Efésios 3:1-2
A Bíblia não é sobre mim não é sobre o que eu tenho que fazer, mas é sobre Cristo e sobre a obra dEle.
Vou falar sobre a dispensação da graça.
Falar algo de que temos falado só que com uma roupagem nova. Ou seja exemplos diferentes.
E Paulo está falando com a igreja de Éfeso.
A igreja de Éfeso era a igreja mais maduras daquele tempo. Se você for ler Atos dos apóstolos você vai ver que a igreja de Éfeso foi a igreja que Paulo mais trabalhou para que eles permanecessem na mensagem do Evangelho de Cristo. E é essa mesma igreja que Paulo está dizendo: “se é que vocês têm ouvido falar” da dispensação da graça de Deus a mim confiada.
E se uma igreja madura talvez ainda não tinha ouvido, imagina a igreja no Brasil “se é que tenha ouvido falar da dispensação da graça de Deus”. 90% das igrejas nem sabe o que é dispensação, nem sabe o que é graça. Na verdade tem medo da graça, tem medo dos pregadores da graça, porque acha que é para dar ocasião ao pecado.
Essa infantilidade que foi colocado sobre o evangelho da Graça. Mas deixa eu te falar uma coisa, se o povo não aprender a discernir alianças e dispensações, ele corre o risco de ler um texto certo, mas interpretá-lo de forma errada.
E ele acaba estabelecendo uma crença errada e por culpa dessa crença errada ele vai ter uma vida errada, uma vida destrutiva e ainda vai achar que foi Deus que causou tudo isso.
Eu gosto de Jesus ter nomeado essa Aliança como Nova, ele falou isso há quase 2000 anos atrás, ela continua sendo nova. Ele disse nova exatamente para que não existisse a possibilidade de uma nova. O texto diz que a dispensação da graça de Deus confiada a mim, isso não é sobre dispensação de Israel, da Terra Santa, mas sobre os gentios, para aqueles estavam fora da casa de Israel. Para os judeus, Deus deu a lei mosaica, para nós a Nova Aliança.
Quando nasce a nova Aliança? Esta é uma pergunta importante. Pois dependendo da sua resposta você pode ter muita coisa extraída da Palavra de Deus de forma errada. A nova aliança não nasce com o nascimento de Jesus.
A Nova Aliança nasce quando ele participa da ceia e é assunto ao céu e o espírito vem sobre a igreja. É neste cenário de eventos que se estabelece a Nova Aliança. Mas a igreja só tem revelação dessa Aliança quando o Paulo surge.
Porque o próprio Pedro não sabia nem que Cornélio poderia ser salvo. E aqui traz o primeiro diferencial da mudança de dispensação. Deus jogou o manto para convencer a Pedro de uma nova dispensação.
Olha que coisa linda, eu acho fantástico isso. Deus falou com Noé. Noé entra na arca e também coloca um casal de cada animal. A arca também aponta para Jesus. Quem entra na arca feita de madeira vai ser livre do julgamento.
Quem foi crucificado com ele em madeira está livre do julgamento.
Este casal de cada animal representam as nações.
Deus quer salvar todas as nações da terra. Todos os tipos de raças e nações. E novamente com Pedro quando Deus faz descer o lençol com os animais também Deus novamente mostra seu plano, mas ali Deus é mais específico.
Deus fala com Pedro. Pedro mata e coma. E ele diz, jamais entrou algo imundo na minha boca.
E Deus diz: Não chame de imundo quem eu já purifiquei.
Deus não estava falando de animal, ele estava falando de pessoas. Não chame de impuro quem eu já purifiquei. Agora eu te pergunto? Cornélio já tinha recebido Jesus? Não, Pedro estava sendo chamado a pregar para ele.
Olha o escândalo da graça.
Ele não tinha recebido Jesus ainda e Cristo chamou ele de puro, porque o sacrifício não vai ser feito ano após ano, mas já foi feito.
Nossa função é anunciar essa boa notícia para eles para que eles recebam. O primeiro exemplo é um bate-papo de Jesus com a mulher samaritana gentil é algo também que fala desta dispensação.
Em Marcos tem um capítulo onde Jesus tem um encontro com o jovem rico que foi conversar com Ele, uma outro exemplo de mudança de dispensação, mediante a lei ele diz: o que é que eu faço para ser recompensado. Na velha aliança precisávamos merecer para receber. Jesus trata ele baseado na velha aliança. E diz precisa cumprir todos os mandamentos.
E ele diz que cumpre todos eles desde a sua infância. E Jesus fala: te falta uma coisa. Vende tudo e dá para os pobres. Ele caiu fora. Para ele era difícil abrir mão de tudo. Jesus então agora tem um encontro com Zaqueu. Quando Jesus encontra este homem Jesus não fala o que ele deve fazer, Jesus veio e diz que convém pousar em sua casa. A graça olha para ele e diz ei desce depressa daí porque eu vou lá, e por que Jesus entra na casa, generosidade é produzida. Jesus não pediu nada, mas ele decidiu dividir o que tinha, e repartiu com os pobres.
E ainda disse que se alguma coisa tinha fraudada alguém queria retribuir.
Deus quer nos ensinar aqui que você não pode confiar em si mesmo, precisamos confiar no que Jesus fez, tudo tem que ser baseado no que ele fez.
Tudo que você precisa fazer é se relacionar com Jesus. Ele produz tudo em todos a igreja não precisa de uma lista de regras e obrigações a igreja precisa se relacionar com o Cristo.
Em João 3 Jesus encontra com Nicodemos, na verdade Nicodemos vai ao encontro dEle de madrugada, pois ele era judeu. Mas João 4 Jesus vai ao encontro de uma mulher, a conversa de Nicodemos nós não sabemos, nós só sabemos que se encontrou. Mas o texto de João traz o relato da conversa.
O judeu não se dava bem com o samaritano, para judeu era a escória, mas Jesus não estava dentro desse preconceito religioso. Se Jesus tivesse em carne aqui você ia tomar um tapa todo dia, porque você ia ver ele conversando com pessoas que você rejeita, você ia ver Jesus andando em ambientes que você diz nunca pisar, porque você é muito Santo.
Ele começa a conversar com a mulher samaritana e Ele chega para mulher nesse diálogo, Ele diz pega água para mim, aqueles aquele que beber dessas águas voltará a ter sede, mas aquele que beber das águas que lhe der nunca mais terá sede e do seu interior se fará uma fonte a jorrar para a vida eterna.
Jesus continua conversando com ela e diz para ela chamar o seu marido.
E ela diz: nunca tive. E Jesus disse bem pois você teve cinco e o que você tem nem seu marido é. Jesus não está acusando aquela mulher, ele sabia que como uma boa religiosa ela só ia crer nele se ele revelasse algo dela. Você vê que depois que Ele fala isso a mulher não se esconde, a mulher diz: vejo que tu és profeta.
Agora ela vai ouvir Jesus. Mas eu queria colocar algo aqui. Quantos maridos ela já tinha tido?
Aquela mulher representa a humanidade que já passou por 5 dispensações.
Dispensações é um período de tempo a onde Deus se relaciona com o homem baseado nesta situação.
O homem já passou pela dispensação da Inocência Aliança é do Éden Edemica. O homem cai desse estado, e inaugura a dispensação da consciência. Esta é a dispensação adâmica, a terceira dispensação do governo humano quando ele chama Noé e faz uma Aliança, chamada de noética. Depois Deus chama Abraão Aliança das ou a dispensação das promessas. Por fim nós temos quinta dispensação que e a dispensação da lei. Aliança mosaica. Quantos maridos ela teve? Cinco!
Ela estava num relacionamento errado e agora o noivo o verdadeiro marido Cristo chega, Jesus se apresenta como o eu sou o dono da Nova Aliança e agora a dispensação é da graça. Não é mais tirando água de poço, não é mais do seu esforço, mas agora é fluindo com águas vivas. Esta é a única dispensação que muda a natureza.
Eu vou me ater a último marido ou seja da manifestação da lei.
Romanos 10:1-4
Tudo que Paulo fez contra a igreja foi por amor a Deus, não foi Satanás que tomou ele, foi ele achando que estava fazendo a vontade de Deus. Mas estão com olhos como que vendados.
O verso quarto diz o fim da lei, porque o fim o último marido é Cristo para a justiça. Aqueles pregadores anti graça, usam o texto de que Jesus disse que não veio revogar a lei, mas sim cumprir.
Na Nova Aliança a lei não foi revogada quem foi revogado foi você através de nossa morte. O Senhor veio cumprir a lei para que ela fosse refogada em nos através de sua morte.
Romanos 6:1-8
Na graça mais abundante agora o que é que ele fala ele diz lute contra o pecado, não ele diz como viveremos ainda no pecado nós os que para ele morremos.
A Nova Aliança diz eu já estou crucificado já não sou eu mais quem vive e Cristo.
Na dispensação antiga você tinha que dizer eu não posso, mas agora na nova você diz eu não preciso.
Você está em outro nível.
Olha o que Paulo está dizendo que o pecado não vai ter domínio porque eu não estou mais baixo da lei então o que faz o homem pecar é a lei.
1 Coríntios 15:56
Quanto mais você diz a alguém, não pode mas pecado.
O problema da igreja nunca foi graça, o problema da igreja e misturar a graça com aquilo que dá força ao pecado. Era por isto que o marido daquela mulher samaritana não era a dela, pois era uma mistura de graça e lei, o que ela precisava era do noivo correto. O problema é novela sobre isso, é pregação sobre isso. Não discerne que dispensação nós estamos.
Deixa eu te falar uma coisa séria, se eu quero viver debaixo da lei eu anulo o trabalho de Cristo.
Israel jamais permaneceu em Deus porque a lei não veio aperfeiçoar ninguém, a lei veio revelar o homem para que ele chegasse a conclusão de que ele precisava de um Salvador. Mas havendo Salvador já não é mais necessário da lei porque agora eu nasci de novo.
Diz Timóteo que a lei é mandamento carnal para incrédulo. Não para a igreja. A graça nunca deu ocasião ao pecado.
Estamos vivendo uma nova dispensação eu não estou mais me relacionando com uma pedra, me relaciono com uma pessoa, e quanto mais eu me relaciono com ela mais parecido com ela eu me torno. Por que que o fim da lei é Cristo?
Paulo diz eu morri para a lei e já estou morto para ela. Você já viu algum policial com o mandato do juiz indo num cemitério desenterrando o cara e prender?
Não pode prender um defunto, porque para a lei consta atestado de óbito, é por isso que você não está mais debaixo da lei porque para a lei consta lá já isso morto.
Um outro exemplo desta transação da lei para a Graça e a própria vida dos discípulos. Jesus andava sempre com Pedro, Tiago e João. Isto tem seu significado. Pedro significa pedra, Tiago significa trocar e João significa graça. Então em ordem significa que a lei foi trocada pela Graça.
Outro momento profético é quando Jesus sobe ao monte com seus discípulos Pedro, Tiago e João e lá Jesus e transfigurado.
Vamos ler Mateus 17:1-7
Isso aqui é uma tipologia perfeita para a nova dispensação presta atenção aqui Moisés e Elias são representações claras do antigo testamento Moisés representa o Pentateuco ou seja a lei e Elias os profetas.
E quando eles saem de cena mostra que não fazem mais parte de nossa dispensação.
A Nova Aliança Deus não te enxerga mais, Deus vê você em Cristo. Não que por nós mesmos sejamos capazes até de pensar alguma coisa.
A bíblia diz que Moisés sobe ao Monte 40 dias e desce com as tábuas e quando ele descer o povo está adorando um bezerro de ouro e naquela mesma noite 3000 pessoas caíram a lei trazendo morte. Quando a nova quando a lei é inaugurada Moisés 3000 morre. Quando a Nova Aliança, ou a nova dispensação da graça é inaugurada 40 dias depois o espírito desce sobre a igreja na primeira pregação de Pedro 3000 pessoas nascem de novo. O primeiro milagre da lei mosaica no Ministério de Moisés transforma água em sangue, ou seja morte, mas o primeiro milagre Jesus transformar água em vinho. Ou seja vida.
O Ministério da condenação, a lei, nunca libertou ninguém a lei condena o melhor dos homens. Jesus quando veio, falou para os judeus que estavam debaixo da lei: vocês vão precisar conhecer a verdade e a verdade vai libertar. Jesus não falou pra pecador
Falou para homens religiosos.
Mas o problema deles e que tinha, o véu da religiosidade.
2 Coríntios 3:13-17
Quando Moisés é lido o entendimento é cego, isto é muito mais sério do que você imagina o véu é posto para que eles não tenham revelação quando porém algum deles se converte ao senhor o véu é retirada.
Essa que nunca foi a nossa Liberdade sobre pecado essa aqui é a Liberdade do espírito.