A salvação e a recompensa
O Senhor disse que, nesta dispensação, não podemos dizer: “O reino está aqui ou ali”, porque o reino está dentro de nós. E como entramos no reino? Pelo novo nascimento. No futuro, teremos a manifestação visível do reino, que acontecerá na volta do Senhor.
Quando Ele voltar, estabelecerá o seu reino em Jerusalém e reinará por mil anos. Esse será o tempo em que receberemos o galardão. O galardão não é para a eternidade, é para a próxima dispensação, também chamada de milênio ou reino.
Galardão é algo muito pouco falado nas igrejas, porém muito importante no Novo Testamento.
E hoje quero explicar a diferença entre a recompensa do reino e a vida eterna. Uma coisa é a salvação, e outra, o galardão.
Primeiro a salvação, depois a recompensa do reino
Leia Efésios 2:8
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras.
Somos salvos por causa do dom gratuito de Deus. Deus nos deu pela sua graça. Por causa disso, fomos salvos. A recompensa, por outro lado, diz respeito ao nosso relacionamento com Deus depois que somos salvos.
Se alguém crê no Senhor Jesus como Salvador e o aceita, então ele é salvo. Depois que é salvo, essa pessoa imediatamente entra numa pista onde agora vai correr uma carreira para que, no fim, possa receber a recompensa.
Portanto, um crente é salvo pela graça do Senhor Jesus. Mas depois de ser salvo por Cristo, ele deve agora manifestar as obras do Senhor pelo Espírito Santo.
Se ele fizer isso, no fim de sua carreira, obterá a recompensa de Deus. A salvação é o primeiro passo da sua jornada cristã, e a recompensa será o último, pois ela é aquilo que você recebe no fim da corrida.
Quando alguém recebe a Cristo, ele recebe o presente, o dom gratuito. Já a recompensa virá apenas quando ele seguir ao Senhor. A Palavra de Deus diz claramente que a salvação é o dom gratuito, recebido pela fé.
A recompensa, por outro lado, depende das obras, se você é fiel ou não. O dom gratuito é oferecido a todos os homens, mas a recompensa é oferecida somente para aquele que nasceu de novo.
O grande engano é pensar que a salvação é o único passo e que não há mais nada na jornada do cristão além de ser salvo. A salvação é somente a porta de entrada.
Depois que você entra, deve agora lutar para receber o prêmio. Paulo diz que é o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp 3.14). A soberana vocação é o chamado para ser rei. Isso é um prêmio, uma recompensa.
Infelizmente, muitos pensam que galardão e salvação são a mesma coisa. Imaginam que, uma vez que alguém é salvo, ele não precisa mais se preocupar com suas obras.
Entretanto, receber a salvação e praticar as boas obras são aspectos diferentes da caminhada cristã. Uma parte é a salvação dada por Deus, e a outra é a recompensa do reino, a glória que teremos no reino milenar, a próxima dispensação que acontecerá aqui na terra.
Ser salvo, portanto, não tem nada a ver com as obras que fazemos. Você nunca será salvo por obras. Precisa simplesmente crer no Senhor Jesus.
Se você crê, você é salvo. Depois de receber a salvação, você precisa começar a sua carreira a fim de receber a recompensa.
Se o crente for fiel, ele receberá a recompensa, mas se não for, vai perdê-la. Então, no que se refere à salvação, as boas obras são inúteis. Você não pode realizar obra nenhuma para merecer a salvação.
O homem não pode ser salvo pelas suas próprias obras.
Mas depois que ele é salvo, as obras são necessárias para se obter a recompensa. Sem obras, não há galardão. Repito: as boas obras são inúteis quando se trata de salvação.
Deus nunca permitirá que alguém seja salvo pela sua própria obra, assim como nunca permitirá que alguém seja recompensado sem as obras. A salvação está relacionada a ter ou não o Filho de Deus.
Se você tem o Filho, tem a vida, mas se não tem o Filho, não tem a vida. É isso que determina a questão da salvação ou perdição. Agora, o que vai determinar se você terá uma recompensa no reino é ter obras ou não diante de Deus. Vamos receber a recompensa na próxima dispensação, a do reino. O reino será o milênio.
A salvação não é o fim, é só o começo. O novo nascimento é o início.
Quando a pessoa nasce de novo, ela está começando uma jornada. A salvação é o primeiro passo. Depois que somos salvos, temos que correr a corrida, perseguir o alvo, a recompensa colocada diante de nós.
Nossas obras serão julgadas
Quando você é um crente cheio do Espírito, esse mesmo Espírito fluirá através de você, e o resultado dessa atuação são as boas obras.
Em 1 Coríntios 3, Paulo trata de um assunto muito importante. Vamos ler o que está escrito a partir do versículo 10:
Leia 1 Coríntios 3.10-14
Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão.
O apóstolo está usando aqui uma alegoria para a edificação da igreja. Ele diz que, nessa edificação, há muitos trabalhadores. Todos nós deveríamos estar envolvidos nessa obra. Paulo alerta sobre qual fundamento devemos colocar nossa obra de edificação ao declarar que ninguém pode lançar outro alicerce que não seja Jesus Cristo.
Se alguém estiver edificando sobre outro fundamento, podemos afirmar que tal obra não é de Deus.
Paulo diz que podemos edificar com ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno e palha, ou seja, pode-se edificar com diferentes materiais a partir do fundamento.Todavia, o versículo 13 afirma que “manifesta se tornará a obra de cada um, pois o Dia a demonstrará”.
Que dia é esse? O dia do tribunal de Cristo, “porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um, o próprio fogo o provará” (v. 13). “Se permanecer a obra de alguém...” (v. 14). Observe o que Paulo está dizendo. Se sua obra permanecer quando for julgada, avaliada e checada pelo fogo de Deus, você receberá o galardão.
Então, o texto é muito claro ao afirmar que seremos recompensados se nossas obras forem aprovadas diante do julgamento de Deus.
Portanto, devemos entender que há crente que edifica com ouro, prata e pedras preciosas. O fogo testará essas obras. Ele as danificará? Não, pois tanto o ouro como a prata ficam mais puros com o fogo, e o diamante é imune a ele.
Essa pessoa edificou sobre o fundamento certo e ganhará o galardão. Entretanto, aquele que edificou com madeira, palha e feno verá que o fogo fará tudo desaparecer. Há ainda uma terceira categoria: o que não fez nada. Ele não tem ouro, mas também não tem madeira, prata, diamante ou feno. Ele não fez nada. Essa terceira situação representa as pessoas que simplesmente não têm obras diante de Deus.
Isso é muito sério. No verso 17, Paulo coloca outro tipo que não está edificando, mas destruindo a obra de Deus. Ele diz que “se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado” (1 Co 3.17). O santuário é o que foi edificado sobre o fundamento.
As obras são fruto de fé
A Bíblia distingue muito claramente salvação de galardão. Ela nunca confunde esses dois conceitos. Sem fé, o homem não pode ser salvo; sem as obras, ele não pode ser recompensado. Evidentemente, essas obras precisam resistir diante do trono do julgamento, mencionado em 2 Coríntios 5.10. Esse texto declara que compareceremos perante o tribunal de Cristo, e então nossas obras serão checadas.
Se suas obras forem aprovadas, você receberá a recompensa. Haverá um julgamento para os crentes, mas esse julgamento não é igual ao julgamento dos ímpios, os quais serão julgados diante do grande trono branco. O julgamento dos ímpios é um julgamento para condenação.
Por outro lado, os crentes não são mais julgados para a condenação, mas para receber ou não a recompensa (2 Co 5.10).
Leia 2 Coríntios 5:10
Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito no corpo, ou o bem, ou o mal.
Ser salvo é diferente de receber a recompensa. A salvação se relaciona com a vida eterna, e o galardão será distribuído pelo Senhor por ocasião de sua vinda (Mt 16.27).
Ele será dado somente àqueles servos que forem encontrados fiéis, foram salvos pela graça mediante a fé e também manifestaram obras. Em outras palavras, a recompensa depende de você ter ou não boas obras diante de Deus.
Há uma ilustração que sempre gosto de citar para esclarecer esse ensino. Imagine que sou um homem muito rico, dono de uma escola, e você é uma pessoa ignorante, pobre, mas com muita fome de aprender.
Então, eu me proponho a pagar seus estudos e de todos os que queiram. Tudo pago: matrícula, mensalidade, material didático, refeições. Tudo. Você aceita meu convite e entra na escola.
O Senhor Jesus era esse homem muito rico e Ele pagou para você entrar na escola da vida cristã. A matrícula é a salvação, já foi paga; as mensalidades estavam incluídas.
Foi tudo pago na matrícula.
Contudo, agora que você está na escola, para receber o diploma no fim, você tem que estudar e ser aprovado nas provas. Se você for aprovado no exame, receberá o diploma. A matrícula e a escola são de graça, mas o diploma é um privilégio que pertence somente àquele que estudou. A salvação é essa matrícula. Por meio dela, entramos na escola de Deus.
O diploma é o reino, a recompensa, que só pertence a quem for aprovado. A qualificação para obter o diploma é simplesmente passar na prova. Em nossa vida, passamos por provas continuamente, e tenha certeza de que, no fim do processo, haverá uma avaliação. Se você for aprovado, receberá o diploma como servo bom e fiel.
Você não vai ser expulso da escola porque se saiu mal na prova, só não receberá o prêmio. Ninguém perderá a salvação porque não teve boas obras. A salvação é por meio de Cristo. Pelo sangue do Cordeiro, você já foi lavado, perdoado, justificado. O alvo do pecador deve ser a salvação; mas depois que é salvo, seu alvo deve ser o prêmio, a recompensa, o diploma final do curso.
É preciso completar a corrida
A verdade bíblica é que “a palavra está perto de ti, na tua boca” (Rm 8.10). Em outras palavras, ser salvo é muito simples, pois basta crer com o coração e com a boca confessar que Jesus ressuscitou dentre os mortos e invocar o nome do Senhor. Conseguir a recompensa, porém, é um pouco mais complexo. Por que é mais complicado?
Porque envolve uma corrida, todo um trajeto, que precisa ser percorrido. Só receberá o prêmio quem terminar a corrida. Há pessoas que começam mal, mas terminam bem. Trata-se, portanto, de uma corrida na qual é mais importante terminar bem. Vamos encerrar lendo 1 Coríntios 9, a partir do versículo 24:
Leia 1 Coríntios 9.24-27
Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
Eu usei a ilustração da escola, mas Paulo usa a da corrida. Ele está ensinando que, ao receber a salvação, você é colocado no estádio para iniciar sua corrida. E Paulo prossegue, afirmando que se deve correr de tal forma que alcance o prêmio.
No versículo 25, ele diz: “Todo atleta em tudo se domina”. Isso significa que, na vida do crente, ele terá que se disciplinar, ou seja, não fazer o que o corpo quer e ter uma postura séria de um atleta, que se domina para ganhar uma coroa corruptível. Nós, porém, estamos em busca de uma coroa incorruptível. O apóstolo exorta: “Correi de tal maneira que alcanceis” (v. 24). Alcanceis o quê?
A coroa incorruptível.
Ele continua: “Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar” (v. 26). Paulo diz que ele próprio está nessa corrida, mas não sem meta, ele quer o prêmio, e luta não como desferindo golpes no ar. No versículo 27, ele declara: “Mas eu esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão”. É isso que todo bom atleta faz. Todo atleta esmurra o corpo. Para quê? Para ser salvo?
Não, para receber o prêmio: “Para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”. O que significa “ser desqualificado” aqui no contexto? Paulo está falando que todos, na verdade, correm, mas nem todos poderão alcançar o prêmio, porque não são bons atletas. Então, ele afirma: “Eu esmurro o meu corpo”. Para quê? Para ser um bom atleta e conseguir alcançar o prêmio.
Em outras palavras Ele diz: “Eu quero receber o prêmio”. Mas há pessoas que leem isso e dizem: “Vejam! Paulo tinha medo de perder a salvação”. Paulo não está falando de salvação aqui, está falando de prêmio. A salvação não é um prêmio. É muito importante compreender essa diferença. Uma coisa é ser salvo, outra coisa é receber a recompensa.
Quem recebe a recompensa é o vencedor da corrida, mas lembre-se de que não estamos aqui competindo uns com os outros. Você não é vencedor em relação aos outros participantes da corrida. Todos os que chegam ao fim são vencedores. Por isso, chamamos isso de a visão dos vencedores. A recompensa depende de termos obras diante de Deus, mas também está relacionada com o crescimento.
Gálatas 4.1 diz que, “durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere do escravo”. Ainda que seja herdeiro, vive como escravo. São filhos, mas ainda não há diferença entre ele e o escravo. São donos de tudo, mas vivem como se nada fosse deles. Então, o vencedor é aquele crente que entra na experiência da herança.
Ser vencedor é também uma questão de maturidade.
Crentes vencedores crescem; derrotados são anões velhos, que não crescem. Vencedores são espirituais; derrotados são carnais. Lembre-se: a salvação é uma questão de fé, de receber a Cristo, mas a recompensa do reino é uma questão de Cristo se manifestar em você.