As bênçãos do terceiro dia
Muitas pessoas não sabem, mas um quarto da Bíblia é profecia. Isso significa que, se não ensinarmos sobre as profecias bíblicas, os cristãos não serão aperfeiçoados ou ficarão despreparados, porque as profecias bíblicas são uma parte importante da Escritura. Devemos falar frequentemente sobre o arrebatamento e a segunda vinda de Cristo.
Precisamos falar sobre essas coisas porque estamos vivendo hoje um tempo mais próximo do arrebatamento. O arrebatamento e a segunda vinda são dois eventos distintos. No arrebatamento, os crentes serão levados repentinamente; mas, na sua volta, o Senhor virá nos ares e todo o olho o verá.
Nosso corpo será revestido de um novo corpo glorificado.
Não assumiremos uma forma etérea e incorpórea como os fantasmas, mas teremos um corpo completamente novo. Nesse novo corpo, nunca mais envelheceremos, nunca mais ficaremos doentes, nunca mais nos sentiremos cansados, nunca mais poderemos no sentir entediados, porque todas essas coisas pertencem ao velho corpo do pecado, e esse corpo não estará mais lá.
Todo aquele que é salvo, em algum momento, será glorificado. Alguns serão arrebatados primeiro, porque são as primícias do Cordeiro. Isso deve acontecer antes da grande tribulação, mas outros somente serão glorificados por ocasião da volta do Senhor nas nuvens. Para participar do arrebatamento, a condição é estar maduro. Só trigo maduro pode ser colhido.
Mas o que é um crente maduro? A Palavra de Deus diz que é aquele que é experiente na palavra da justiça.
Leia Hebreus 5.13-14
“ Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos. “
A palavra da justiça é a revelação da nossa justificação. Será arrebatado aquele que entende que é tudo pela graça de Deus, e não pelas próprias obras de obediência. Nem todos os salvos são maduros pelo simples fato de que desconhecem a palavra da justiça.
O terceiro dia
Leia 2 Pedro 3.3-4
“Tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. “
O que acontecerá nos últimos dias? Virão escarnecedores que dirão: “Onde está a promessa da sua vinda?”
Portanto, um dos maiores sinais de que estamos nos últimos dias é este: haverá pessoas dizendo: “Onde está o arrebatamento? Onde está a vinda de Jesus? Na verdade, desde o dia em que os nossos pais adormeceram, tudo continuou como antes!”
A Bíblia chama essas pessoas de “escarnecedores”.
Leia 2 Pedro 3.8-9
“Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.”
O Senhor diz: “Há uma coisa que não deveis esquecer”. O que é essa coisa? É isto: “para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia”. Mas por que o Senhor está atrasando sua vinda?
Porque “Ele é paciente, não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento”.
O Senhor demora sua vinda porque Ele quer que o mundo inteiro se arrependa! Ele é muito paciente, mas um dia dirá: “Basta” e voltará para nos buscar.
Qual é o princípio: mil anos são como um dia para o Senhor, e um dia é como mil anos.
Isso significa que entramos no terceiro dia. Do ano 1 ao ano 1000, temos o primeiro dia. Do ano 1001 ao ano 2000, temos o segundo dia. A partir de 2001, podemos ter entrado no terceiro dia. O problema é que o nosso calendário começa a partir do nascimento de Jesus, mas e se, aos olhos de Deus, o tempo passou a ser contado a partir do Calvário ou do Pentecostes?
Nesse caso, ainda estaríamos no segundo dia, e 2030 marcaria o início do terceiro dia. Se você pesquisar, verá que o ano de 2030 tem sido colocado como um marco por muitas pessoas e instituições.
O Senhor Jesus voltará no terceiro dia, assim como a sua ressurreição foi no terceiro dia. Lembre-se, porém, de que Ele ressuscitou bem cedo, ou seja no início do dia.
Isso significa que a volta do Senhor está muito próxima.
Existem algumas pérolas escondidas na Bíblia em relação à época em que vivemos, a geração do terceiro dia.
Leia Oseias 6.1-2)
“Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará. Depois de dois dias, nos revigorará; ao terceiro dia, nos levantará, e viveremos diante dele. “
Depois de dois dias, Ele nos dará vida! E o que acontecerá no terceiro dia? Ele “nos levantará e viveremos na sua presença”.
O profeta Oséias disse que, depois de dois dias, Deus nos dará vida novamente!
Vivemos antes ou depois dos dois dias? Depois! E já estamos no terceiro dia. No terceiro dia, viveremos em sua presença, porque seremos arrebatados para estar em pé diante d’Ele no trono.
Nós somos a geração do terceiro dia! Grandes coisas acontecerão no terceiro dia! Vou lhe contar rapidamente algumas delas através da Bíblia.
O terceiro dia será um tempo de providência
O terceiro dia está escondido na Bíblia pelo Espírito Santo, você deve saber reconhecê-lo. Deus gosta de esconder as coisas e gosta que seus filhos as procurem!
Leia Genesis 22.2 e 4
“Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei. Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe.”
O terceiro dia é um dia de providência, porque no terceiro dia Deus se revelou a Abraão como “Jeová Jireh”.
Ele se revelou como o Deus que provê todas as necessidades!
Em outras palavras, nesta era, espere plena providência em todas as áreas da sua vida! É hora de algo novo! O terceiro dia é um dia de “Jeová Jireh”, o dia em que Deus se revela como Aquele que provê todas as suas necessidades! Todas as bênçãos do terceiro dia poderiam ser recebidas mesmo antes do ano 2000. Mas há algo especial quando chega a hora certa que torna mais fácil recebê-las.
O terceiro dia será um dia de saúde e longevidade
A Bíblia diz que o rei Ezequias teve uma doença e estava prestes a morrer (2 Rs 20). Deus enviou-lhe um profeta para dizer: “Ezequias, você está prestes a morrer.
Coloque sua casa em ordem, arrume suas coisas e da sua família”. O profeta Isaías, depois de dar essa mensagem ao rei, partiu. Então, o rei chorou diante de Deus e disse: “Deus, eu não quero morrer. Por favor, salve-me!” Ezequias disse: “Deus, tenho andado diante de ti com um coração inteiro”. Ele não disse que tinha agido bem, mas que tinha um “coração correto” para com Deus.
O profeta estava prestes a sair, mas Deus o impediu e foi isto que ele fez:
Leia 2 Reis 20.4-5
“Antes que Isaías tivesse saído da parte central da cidade, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: Volta e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que eu te curarei; ao terceiro dia, subirás à Casa do SENHOR.”
Isso mostra que uma profecia pode ser mudada, porque o coração de Deus é muito doce! Você pode mudar o seu destino, porque existe um Deus bom com quem você pode conversar!
Deus disse: “Eis que eu te curarei; ao terceiro dia, subirás à Casa do SENHOR”. Quando? No terceiro dia!
Quanto mais você estiver na casa de Deus, quanto mais você for ao terceiro dia, mais Deus acrescentará anos à sua vida e vida aos seus anos! Coisas maravilhosas acontecerão no terceiro dia a todos os verdadeiros crentes.
O terceiro dia é um dia de saúde e longevidade!
Observe que, no terceiro dia, você deverá subir à casa do Senhor. Agora você está aqui na casa do Senhor! É aqui que coisas boas acontecem! Quando você adora a Deus, Ele acrescenta anos à sua vida!
Você está andando num caminho novo e vivo. No Antigo Testamento, aproximar-se de Deus era letal; no Novo Testamento, aproximar-se de Deus é um caminho novo e vivo.
Quanto mais perto você chega, mais você vive; quanto mais perto você fica, mais saudável você se torna; quanto mais perto você se aproxima, mais vida você tem!
O terceiro dia é um dia de favor
Vamos lembrar da história de Ester. Havia um rei chamado Assuero.
Naquela época, o povo de Israel, por causa do seu pecado, havia sido levado cativo para a Babilônia. Depois, a Babilônia foi substituída por outro reino, a Pérsia, que é hoje o Irã, mas, quarenta anos atrás, ainda se chamava Pérsia. A esposa do rei se rebelou contra ele e por isso ele a mandou embora.
Ficando sem esposa, o rei realizou um “concurso de beleza” no reino para todas as mulheres virgens e bonitas. Mordecai, tio de Ester, disse-lhe que ela deveria participar, e ela participou mesmo não sendo persa de nascimento; na verdade, ela era uma imigrante judia. Nesse “concurso de beleza”, a Bíblia nos diz que Deus concedeu tanto favor a Ester que ela foi escolhida para ser rainha.
Sem o conhecimento do rei, havia um homem, um oficial de alto escalão na sua corte, chamado Haman, que odiava os judeus, era um antissemita (a história do antissemitismo já se arrasta há anos).
Hama conseguiu que o rei assinasse com o seu selo um decreto cujas consequências o rei não conhecia porque não sabia que a nova rainha era judia.
Então, o rei assinou um decreto que, em um determinado dia, todos os judeus deveriam ser mortos, porque esse homem perverso, Hamã, disse ao rei que o povo judeu era um povo mau, que queria destruir os interesses do rei. Assim, para preservar seus interesses, o rei teria que aniquilar os judeus. Assuero, sem pensar, assinou esse decreto, que, uma vez selado, era irreversível.
Então, o tio de Ester veio até ela e disse: “Você precisa falar com o rei!” Naquela época, existia uma regra: se o rei não chamasse a rainha, ela não poderia ir até ele (era uma regra persa), e se fosse sem ser chamada por ele, a sentença era a morte. Ester fez exatamente isto: mesmo não tendo sido chamada pelo rei, ela apareceu diante dele. Você sabe quando isso aconteceu? No terceiro dia!
Leia Ester 5.1-2
“Ao terceiro dia, Ester se aprontou com seus trajes reais e se pôs no pátio interior da casa do rei, defronte da residência do rei; o rei estava assentado no seu trono real fronteiro à porta da residência. Quando o rei viu a rainha Ester parada no pátio, alcançou ela favor perante ele. “
Ela ganhou o favor do rei! O terceiro dia é um dia de favor para a igreja! Ester é uma figura da igreja. Ester é uma figura da noiva de Cristo. O terceiro dia é um dia de favor.
Isso acontecerá nos últimos dias, por quê? Por que somos bons? Não! Porque o favor de Deus em nossa vida é bom! O terceiro dia é um dia de favor, não um dia de labuta!
E não será apenas para algumas pessoas aqui e ali, mas será em grande escala! Haverá grande favor para todos nós no terceiro dia!
Não sou contra o trabalho duro, mas confie no favor! Não sou contra estudar bastante e ter títulos, mas confie no favor. Você veio de uma família pobre, mas você ainda consegue ter sucesso por causa do favor de Deus em sua vida!
Você nem mesmo tem uma boa aparência, mas o que estou lhe dizendo é que você não precisa confiar nessas coisas, confie no favor de Deus! O dia do favor chegou, é o terceiro dia! E você vai experimentar isso! Não apenas uma pessoa, mas todos vocês experimentarão isso. Igreja, é o dia do favor de Deus! Grande favor estará sobre todos nós em grande escala!
O terceiro dia é um dia de libertação
Aprendemos essa lição com o profeta Jonas. Deus lhe disse: “Jonas, vá para Nínive”. E Jonas respondeu: “Não, eu irei por ali!” Jonas não queria ir para a cidade de Nínive porque as pessoas que viviam lá eram conhecidas por torturar e matar os judeus, então ele odiava os ninivitas. Mas Deus queria poupar aquela cidade. O coração de Deus está cheio de doçura e compaixão, Deus amou o povo de Nínive e quis dar-lhes uma oportunidade. Deus queria enviar o profeta Jonas para Nínive, mas ele recusou e foi para outro lugar. Que grande erro! Na verdade, a Bíblia diz que, sempre que você se afasta de Deus, você cai.
A Bíblia diz que Jonas “desceu até Jope” (moderna Jaffa em Israel); de Jope, foi ainda mais longe, porque entrou num barco; e, do barco, desceu para o mar; do mar, desceu ainda mais, porque acabou na barriga de um peixe! Quanto tempo ele ficou na barriga do peixe?
Leia Jonas 1.17 e 2.1
“Deparou o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe. Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao SENHOR, seu Deus.”
No terceiro dia, houve libertação para Jonas! O terceiro dia é uma figura de libertação.
Às vezes, você se sente como se estivesse no meio da escuridão, você se vira para todos os lados e vê tudo escuro, você se sente preso em determinada situação, mas prepare-se: no terceiro dia, você verá a luz! O terceiro dia é o dia da sua libertação!
No terceiro dia, entraremos na herança
Leia Josué 1.10-11
“Então, deu ordem Josué aos príncipes do povo, dizendo: Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque, dentro de três dias, passareis este Jordão, para que entreis na terra que vos dá o SENHOR, vosso Deus, para a possuirdes. “
Observe o que Josué disse: “Dentro de três dias, vocês cruzarão este Jordão”. No terceiro dia, eles cruzaram o rio Jordão. Durante quarenta anos, os filhos de Israel vagaram pelo deserto e não entraram na terra prometida por Deus. Deus lhes havia prometido a terra que mana leite e mel. O Senhor queria que eles vagassem por quarenta anos? Não! Eles se recusaram a crer em Deus! Eles poderiam ter entrado antes, mas os israelitas se recusaram a acreditar na bondade de Deus, e por causa disso vagaram durante quarenta anos. Lamentavelmente, a igreja de Jesus Cristo não desfruta de tudo pelo que Jesus morreu na cruz e que nos deu há dois mil anos! Mas, no terceiro dia, cruzaremos o Jordão e entraremos na terra prometida!
Esta é a geração do terceiro dia! Você está prestes a entrar na sua terra prometida que mana leite e mel! A igreja de Jesus Cristo está prestes a tomar posse de tudo o que Ele conquistou na cruz. Isso inclui a salvação em todas as suas formas: a cura, a prosperidade, as bênçãos do casamento, as bênçãos financeiras, os avanços, a intimidade com Deus, os dons do Espírito.
Estaremos na terra prometida no terceiro dia!
Quero concluir dizendo que, no terceiro dia, Jesus ressuscitou dos mortos. E você sabe o que acontecerá com o corpo de Cristo? Deus sempre trabalha de acordo com padrões, modelos; Deus sempre repete os padrões. Se você conhece a Bíblia, ao examinar o que está escrito nela, poderá entender o que acontecerá.
Assim como Jesus ressuscitou dos mortos no terceiro dia, o corpo de Cristo será arrebatado no terceiro dia!
Em que ponto do terceiro dia Jesus ressuscitou? Manhã? Tarde? Noite? Ele não ressuscitou de manhã cedo. Lucas 24.1 diz que, “no primeiro dia da semana, alta madrugada”. Portanto, não foi de manhã cedo, mas na “bem alta madrugada”.
Bem cedo, pela manhã, as mulheres foram ao túmulo e não encontraram o corpo, porque Ele já havia ressuscitado. Tenho pregado que o terceiro dia começou em 2001, mas hoje tenho pensado que o marco mais importante não foi o nascimento, mas a morte e a ressureição do Senhor. Sendo assim, o terceiro dia começaria em 2030.
Prepare-se! Não estou marcando datas, apenas dizendo para você prestar atenção nos sinais. Não sei quando isso vai acontecer, pode ser este ano, pode ser no próximo ano, pode ser daqui a alguns anos, mas não demorará muito! Acredito que não passarão muitos anos porque não é apenas de manhã cedo, mas é “alta madrugada”!
Resumindo, coisas boas nos acontecerão nestes anos! E eu creio que vivemos em ciclos e estamos prestes a entrar em mais um ano. Então prepare-se, igreja! Esta é a hora e vocês são esta geração!