2025 o ano da Restituição
Existem cinco tipos de ofertas no livro de Levítico, e a quinta é a oferta pela culpa. Existe o holocausto, a oferta pacífica, a oferta de manjares, a oferta pelo pecado e também a oferta pela culpa. O sacrifício na cruz foi único, mas o Espírito Santo precisou de cinco ofertas diferentes para nos descrever a profundidade da redenção.
A oferta pelo pecado é por quem você é; mas a oferta pela culpa era oferecida pelas coisas erradas que as pessoas faziam, pelas suas ações. A oferta pelo pecado é por quem você é; a oferta pela culpa é pelo que você fez.
Leia Levítico 6:1 e 4-6
Quando alguma pessoa pecar, e cometer ofensa contra o SENHOR (...).
Será, pois, que, tendo pecado e ficado culpada, restituirá aquilo que roubou, ou que extorquiu, ou o depósito que lhe foi dado, ou o perdido que achou, ou tudo aquilo sobre que jurou falsamente; e o restituirá por inteiro e ainda a isso acrescentará a quinta parte; àquele a quem pertence, lho dará no dia da sua oferta pela culpa. E, por sua oferta pela culpa, trará, do rebanho, ao SENHOR um carneiro sem defeito, conforme a tua avaliação, para a oferta pela culpa; trá-lo-á ao sacerdote.
Então há sangue, há o sacrifício do carneiro, mas também há cento e vinte por cento a pagar, a devolver a quem foi roubado, ou seja, ao ofendido. Então você vê que a parte ofendida se torna a parte que ganha!
A parte ofendida passou a ser a parte que ganha! Em Êxodo 22 lemos que o ladrão deveria restituir cinco vezes mais.
Leia Êxodo 22:1
Se alguém furtar boi ou ovelha e o abater ou vender, por um boi pagará cinco bois, e quatro ovelhas por uma ovelha.
Então aquele que foi roubado fica muito feliz, vai até a esposa e diz: “Querida, estou tão feliz que um homem roubou a nossa vaca! Agora teremos cinco vacas! Estou tão feliz que ele nos tenha roubado! Portanto, Deus sempre garante que a parte ofendida não seja apenas compensada, mas ultra-compensada! Não apenas restaurada, mas restaurada por mais do que o preço total!
O Senhor restitui o que não roubou
O Salmo 69 é conhecido como um Salmo Messiânico. Existem vários Salmos Messiânicos, e “Messiânico” significa que eles na verdade falam sobre Jesus; mesmo que sejam Salmos de Davi. O rei Davi foi um profeta e muitas vezes é ele quem fala na primeira pessoa nos Salmos Messiânicos. Por exemplo, o Salmo 69 no versículo 4 diz: “São mais que os cabelos de minha cabeça os que, sem razão, me odeiam” Esta citação foi feita no cenáculo em João 15:25 onde está escrito: “Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei:
Odiaram-me sem motivo.” Isto foi tirado diretamente do Salmo 69! Agora vamos ler o Salmos 69, versículo 9 “Pois o zelo da tua casa me consumiu.”
Este versículo foi citado depois que Jesus derrubou as mesas dos cambistas no templo e expulsou aqueles que se aproveitariam dos pobres: “Lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá.” (João 2:17). Novamente no Salmo 69 a segunda parte do verso 9 diz: “as injúrias dos que te ultrajam caem sobre mim.”
Esta passagem é citada pelo apóstolo Paulo em Romanos 15:3 onde ele diz: “Porque também Cristo não se agradou a si mesmo; antes, como está escrito: As injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim.”
Este é um bom versículo para declarar quando você é atacado nas redes sociais, quando é zombado na escola, etc. Seja qual for a situação, você sempre pode declarar:
“Os insultos daqueles que me insultam caíram sobre Jesus!”
E no verso 21 lemos: “Por alimento me deram fel e na minha sede me deram a beber vinagre.” Quando isso aconteceu? Na cruz! Portanto o Salmo 69 é um Salmo messiânico! Quero estabelecer isso em primeiro lugar. Agora vamos voltar ao versículo 4:
Leia Salmos 69:4
São mais que os cabelos de minha cabeça os que, sem razão, me odeiam; são poderosos os meus destruidores, os que com falsos motivos são meus inimigos; por isso, tenho de restituir o que não furtei.
Observe com atenção a última parte do versículo: “Tive que restituir o que não havia furtado”.
Portanto, na cruz, mesmo que tenha sido você quem tenha ofendido, mesmo que tenha sido você quem tenha agido de maneira errada, em vez de pagar, Jesus pagou no seu lugar! E quando você é a parte ofendida, saiba que a parte ofendida recebe do Senhor.
Portanto hoje você não recebe mais a restituição de quem lhe fez mal, mas recebe do Senhor!
O Senhor Jesus restituiu o Pai
O Senhor teve que entregar o que não havia roubado. Por quê? Porque na cruz Ele tomou o lugar do criminoso, Ele tomou o lugar do ladrão, Ele tomou o lugar de quem ofende, Ele tomou o lugar de quem faz o mal! Por isso Ele teve que entregar o que não havia roubado! A oferta pela culpa consiste em duas partes, uma que inclui os seus pecados contra Deus e a outra os seus pecados contra os homens.
Mas Jesus restituiu ambas as partes. Primeiro Ele restituiu tudo o que roubamos de Deus! Roubamos a obediência de Deus, roubamos a Deus o louvor e a adoração devidos a Ele como o Deus Criador do céu e da terra. Nós lhe roubamos a honra, nós lhe roubamos o jardim que Ele nos deu, nós lhe roubamos a alegria que deveríamos ter dado a Ele em não cometer pecado!
Nós O roubamos de todas essas coisas! Deus é a parte ofendida! Jesus devolveu a Deus em seu nome, em meu nome, cento e vinte por cento a mais de louvor e adoração, cento e vinte por cento a mais de obediência, cento e vinte por cento a mais de honra. E Deus agora é glorificado através do que Jesus Cristo fez em nosso favor! É como se nós fizéssemos isso, porque Ele teve que entregar o que não roubou!
Hoje, quando você vem a Deus, Ele se torna a parte que nos beneficia positivamente através da cruz! Quando Ele era o Criador, antes do pecado do homem, tudo era lindo, mas o homem não era Seu filho, o homem não estava à Sua direita.O homem não era uma nova criatura, o homem não estava cheio do Espírito Santo. Mas agora, graças ao que Cristo fez, recebemos muito mais, o homem é uma nova criatura, o homem é filho de Deus, o homem está sentado à direita do Pai! Temos muito mais!
O Senhor hoje restitui aquele que foi defraudado
E quanto à oferta pela culpa pelos seus pecados contra os homens? Depois de ter visto a parte “vertical” (em direção a Deus), examinemos a parte “horizontal” (entre os homens).
Quantos foram injustiçados recentemente? Você foi ferido? Pessoas mentiram para você? Eles roubaram você? Não olhe para aquela pessoa que fez algo ruim com você, não devolva o que ela merece. O que devo fazer? Perdoe porque agora você é candidato a receber cento e vinte por cento de restauração que virá do Senhor!
Algumas pessoas dizem:
“Vamos marchar até as portas do inferno e recuperar tudo o que Satanás roubou de nós!”
Lamento destruir uma doutrina muito comum, mas quando Jesus morreu na cruz, isso não foi um pagamento a Satanás!
Jesus não devia nada a Satanás e Deus não devia nada a Satanás! A cruz é o amor de Deus pagando a justiça de Deus! Sim, há uma batalha.
Satanás ataca, tenta roubar, mas o pagamento não é para ele. O pagamento é para nos tirar do estigma do pecado – o pecado é o problema! Satanás apenas se aproveita de tudo isso. Mas isto não é um pagamento a Satanás! É o amor de Deus que paga o preço da redenção à justiça de Deus. Agora a justiça de Deus não pode puni-lo porque o seu Substituto foi punido pelo pecado.
Portanto, agora não há condenação (Romanos 8:1) porque os nossos pecados foram condenados! Então, quando acontece de você ser a parte lesada, a parte injustiçada, quando você é roubado, quando mentem para você, você é um candidato a receber a restituição! A grande bênção é que não somos apenas os ladrões e ofensores, nós também somos os que foram roubados e ofendidos. Nós podemos receber a restituição de tudo o que nos foi roubado com 20 por cento de acréscimo. Por um lado, como ofensores, Cristo nos representou e pagou a nossa dívida. Mas por outro lado, como ofendidos e roubados, Cristo se apresenta como o restituidor. Assim hoje podemos ser restituídos e restaurados de tudo o que nos foi roubado.
Você está tendo problemas no trabalho, no casamento, nas fianças? Você é um candidato a receber cento e vinte por cento de restituição porque Cristo na cruz restituiu o que não roubou. Você consegue entender que Jesus entregou o que não havia roubado? Toda a transação é sobre Deus. Hoje você pode ter cento e vinte por cento mais promoções, cento e vinte por cento mais favores, cento e vinte por cento mais sabedoria, cento e vinte por cento mais sucesso em sua vida e ministério!
Pedro foi restituído
Pedro pecou contra o Senhor! Ele negou conhecer Jesus amaldiçoando diante de uma empregada (Mateus 26:74). Pedro, porém, foi perdoado e restituído!
Na verdade, de todos os discípulos, Jesus quando ressuscitou deixou uma mensagem através dos anjos no túmulo, quando os discípulos chegaram, dizendo-lhes: “ide, dizei a seus discípulos e a Pedro…” (Marcos 16:7). “E a Pedro”! Seu nome foi mencionado explicitamente.
Tenho certeza de que os outros teriam gostado de ouvir seu nome ser mencionado, mas o nome daquele que mais pecou foi o que foi mencionado! Depois que Jesus ressuscitou dos mortos, duas semanas depois, os discípulos estavam no Mar da Galileia e Jesus preparou o café da manhã para eles. Entre todos os discípulos que ali estavam (agora eram onze), foi a Pedro que Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros” (João 21:15-17). Aquele que mais O decepcionou recebeu a liderança, recebeu o papel de pastor, recebeu a posição de responsabilidade mais do que todos os outros que não cometeram erros.
Bem naquela área onde há pecado, bem ali onde o pecado abunda, a graça superabunda!
No dia de Pentecostes, quem se levantou e pregou? E quantas pessoas foram salvas? Três mil! Quem foi aquele que pregou? Pedro! E três mil pessoas foram salvas! Pedro teve uma restituição de cento e vinte por cento!
Temos a promessa de 120% mas Deus tem algo maior. Ele tem a restituição em dobro
Leia Zacarias 9:11-12
Quanto a ti, Sião, por causa do sangue da tua aliança, tirei os teus cativos da cova em que não havia água. Voltai à fortaleza, ó prisioneiros da esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro.
Tudo o que recebemos hoje é por causa do sangue da Aliança, o sangue de Jesus. O Senhor está restituindo tudo em dobro a você não porque você é bom, mas por causa do sangue de Jesus derramado na cruz. Você tem a promessa de 120 por cento, mas agora temos a promessa de restituição dobrada, algo ainda maior.
Por causa do sangue da aliança nós fomos libertos da prisão do pecado e fomos feitos prisioneiros da esperança. Simplesmente não podemos mais viver sem a expectativa da glória. Sabemos o nosso destino e estamos presos a ele. No passado fomos prisioneiros do desespero. Passávamos noites com insônia virando de um lado para o outro porque estávamos preocupados.
Tínhamos diante de nossos olhos imagens de desesperança e medo. Nesse tempo tentávamos ser otimistas e positivos, mas sempre voltávamos a um lugar escuro de ansiedade e angústia. Naquele tempo éramos prisioneiros do desespero. Mas agora fomos trazidos a um lugar de paz e o Senhor nos diz que somos prisioneiros da esperança.
Por mais que ouvimos más notícias e previsões ruins do futuro, nosso coração insiste em ter esperança, pois o Senhor é a nossa fortaleza. Somente conseguimos ver coisas boas em nosso futuro, pois confiamos nas promessas de Deus. Tudo o que vejo é a bênção e o favor de Deus sendo derramado sobre mim abundantemente. O que você vê no seu futuro ó prisioneiro da esperança?
Eu vejo restituição em dobro. Vejo vitória, sucesso e prosperidade. A promessa do Senhor é que ele nos restituirá em dobro. Se há perdas hoje prepare-se para ser restituído em dobro em 2025. Preste atenção em algo, há certas coisas que não são as pessoas que nos roubam, mas o próprio diabo. Quando isso acontece pode ter certeza de que o Senhor vai te restituir tudo em dobro.
Isso foi o que aconteceu com Jó. Um dos problemas de Jó era conhecer o Senhor de ouvir falar, em outras palavras, o seu conhecimento era de segunda mão. Ele pensava que Deus era o seu problema, mas a verdade é que o Senhor é a nossa resposta.
Leia Jó 42:10
Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.
E o Senhor restituiu a Jó duas vezes mais tudo o que ele havia perdido. Se você pensa que está passando por uma tribulação como a de Jó, então se prepare para a bênção, você será restituído duas vezes mais. Quando o Senhor mudou a sorte de Jó? Enquanto ele orava pelos seus amigos.
Nunca permita a mágoa e o ressentimento no seu coração. Os amigos de Jó erraram com ele, mas a bênção veio junto com o perdão.
Por fim, existe uma restituição diferente também que pode acontecer e esta muito me interessa. Você pode ser restituído até cem vezes mais
Você se lembra da mensagem que diz que quem dá algo ao Senhor recebe cem vezes mais?
O cêntuplo não significa exatamente cem vezes mais, mas Jesus disse isso em Marcos
Leia Marcos 10:29-30
Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.
Observe que o Senhor diz: “por amor de mim e do evangelho”. Isso significa que você não desiste de tudo por um emprego melhor ou por um salário melhor ou qualquer coisa assim, mas você faz isso por Ele! Por amor a Ele você deixa casa, pai, mãe, etc., e Ele diz que você receberá cem vezes mais. Outro ponto aqui no texto é o “evangelho “mencionado aqui é o Evangelho da graça! Não há outro Evangelho! O Evangelho é chamado de Evangelho da graça! Paulo diz em Atos que ele testifica do “evangelho da graça de Deus” (Atos 20:24). Não há outro evangelho! Observe que essa restituição extraordinária não é de algo que alguém roubou de nós ou nos defraudou, mas é a restituição daquilo que nós mesmos demos ao Senhor por amor. Mesmo aquilo que ofertamos será restituído.
O Senhor deixa claro no entanto que a questão é se você está sofrendo por causa do Evangelho da graça e por causa de Jesus.
Porque se fosse apenas “por causa de Jesus”, muitas pessoas que pregam a lei diriam: “Sim, estou sofrendo por causa de Jesus!” porque retratam Jesus como um Salvador que exige respeito pela lei. Mas aqui está escrito “por causa do evangelho”, ou seja, “por causa do evangelho da graça”! Se você está ofertando voluntariamente por amor do evangelho receberá cem vezes mais neste tempo!
O Senhor promete que receberemos o cêntuplo de “casas, irmãos, irmãs, mães, filhos, campos”! Mas também diz que junto coma bênção virá “as perseguições”. O Evangelho da graça sempre traz perseguição. E Finalmente diz: “e, no século vindouro, a vida eterna”.