Ore intensamente diante de Deus
Quero compartilhar com você algo surpreendente a respeito da oração. Muitos de nós temos um conceito equivocado de como deve ser uma oração intensa e poderosa. Normalmente associamos a oração intensa ao volume da nossa voz, as lágrimas ou até mesmo os sentimentos que temos quando estamos orando. Mas em Tiago vemos como é a oração que Deus considera intensa.
Leia Tiago 5:17-18
Elias era um homem que tinha a mesma natureza que nós, sujeito às mesmas fraquezas. O fato de a Bíblia mencionar isso, é para incentivar todos nós a continuar orando e não esmorecer com as acusações do diabo.
Em outras palavras, não pense em Elias como um homem extraordinário. Ele tinha suas fraquezas e falhas.
Ele era como nós. Mesmo
sendo um dos principais profetas do antigo testamento, Elias era um homem propenso ao desânimo também. Elias alcançou o seu maior feito quando o fogo de Deus caiu sobre o sacrifício.
Enquanto todos os profetas de Baal foram incapazes de fazer o fogo do céu descer.
A Bíblia relata que a nação inteira de Israel se rebelou por muitos anos adorando Baal, mas no instante quando Deus enviou fogo, toda a nação caiu em si e gritou O Senhor é Deus.
Os israelitas se arrependeram e todos os profetas de Baal foram mortos.
E naquele mesmo dia caiu chuva depois de três anos e meio de seca.
No entanto, no dia seguinte quando Jezabel ficou sabendo da morte de seus profetas, ela ameaçou matar Elias, e então ele ficou com medo e fugiu. Esses profetas malignos foram mortos no riacho de Quisom.
Agora este homem que havia feito cair fogo do céu, ficou desanimado e fugiu.
Jezabel era uma mulher má, esposa do rei Acabe que a bíblia chama de o mais ímpio de todos os reis de Israel.
Acabe já era maligno, mas casando com Jezabel tornou-se ainda pior.
A oração intensa
Tiago diz que Elias era um homem semelhante a nós e depois acrescenta que ele orou intensamente, ou seja fervorosamente para que não chovesse. Elias orou fervorosamente para que não chovesse e não choveu durante três anos e meio. Qual era o segredo desta oração intensa? Você não esta curioso em sabe?
Observe que depois ele orou novamente, mas desta vez não diz que ele orou intensamente, ele apenas orou, e dessa vez o céu mandou chuva e a Terra produziu seus frutos.
Vamos ver esta oração intensa que ele fez lá na história dele em 1 Reis.
Leia 1 Reis 17:1
Observe que aqui não tem “oração”, ao menos, uma oração segundo nossos padrões. Aqui diz que ele não fez nada além de declarar. E olha a declaração: “nem orvalho nem chuva haverá nesses anos segundo a minha palavra”.
A nação então ficou sem ver chuva por três anos e meio.
A Bíblia diz então que quando o povo se arrependeu no dia que Deus mandou fogo no monte Carmelo, no mesmo dia, Elias voltou a orar e então choveu.
E como ele orou dessa vez para que a chuva viesse?
Ele sabia que o povo havia se arrependido, então se curvou na Terra, meteu o rosto entre os joelhos e orou pedindo chuva.
Leia 1 Reis 18:41-42
Agora eu quero que você reflita comigo aqui. Pois segundo o nosso conceito natural, qual foi a oração mais intensa? Seja sincero. Seria declarar algo para acontecer ou dobrar os joelhos em oração e orar por sete vezes para que Deus mande chuva? Vamos ver lá na história novamente?
Leia 1 Reis 18:43
Sete vezes Elias orou encurvado no chão com o rosto entre os joelhos dizendo ao seu servo que fosse ver se havia nuvens.
Cada vez que Elias orava o servo ia ver se tinha sinal de chuva e ele por seis vezes voltou dizendo que nenhuma nuvem podia ser vista.
E Elias volta a orar pela sétima vezes. A maioria de nós diríamos que essa é uma oração intensa. Afinal foi uma oração suada. Mas para a palavra de Deus, esta foi uma oração simples, não teve destaque. Aos olhos de Deus a declaração de Elias para não chover é que foi uma oração intensa. Para nós a oração ideal seria aquela que Elias se jogou no chão, que colocou a cabeça entre os joelhos.
Para nós a oração mais simples é a declaração que ele apenas declarou, afinal nem parece oração. Vejo muitos “pastores dá internet” falando besteira sobre declaração. Interessante você não acha?
Para Deus a declaração de fé de Elias e uma oração de fé e intensa. Quando você ora em desespero clamando a Deus, talvez para o homem é uma oração intensa, mas para Deus é apenas uma oração. Mas quando você em vez disso, fala com fé, quando você declara com fé sobre situações é que Deus chama essa oração de intensa.
Não precisa ser uma oração longa. Interessante também que você não vai encontrar Jesus em nenhum momento repreendendo as pessoas por orações curtas, mas você vai encontrar Jesus repreendendo os fariseus porque eles faziam orações longas e com vãs repetições.
Leia Mateus 6:7-8
A questão é que não se trata de falar muito, nem de usar repetições inúteis.
O Senhor Jesus está nos dizendo que não importa quantas vezes você diga ou repita numa oração, mas o que verdadeiramente importa é que você deva conhecer Aquele com quem você está falando.
Conhecer e crer naquele para quem tudo é possível, e que sabe do que você precisa até mesmo antes de pedir. No milagre da multiplicação dos pães e peixes, Jesus olhou para o céu para declarar que a Sua fé estava no Seu Pai, e então deu graças.
Essa foi a Sua intensa oração. Com o coração de quem sabe que já possui o milagre que precisa, deu graças ao Pai pelos cinco pães e dois peixinhos.
E quanto a ressurreição dos mortos. Lázaro certamente foi um dos maiores milagres do Senhor. Ressuscitou um homem que estava morto há 4 dias, mas veja a oração que o Senhor Jesus faz.
Leia João 11:41-43
Sua oração na verdade foi um comando, e olha que o Senhor Jesus teve que especificar o nome de Lázaro, porque havia muitos outros mortos naquela área, e se o Senhor Jesus apenas tivesse dado uma ordem generalizada, haveria muitos mortos que teriam sido ressuscitados. Aqui nós vemos o poder de uma ordem. E foi isso também que Elias fez, ele ordenou e não choveu mais. Pelo poder da sua declaração.
Então o que é uma oração intensa?
Oração intensa é uma oração de comando, uma oração de proclamação de fé. Alguns constantemente pedem ao Pai para Ele fazer coisas que já são da vontade dEle, e por que elas não vêem essas orações respondidas imediatamente, ou a manifestação não acontece imediatamente, começam a pensar que talvez seu Pai não quer que eles tenham essas coisas.
Devemos perceber que estamos numa guerra espiritual, existem forças, inimigos espirituais que não querem nos ver abençoados, eles querem bloquear as bênçãos de Deus e impedir sua riqueza de manifestar nossas vidas. Portanto o seu problema não é Deus. O seu Pai está do seu lado. Ele é por você. O seu problema também não é você, talvez você diga eu não tenho forças, a minha oração é fraca. Saiba que Elias era como nós. Então você também não é o problema. O seu problema é o diabo. Por isso que você precisa falar em fé sobre as resistências, sobre as enfermidades e suas crises.
Havia uma mulher que queria ter muito um filho, mas por muito tempo não conseguia conceber, e a bíblia diz que um dia ela estava no templo, no tabernáculo de Siló, local onde o tabernáculo foi montado pela primeira vez na Terra de Israel. Ali a Bíblia diz que ela orou em seu coração movendo apenas os lábios, aparentemente não foi uma oração intensa, não foi uma oração gritada.
Ela orou em seu coração movendo os lábios, aparentemente não tinha nada de intensidade que o sumo sacerdote da época, pensou que ela estava bêbada porque não conseguia ouvir a sua voz, mas apenas via os seus lábios se movendo. E então ele repreende ela dizendo: “até quando estarás tu embriagada, aparta de ti esse vinho.”
Porém Ana respondeu: “não senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito, não bebi nem vinho, nem bebida forte, porém venho derramando a minha alma perante o senhor,”
Deus ouviu a oração de Ana e Samuel nasceu. Sua oração não pôde ser ouvida, mas em seu coração foi uma oração poderosa. Não importa o quanto alto, ou baixo você ore, o importante é para quem você está orando. Importante é a fé que você está lançando sobre Aquele que você está orando. Quer seja em silêncio, ou quer seja em poucas palavras, quer seja declarando ou em um gesto de gratidão.
A fé do seu coração é uma oração intensa.
A oração que aumenta a fé
Aqui então pode surgir uma sugestão do diabo. Pastor esta oração intensa precisa ter fé. Eu não tenho fé suficiente. Eu sei que todos nós queremos que a nossa fé aumente pois achamos que não temos o suficiente.
Certa vez os discípulos pediram ao Senhor para lhes aumentar a fé.
Leia Lucas 17:5-6
Sabe querido, muitas vezes os apóstolos são chamados de discípulos, mas aqui eles são chamados de apóstolos. Você sabe porque o Espírito Santo, os honrou tanto antes mesmo da morte do Senhor Jesus?
Porque eles pediram para aumenta a fé deles. O Senhor gosta de ouvir isso.
Os apóstolos disseram ao Senhor: “aumenta a nossa fé”. E qual foi a resposta do Senhor? Ele diz: “se vocês tiverem uma fé do tamanho de um grão de mostarda poderão dizer essa amoreira, seja arrancada e transplantada para o mar, e ela lhe obedecerá.”
Portanto a maneira de aumentar a sua fé e aprender a dar comandos com pouco de fé que você tem. Eu vou repetir: “a maneira de aumentar a sua fé, é dar comandos com um pouco de fé ou quase nenhuma que você tenha.
A bíblia diz que uma fé do tamanho de um grão de mostarda arrancará aquela árvore. Quando o Senhor Jesus disse que eles deveriam falar com o sicômoro, Ele na verdade estava dizendo, que deveriam falar sobre o seu problema. Não importa quão grande ele pareça, se o médico lhe disse que a sua doença é incurável, e se dizem que não há solução para você, ou ainda se o seu problema financeiro parece enorme. Apenas declare. Você pode até se perguntar como pode uma árvore dessa proporção ser arrancada? Como pode um problema desse tamanho ser resolvido?
É agora que você deve declarar em fé, mesmo que seja tão pequena quanto um grão de mostarda, para ordenar a esta situação que seja arrancada da sua vida e lançada ao mar. Fale com aquela doença, fale com aquele tumor e diga:
“Seja arrancado do meu corpo e transplantado para o mar em nome do Senhor Jesus”. No mundo natural isso não é possível, mas Deus diz: “por menor que seja a fé que você tem, comece a comandar”. Não esqueça a exortação do Espírito Santo que escreveu que Elias era um homem sujeito às mesmas paixões que nós.
O diabo pode lhe dizer como você pode se sentir tão desesperado e ainda assim quer ordenar que as coisas aconteçam. Ele vai dizer: olhe para você? Elias era um homem sujeito às mesmas paixões que nós, mas usou a declaração de fé e o que ele disse aconteceu. Aleluia. Comece a falar com o seu problema, você só precisa de uma fé do tamanho de um grão de mostarda. É assim que você vai aumentar a sua fé. Começando fazendo declarações. Algumas pessoas ensinam que você deve falar apenas uma vez, dizem que se você declarar novamente isto mostra a falta de fé, mas eu não creio assim.
No grego existe muitos tempos verbais que não existem no português. Existe um tempo verbal que neste tempo, diz que, uma vez dito algo não pode ser repetido. Por exemplo: Quando Jesus gritou na Cruz “está consumado”, em grego é o tempo perfeito e isso significa que o efeito daquela ação é válida de uma vez por todas. É uma ação realizada uma vez e não pode mais ser repetida.
Já o tempo imperfeito, funciona ao contrário, indica uma ação repetida. E o exemplo bíblico é exatamente quando Jesus disse em Lucas 17:6 “se você tiver fé do tamanho de um grão de mostarda, você poderá dizer e este sicômoros”. … O verbo dizer aqui em Lucas está no tempo imperfeito no grego, o que significa que não é uma questão de dizer apenas uma vez, mas na realidade é uma ação contínua, ou seja, você pode falar sobre um problema uma, outra vez e você pode ordenar repetidamente até que esta situação mude.
Deus chama essa oração de comando, de oração intensa. Para alguns de nós isso nem é oração, mas foi essa oração de Elias que Deus atribuiu ela como uma oração intensa.
Agora você não dá ordem às pessoas, você não deve comandar as pessoas, você deve comandar os espíritos malignos. Você deve comandar as doenças, ao espírito de separação, ao espírito de suicídio, seja lá o que for o espírito que precisa ser lançado fora, mas você não comanda as pessoas. As pessoas você ama. Você comanda as obras do diabo.
Agora preste atenção no que Elias disse: “O Deus de Israel, em cuja presença estou…”
Elias tinha consciência de que estava na presença do senhor altíssimo. Você pode estar ciente da presença do Senhor quando declara. Você deve saber que Ele está ali, e é Ele quem faz a diferença. É isso que fará acontecer as coisas que pedimos. Quando você falar, não pense que é mérito seu. O Senhor está dizendo: “Quando você comandar um espírito maligno eu expulsarei. Quando você ordenar uma doença sair eu expulsarei.”
Creia Ele está com você, Ele não usa sua autoridade, Ele usa a autoridade dEle.
Por isso que falamos no nome do Senhor e Ele é que vai opera a sua obra.
A oração eficaz
No contexto de Tiago 5 antes de falar de Elias ele diz está alguém entre vós doente chame os presbíteros da igreja e esses façam oração sobre ele ungindo com óleo em nome do Senhor e a oração da fé salvará o enfermo.
Leia Tiago 5 14:15
O que é a oração da fé?
É a oração que ordena que a doença seja erradicada. Exatamente um pouco mais adiante Tiago fala que eles estava fazendo a oração da fé. No mesmo capítulo ele também diz no versículo 16 que a oração do justo tem grande eficácia. As pessoas têm a ideia de que uma oração eficaz deve ser de uma determinada forma, mas na realidade a palavra para a eficácia em grego é emergeo. Na qual deriva a palavra energia, portanto literalmente a oração do justo tem uma energia. Isso quer dizer que quando você declara em nome do Senhor Jesus é a energia do Espírito Santo que vai te libertar.
Deus não é o seu problema lembre-se disso. Mas pastor eu tenho declarado, mas porque a cura ainda não está acontecendo. Porque existe um obstáculo espiritual e você deve orar e ordenar que esse obstáculo seja arrancado e jogado no mar. Deus não é o seu problema você não é o seu problema Deus está do seu lado.
Certa vez Moisés trouxe os filhos de Israel diante do Mar Vermelho e atrás deles estava todo o exército de faraó que avançava contra eles! Moisés olhou para o céu e clamou a Deus, mas Deus lhe respondeu:
“Porque clamas a mim diz aos filhos de Israel que marchem, e tu levanta o teu bordão estende a mão sobre o mar e divide-o”. Há momentos em que Deus fica descontente se você clama a Ele, e isso acontece porque Ele já deu autoridade ou seja o nome do Senhor Jesus. Portanto há momentos que você não deveria invocar o nome do Senhor mas somente comandar com autoridade. Usar o bordão é uma figura do nome do Senhor Jesus. Hoje lembre-se você está revestido de uma autoridade. É como um policial que está fardado, sem farda ele manda você parar você não respeita, mas com farda você o respeita. Pois ele esta revestido de autoridade. O inimigo não vai te obedecer se você não tem autoridade, mas como você é revestido de autoridade você pode ordenar ele tem que obedecer. Esse revestimento de autoridade, é o sangue do Senhor Jesus sobre a sua vida. é o nome de Jesus!!
No evangelho você nunca encontra o Senhor Jesus orando pelos enfermos.
Você sempre vai ver Jesus dando ordem e eles sendo curados. Nossa ideia de oração é sempre pedir a Deus, mas a oração de fé é uma declaração. Há momentos em que você pode pedir a Deus, é claro, mas mesmo quando você pede a Deus você deve pedir de acordo com a bíblia. Se existe conflitos na sua casa, se existe briga na sua família, você deve declarar: espírito de conflito, espírito de briga saia da minha casa em nome do Senhor Jesus. Você não precisa gritar, você não precisa falar alto, você pode orar com as portas fechadas mas com autoridade
Comandando.
Agora você me pergunta porque Elias fez uma declaração na primeira oração e essa declaração Deus chamou ela de intensa. Aqui está o segredo.
Nós dissemos que o povo de Israel estava vivendo um momento de prostituição com outros deuses. O povo de Israel estava envolvido com os outros Deus, e como Elias conhecia a lei e vivia sobre a lei de Moisés, Elias sabia que pela lei se o povo pecasse contra Deus adorando os outros deuses a maldição da lei dizia que o céu reteria chuva. Então quando Elias viu que o povo estava adorando outros deuses, ele em fé declarou aquilo que a lei tinha dado a ele como base. Ele teve confiança para dizer nada de orvalho nem chuva até que eu diga. Ele teve fé na verdade no julgamento, e a reivindicou. Todavia quando se tratou de Deus enviar a benção da chuva Elias começou orar intensamente, ele não conhecia a graça. Elias representa a mentalidade da lei, do julgamento, por isso que ele começa a orar intensamente. Porque como que Deus poderia responder a sua oração se pela lei o povo não merecia?
Observe querido, que a idolatria não começou ali, a bíblia diz que Israel esteve em idolatria começando com Salomão e terminando com Acabe. E todo este tempo, foi 80 anos sobre idolatria e Deus nunca enviou uma seca durante esses 80 anos.
Você vê como Deus é paciente, eles estavam debaixo da maldição de uma lei, mas Deus preservou eles até que alguém resolveu abrir o seu bocão e declarou a lei com fé, para que ela se cumprisse. Mas você sabe quando Deus enviou a bênção da chuva?
Deus enviou a benção da chuva no mesmo dia em que o povo clamou o senhor e se arrependeu.
Isso mostra que Deus é muito rápido para abençoar e muito lento para julgar. Eu gosto muito da história de Elias. A última ação que Elias fez antes de ser levado para o céu foi invocar fogo contra o exército que veio captura-lo. Você sabe onde isso aconteceu? Em Samaria. Muitos anos depois de Elias, quando o Senhor Jesus e os discípulos entraram na cidade de Samaria, os samaritanos recusaram se acolher ao Senhor Jesus, preste atenção nisso, o Apóstolo João, apóstolo do amor disse: “Senhor queres que digamos para descer fogo do céu e que consuma eles?”. João estava declarando algo que o próprio Elias também já havia feito naquele lugar. Era a mesma região de Samaria, mas veja a diferença.
Leia Lucas 9:55-56
Em outras palavras, o Senhor Jesus se distinguiu de Elias, na verdade do espírito de Elias, da mentalidade de julgamento. Na verdade sobre a lei na maioria das vezes você acaba do lado do julgamento, mas sob a graça o Senhor Jesus nos redimiu da maldição da lei e agora as bênçãos são nossas. A bíblia diz que Eliseu foi sucessor de Elias e ele realizou o dobro de Milagres dele.
O nome de Elias significa “meu Deus e Yahweh. Agora o nome de Eliseu significa meu Deus Salva. Portanto Elias representa a mentalidade do julgamento, Eliseu representa a mentalidade da graça. Elias com a mentalidade de crítica vivia sozinho solitário e isolado. Eliseu figura da graça sempre movia entre o povo como o Senhor Jesus fazia.
Elias o homem do julgamento vivia em cavernas, nas montanhas e perto de riachos, Eliseu ao contrário vivia entre o povo em cidades. Você pode ver muitas comparações e contraste entre os dois. Grande parte da mentalidade de Elias é de julgamento, e com razão porque naquela época eles viviam sob a lei.
Orvalho na bíblia fala sobre favor, em Provérbios 19:12 diz que: “o seu favor é como o orvalho sobre a relva.”
Na lei de Elias ficou sem favor por três anos e meio, mas, nos três anos e meio do ministério do Senhor Jesus foram cheios de orvalho.
No fim dos três anos e meio de Elias, houve um fogo que caiu sobre o Monte Carmelo claro que nós vemos graça aqui também, mas nos nos três anos e meio de Jesus ele morreu na Cruz e ali na Cruz do calvário o fogo de Deus desceu sobre ele. O verdadeiro pagamento por todos os pecados foi quando o último cordeiro de Deus veio no fim dos seus três anos e meio foi oferecido na Cruz pelos nossos pecados.
Quando o fogo caiu no Monte Carmelo era uma figura da Cruz. Elias deixou os profetas de Baal invocasse para mostrar que sem Deus não tem fogo.
Elias até exclamou, gritem mais alto, talvez o Deus de vocês não esteja ouvindo talvez ele esteja de férias, talvez esteja ocupado, ou porque está no banheiro.
Elias estava zombando deles, era um homem sujeito às mesmas paixões de nós. Finalmente a bíblia diz que Elias clamou e desceu fogo no altar.
E o fogo poderia ter caído sobre a cabeça do rei Acabe ou de Jezabel, ou mesmo do povo de Israel, mas caiu sobre o novilho inocente que havia sido sacrificado foi aí que o fogo caiu. Quando o filho de Deus estava na Cruz o julgamento de Deus não recaiu sobre as nações rebeldes que rejeitou seu filho, não recaiu sobre os escribas e fariseus que venderam Jesus seu Messias e o único rei, mas o fogo caiu sobre o filho amado de Deus.