeu ele.

Boaz, porém, lhe disse: “No dia em que você adquirir as terras de Noemi e da moabita Rute, estará adquirindo também a viúva do falecido, para manter o nome dele em sua herança”.

Diante disso, o resgatador respondeu: “Nesse caso não poderei resgatá-la, pois poria em risco a minha propriedade. Resgate-a você mesmo. Eu não poderei fazê-lo!” (Antigamente, em Israel, para que o resgate e a transferência de propriedade fossem válidos, a pessoa tirava a sandália e a dava ao outro. Assim oficializavam os negócios em Israel.)

Quando, pois, o resgatador disse a Boaz: “Adquira-a você mesmo!”, tirou a sandália. Então Boaz anunciou aos líderes e a todo o povo ali presente: “Vocês hoje são testemunhas de que estou adquirindo de Noemi toda a propriedade de Elimeleque, de Quiliom e de Malom. Também estou adquirindo o direito de ter como mulher a moabita Rute, viúva de Malom, para manter o nome do falecido sobre a sua herança e para que o seu nome não desapareça do meio da sua família ou dos registros da cidade. Vocês hoje são testemunhas disso.

 

Boaz resgata as terras e assume a viúva do filho de Elimeleque. A benção de Elimeleque outros estão vivenciando. Mas este não precisa ser o seu destino. Deus enviou o resgatador Jesus Cristo para mudar sua história. 

Não importa por onde você andou ou o que você perdeu. Deus vai trazer restituição e fazer novas todas as coisas. 

Falo para pais aqui que talvez dizem que não tem muito o que oferecer para seus filhos. Mas acredite você não precisa ter nada. Só estar na vontade de Deus e você vira coisas grandes acontecer.