A importância da mesa.

Escrito em 02/02/2025
.


A importância da mesa.

 

Leia 2 Samuel 16:1-4

 

Para você entender o contexto deste texto que lemos, vou contar para vocês uma breve história da família de Saul, esta família foi dizimada quando Saul morreu, veio uma vingança sobre a família de Saul até depois na gestão de Davi. Eles mataram muita gente da família, praticamente a família foi dizimada. Sempre que um rei assumisse um reino era comum acabar com qualquer descendência do antigo rei, pois poderiam querer retomar o poder. Mas ficou neste caso um homem para trás, talvez pelo fato de não apresentar riscos para o atual rei. O nome dele era Mefibosete. Ele era aleijado porque quando ele tinha cinco anos de idade a mãe de leite dele, a babá numa guerra foi correr e quando, ela foi correr o menino caiu e quando o menino caiu as duas perna dele foi quebrada e diante disto ele se tornou aleijado de ambos os pés. Os seus 2 tornozelos foram triturados. 

Para você ver que o problema de Mefibosete começou quando ele ainda era criança. Os traumas de Mefibosete começaram quando ele era criança. O primeiro tombo de Mefibosete ele ainda era criança. 

Primeiro problema dele não foi depois de adulto, ele ainda era uma criança. Agora imagina que ele já cresceu diferente das outras crianças, ele não tinha pai nem mãe e nem parente e agora chamado de aleijado. Para piorar o seu drama foi adotado por uma família de Lo-Debar, uma cidade que você não gostaria de morar lá, veja ele era de família real, filho de um príncipe, mas tinha defeitos físicos. Ele era deficiente ele era aleijado e ele passou a morar de favor na casa de uma família e lá ele ficou durante muitos anos. E apesar de aleijado, mesmo com os pés quebrados, ele constituiu família e casou e teve filhos. Davi já estava à frente de todo o reinado Israel, e um dia Davi está na mesa. Onde ele estava? Na mesa! Na mesa Davi lembra de um pacto que ele fez com seu melhor amigo chamado Jônatas que era o pai de Mefibosete. Esta história se desenrola em 2 Samuel 9.

Naquela mesa farta, linda do palácio o servo mais antigo da casa de Saul e chamado pelo rei, um homem que nesta palavra representa o diabo, ele não e flor que se cheira, um homem muito perverso. Davi chama ele e diz: Ziba eu estou aqui nessa mesa, eu estou me lembrando aqui do meu amigo Jonatas, estou me lembrando aqui que fiz um pacto com ele de cuidar de sua descendência. Será que porventura não existiria algum sobrevivente para que eu pudesse usar com ele de misericórdia. Deixa falar algo que Deus esta falando para alguém aqui. Você teve amigos de infância que já não estão mas aqui, teve crianças na mesma época que você nasceu que quando as mães engravidaram na mesma época da sua mãe, a mãe da outra criança abortou, mas vc está aqui. 

Para muitos aqui nascemos numa época em que crianças da nossa idade morreram de pneumonia, de minijite de outras doenças mas você e eu sobrevivemos, você está vivo depois de uma pandemia que matou milhares de pessoas no mundo. 

Mas você está na mesa da ceia para dar Glória a Deus. Escuta o que Deus esta dizendo: eu estou procurando alguém que sobreviveu, para usar com ele de misericórdia no nosso caso usar de Graça.

Quer experimentar mais uma vez a Graça de Deus nesta noite? Vocês sobreviveram a coisas que outros são sobreviveram. 

 

Eu estou falando com pessoas aqui que o seu problema não começou hoje, eu estou falando com alguém aqui que tem traumas de infância, eu estou pregando para alguém aqui que tem problema de família, que tem lembranças horríveis na mente depois que aconteceu em sua casa. Estou pregando para algumas pessoas aqui que carregam sofrimento desde quando ainda eram criança. Talvez lembra de coisas que não gostaria de lembrar. Mas as boas novas do evangelho tem uma boa notícia para você. Você pode ter morado em Lo-debar, você pode ter sido adotado, você pode ter tido deficiências, você pode ter quebrado as suas pernas neste sentido, talvez você enveredou por um caminho de vicio e de pecado. 

 

Se perdeu no mundo se tornou uma pessoa defeituosa, cheia de manias, cheia de erros, mas duas coisas boas aconteceu. Em primeiro você sobreviveu, segundo o rei lembrou de você. Deus não deixou a morte te pegar, Deus não deixou você descer a sepultura. Deus te guardou para esse dia. 

Deus esta dizendo tem vidas aqui que eu quero usar com Graça.

Mas Ziba aqui, como eu disse, na minha mensagem ele representa o mal, o mal é representado pelo diabo. 

E quando o Rei Davi pergunta se ele sabia se existia alguém sobrevivente da casa de Saul. Olha o que o Ziba disse: Tem um, mas ele é aleijado. Davi não perguntou se era aleijado, Davi perguntou se tinha um sobrevivente. 

Davi não perguntou os defeitos de Mefibosete. 

Davi não perguntou as deficiências. Amados nos temos um acusador agindo contra nós o tempo todo. Este acusador nunca vai te chamar pelo seu nome mas pelos seus pecados, ele sempre vai te chamar pelos seus vícios, pelos seus defeitos. Talvez quando eu disse aqui que tem alguém aqui que Deus quer usar debaixo da e pela sua Graça. 

 

O diabo já soprou em seus ouvidos que não e para você esta mensagem. Afinal você não é tão crente assim, não é bom o suficiente. Não merece. 

Mas saiba amado que mesmo estando em Lo-debar, mesmo sendo aleijado, mesmo sendo defeituoso, mesmo sendo pecador, mesmo sendo cheio de falha. O rei mandou te buscar. 

 

Realmente não tínhamos mérito, não havia nada de importante em nós para que Deus se importasse. Talvez você pense o que havia em você para Deus achar que precisaria de você. Realmente nada de nós mesmo. Mas Ele te buscou porque te ama.

Em uma ocasião o Senhor Jesus falou para os discípulos, entrem na aldeia que está diante de vocês e busca para mim um jumentinho que está amarrado. Eu não entendo de animais, mas pesquisei e descobri que da classe de animal, o jumento é o único que não presta para montar. A mula por sua vez é um animal de fácil monta e aprendia facilmente marchar, os Reis usavam a mula devido a esta facilidade. Existem cavalos de raça que valem fortuna. 

 

Será que o Senhor Jesus não poderia ter escolhido um cavalo de raça, o oriente é o é um dos lugares que tem mais cavalo de raça, ou mesmo poderia escolher uma mula.

Mas o Senhor Jesus mandou buscar um jumento teimoso, que da coice que morde, que é ignorante.

Foi proposital, e para eu e você soubesse que o Senhor gosta das coisas difíceis e que não são, para confundir as que são. 

O nosso Deus pegou eu você. Cheios de manias, ignorante e cheio de falhas e mandou te buscar.

E os discípulos disseram para o Senhor, quando tivermos pegando se alguém perguntar o que devemos falar. Quem aprisiona você sabe que é o diabo. Ele que que amarrou cada um de nós. 

Mas o Senhor esta dizendo ao mundo ao diabo e quem coloca em dúvida o seu chamado: Diga que preciso dele. O Senhor Jesus continua dizendo a mesma coisa. O diabo até pode ter tentado te matar, mas o Senhor Jesus disse: não vai matar porque Eu preciso dele. É a Graça te envolvendo.

Mas vamos voltar para a mesa. 

Davi diz: mande buscar para minha mesa Mefibosete.

Então a carruagem do Rei entra em Lo-debar pegou aquele homem que se arrastava, pobre e leva para a casa do Rei. Logo chegam no Palácio e então Davi o coloca na mesa. E fala para Mifibosete que ele tinha um pacto com o pai dele e aqui vou falar algo, sinto em falar algo aqui: para mães e para os pais que estão aqui. 

Se Deus tiver um pacto com você, os seus filhos não serão esquecidos. 

Se você tem um pacto com Deus seu filho pode estar em Lo-debar agora, pode estar perdido. Mas Deus está cuidando dos seus filhos, cuidando da sua casa.

Volta para cá, Davi fez agora, e é agora que está aqui a cereja do bolo desta mensagem. 

Davi faz duas promessas para Mefibosete. 

A primeira promessa, ele diz: eu fui amigo do seu pai seu pai foi meu melhor amigo e enquanto tu viveres, enquanto eu for rei, você vai comer na minha mesa.

A importância da mesa querido e que na mesa acontece os pactos. E na mesa que tem promessa selada. É no nosso caso com o Sangue do cordeiro. Na mesa há intimidade. Então na mesa tem cura, tem libertação. 

Davi estava dizendo para Mifibosete estou te recebendo como membro da família. Na mesa você e parte com Ele. 

Na mesa também não se vê os pés torto de Mifibosete. Na mesa também o sangue de Jesus te cobre. E muitos cristãos estão vivendo debaixo de acusação pois não tem dado importância a mesa. 

 

A alegria do Senhor Jesus não suas conquistas, ainda que elas importam para Ele, não é o teu extrato bancário, a alegria do Senhor Jesus não é o resultado do seu exame, mas a maior alegria do Senhor Jesus e te vê na mesa. Pois na mesa você esta debaixo das asas do Senhor. E na mesa há intimidade. E gostaria que você desse importância a este momento.

A segunda promessa que Davi faz na mesa e a restituição. Davi promete restituir tudo que tinha sido roubado ou tirado de Mefibosete e o Senhor falou comigo. Neste momento de mesa o Senhor estará fortalecendo a fé muitos para receber a restituição. 

A segunda promessa é financeira. Ele diz tudo o que era do seu avô, e do seu pai. 

 

Todas as terras, todas as propriedades, todo o gado eu te devolvo. Naquele dia ele saiu da terra do esquecimento, da miséria para a mesa e com restituição e prosperidade.

Hoje Deus também te trouxe a esta mesa para dizer isto para você. Chegou o seu tempo. Chegou sua restituição.

Você vai sair da luta para a benção. Do seu Lo-debar para o Palácio. 

Quando o favor chega, da noite pro dia as coisas mudam. Agora preste a atenção porque esta história de Mefibosete não acabou aqui. Houve uma situação que quase ninguém conhece. 

No entanto neste meio tempo Absalão se levanta contra Davi. Davi foi traído nessa época pelo seu filho e também melhor conselheiro, seu melhor amigo. 

E agora profundamente machucado, porque as pessoas que Davi ajudou a vida toda quando Davi fugiu não estava com ele. Você não lembra do Senhor Jesus na Cruz? Ele que curou todo mundo, libertou todo mundo, deu pão para todo mundo, deu peixe para todo mundo, mas quando Ele estava na Cruz todo mundo não estava lá. Quem estava lá nos pés da Cruz era Maria Madalena, a Maria mãe de Jesus, João e uns poucos gatos pingados. Ele fez isto, porque valeria a pena, pois Ele queria estar com você na mesa hoje. 

Estava também agora Davi abandonado pelas pessoas que ele mais ajudou. E estava lá também o tal do Ziba. E a passagem que lemos no início da mensagem. 

E Davi pergunta para ele cadê Mefibosete?

Ele mente dizendo que tinha ficado pois esta era a oportunidade dele retomar o seu reino. Ziba deu a versão dele. Ziba sempre tem uma versão a seu respeito e fica colocando em sua mente o tempo todo. 

E então Davi diz assim: Ziba tudo que dei a Mefibosete que era de Jônatas e do seu Avô Saul eu estou dando para você. Tudo que Mefibosete tinha recebido foi para a mão de Ziba. Nesse processo Mefibosete perdeu tudo que tinha restituído. 

Agora Absalão morre, Joabe dez homens executa Absalão. Agora veja a cena. Davi esta voltando pro Palácio. 

Vou ler o momento desta volta. 

 

Leia 2 Samuel 19:24-30

 

E do Palácio vem vindo se arrastando Mefibosete. 

Ele está barbudo, pés sujos pois estava jejuando por Davi. 

Davi chega com a cara de poucos amigos e diz para Mefibosete porque ele não foi com ele para a batalha. 

Ziba o acusador já tinha dado a sua versão. Mas Deus quer que você responda o que Deus diz a seu respeito. Fique com a versão de que Deus diz de você. 

 

Mifibosete tem então a oportunidade de dar a sua versão. Ele diz: estava ansioso para lhe contar eu queria ter ido, eu planejei mas olha para mim o seu servo e aleijado.

Ziba me enganou. Eu tentei ir, eu tentei me arrastar não deu. Davi então diz para Mefibosete o seguinte: 

Tudo que era seu eu já dei pro Ziba. 

 

A sua benção financeira está perdida, mas porque você contou a sua versão eu vou fazer o seguinte, eu vou partir no meio. Eu vou dar metade para você e vou dar metade pro Ziba. 

A resposta de Mefibosete deve ser a minha e a sua. Mais importante que a restituição e que o senhor esta em casa. Para Mefibosete a mesa e a comunhão. 

Ele fala para Davi. Pode deixar tudo para Ziba. 

E talvez Davi tenha dito: mas você não quer metade das terras? Não quer metade das propriedades? E Mefibosete como quem diz: Não, eu só não quero que o Senhor me tira da mesa. Longe da mesa eu não quero viver. Eu quero tua presença. Eu não tô aqui preocupado com o negócio de propriedade, eu não estou aqui pela restituição, eu não vim aqui pedir pro senhor devolve minha terra. Eu estou feliz pelo seu retorno e só quero sua presença. 

Se o Senhor Jesus fosse olhar as minhas deficiências o último lugar que eu estaria nesta noite seria neste púlpito. Como vou me apegar as coisas desta vida se o Senhor me tirou de Lo-debar e me colocou na mesa. O resto e apenas detalhe.