Vem com o peso da tua glória.

Escrito em 11/09/2023
Pr. Heber Castro

Vem com o peso da tua glória

Quero encorajar você a liberar sua fé enquanto a Palavra de Deus é proclamada. Deus o salvará, e a palavra grega para “salvar” é “sozo”, que significa “salvar, curar e libertar”. Você não precisa esperar que alguém imponha as mãos sobre você, porque, à medida que a Palavra é proclamada, Deus salva você, cura, livra, protege e o faz prosperar.

Leia 1 Coríntios 1.21

Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação. (1 Coríntios 1.21)

A Bíblia diz que agradou a Deus salvar (sozo), pela loucura da pregação, aqueles que creem. Não está escrito “com a loucura dos pregadores”, mas “com a loucura da pregação”.

O ministério da pregação é diferente dos palestrantes motivacionais. Sei que existem muitos palestrantes motivacionais que são crentes e eles realmente ensinam coisas boas, como otimismo, acreditar no melhor de si mesmo e das pessoas. Essas são coisas boas, mas a verdade é que os palestrantes motivacionais acabam dizendo algo como: “Eu te dei minhas cinco chaves, agora você tem que ir para casa e colocá-las em prática”.

Em outras palavras, para implementar essas chaves, tudo se resume à sua força, energia, vontade e disciplina. Se, no entanto, as coisas não melhorarem em sua vida, tais coaches dizem: “Eu fiz minha parte, você é que não aplicou minhas chaves”.

Esse não é o ministério da pregação. O ministério em Cristo é: conforme a Palavra é proclamada com o poder do Espírito Santo, Deus cura seu corpo, Deus o livra da depressão, Deus começa a fazê-lo prosperar. Às vezes, você chega em casa, depois de ouvir a pregação, e encontra uma situação diferente em sua família; às vezes, você chega em casa e encontra um avanço financeiro — isso é o que acontece quando a Palavra de Deus é proclamada!

Leia Salmo 107:20

Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal. (Sl 107.20)

Isso também aconteceu na igreja primitiva. Enquanto Pedro pregava na casa de Cornélio, ele não impôs as mãos sobre ninguém. Enquanto ele pregava, o Espírito Santo caiu sobre todas as pessoas que ali estavam, e começaram a falar em outras línguas, assim diz a Bíblia. A bênção veio enquanto Pedro estava pregando (At 10.44).

Aprouve a Deus estabelecer esse sistema simples de pregação para liberar todos os seus dons celestiais! Na pregação, a glória de Deus vem sobre nós.

Hoje quero mostrar a você a palavra hebraica e a palavra grega para “glória”. Enquanto você ouve a pregação, glória de Deus será transmitida a você.

A palavra grega “doxa” no Novo Testamento sempre significa “uma boa opinião sobre alguém, que resulta em louvor, honra e glória”. Também indica “esplendor, luminosidade da lua, do sol, das estrelas” e “magnificência, excelência, proeminência, dignidade, graça, majestade”.

Portanto, quando Deus coroou você de glória e honra, Ele o coroou de magnificência, de excelência, de destaque, de dignidade, de graça, de majestade! Você é coroado de esplendor e magnificência! Há pessoas que, quando entram numa sala, a sala ilumina-se. Eu já vi isso acontecer.

Quando você for coroado de glória e honra e você souber disso, eu lhe digo que isso afetará o seu corpo, os seus relacionamentos e todo o seu ambiente.

O Senhor nos transmitiu a sua glória. Algumas pessoas ainda têm um conceito equivocado de Hebreus 2. Elas acham que trazer muitos filhos para a glória significa trazer muitos filhos para o céu, em vez de trazê-los de volta para a glória que Deus deu ao homem.

 

Leia Hebreus 2.10

 

Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles. (Hb 2.10)

 

O Senhor Jesus nos deu essa glória. Em sua Oração Sacerdotal, em João 17, Jesus declarou: “Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos”.

Jesus disse: “Eu lhes dei [...]”, no passado. A glória que o Pai deu a Jesus é a mesma que Ele nos transmitiu. É bem evidente que o propósito dessa glória é: “[…] que eles sejam um, como nós somos um”.

Jesus deu a você a sua glória, a mesma glória que o Pai deu a Ele. Diga hoje: “Senhor Jesus, eu recebo essa glória”.

E o propósito dessa glória é que você se torne um com Jesus, como Ele é um com o Pai: um em justiça, um em sua imagem, um em natureza, um em glória, um em vida, um em sua salvação. Esse é o propósito da glória.

 

Como crescer em glória?

Leia 2 Pedro 1:17-18

Pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo. (2 Pe 1.17-18)

 

Pedro está aqui relembrando o dia em que Jesus foi transfigurado diante dele no monte. Ele diz que o Senhor Jesus recebeu honra e glória da parte de Deus. E como o Senhor recebeu essa honra e glória? Pedro diz claramente: quando “lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. Jesus recebeu honra e glória quando ouviu o Pai declarar que Ele era amado. Creio que nós também recebemos honra e glória quando ouvimos o Pai dizer o mesmo a nosso respeito.

Precisamos ter em mente que hoje estamos em Cristo, e tudo o que diz respeito a Ele também diz respeito a nós. Nós somos amados de Deus e Ele tem prazer em nós em Cristo e por meio de Cristo. Sempre que você declara essa verdade, a glória se torna mais forte em você.

Todas as coisas neste mundo atacam a verdade de que somos amados de Deus. 

Seja a mídia, seja a forma desonrosa como as pessoas tratam umas às outras, tudo nos leva a sentir que não somos importantes e nem amados. Tudo nos empurra para sermos apenas mais um rosto na multidão, mais um número de identidade. Mas a verdade é que Ele nos conhece pelo nome e nos ama. Ele sabe quantos fios de cabelo há em nossa cabeça porque nos ama.

Eu creio que, cada vez que nós dizemos a alguém que ele é amado de Deus e que o Pai tem todo prazer nele, nós o estamos coroando de glória e honra. Creio que devemos declarar isso a nós mesmos com fé para nos enchermos de glória. Quando somos cheios de glória, nosso corpo se torna mais saudável e nossa mente se torna lúcida e clara.

Jesus venceu a acusação dos fariseus e a traição dos homens porque Ele sabia que era amado. Quando presumimos que não somos amados, pensamos que nossas falhas mudaram o amor de Deus por nós. Sempre que isso acontece, nossa fé se torna mais fraca. Não devemos permitir que as circunstâncias definam o amor de Deus por nós. Mesmo no meio da tribulação, você é amado. Não permita que alguma performance negativa ou resultado ruim defina quem você é. Você é amado de Deus.

Quando agimos corretamente, não é difícil crer que somos amados, mas o teste de fé é crer no amor de Deus quando falhamos. A verdade, porém, é que o amor de Deus permanece inalterado. Se você declarar em fé que é amado de Deus nesses momentos, você se encherá de um poder tal que a tentação perderá completamente a força sobre você.

Não sabemos quantas vezes o Pai declarou que Jesus era o Filho amado, no qual Ele tinha todo o prazer. Está registrado que Ele falou no dia do batismo, mas não lemos isso no relato da transfiguração de Jesus. No entanto, Pedro estava lá e ele diz que o Pai declarou que Jesus era amado.

Leia Mateus 3.16-17

Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. (Mt 3.16-17)

No dia do batismo, o céu se abriu para Jesus. Precisamos ter clareza que o céu se abre unicamente para Ele. Se você traz Jesus para a sua vida, então o céu se abre sobre você. Se você traz Jesus para o seu casamento, o céu se abre para o seu casamento. Se você traz Jesus para o seu negócio, o céu se abre sobre a sua empresa. O céu não está aberto para nós, mas somente para Jesus. Se estivermos n’Ele e Ele em nós, o céu estará aberto para nós.

Até esse momento, Jesus não havia feito coisa alguma, nenhum milagre, mas Ele já era amado. Assim como Ele, nós não somos amados porque fizemos algo, mas unicamente porque somos filhos.

Logo em seguida, o Senhor é levado ao deserto para ser tentado pelo diabo. Nesse ponto, o inimigo diz: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”. Veja que ele não disse: “Se você é um Filho amado de Deus, então manda [...]”. Ele omitiu o “amado” porque sabe que, quando entendemos que somos amados, a tentação perde completamente o poder.

Quando pensamos que não somos amados pelo nosso cônjuge, então nos abrimos para o adultério. Quando pensamos que não somos amados por Deus, abrimo-nos para o pecado. Muitos se aprofundam no pecado porque imaginam que, uma vez que tenham caído, Deus já não os ama, então caem mais profundamente no erro. Entretanto, se tivessem a ousadia de declarar que são filhos e que são amados mesmo quando estão sujos, então seriam imediatamente levantados.

Não estou dizendo que Deus tem prazer em nós quando pecamos. Certamente não. O que estou afirmando é que o seu amor por nós permanece inalterado mesmo quando pecamos. Deus tem prazer em nós porque estamos em Cristo, e não por causa de nossas obras de justiça. No entanto, se escolhemos andar no pecado, certamente ele não tem prazer em nós.

Quando você atribui peso, você dá glória

Quero ainda explicar a você a palavra hebraica para “glória”. No Antigo Testamento, a palavra hebraica para “glória” é “kabod”, que significa literalmente “peso”, significa “dar peso”.

Se Jesus entrasse fisicamente aqui agora, eu pararia imediatamente de pregar! Eu me prostraria diante d’Ele e “daria peso a Ele”, daria peso à sua presença. Eu me sentaria e ouviria a pregação d’Ele, eu daria peso a cada palavra que saísse de sua boca. Isso é dar glória a Deus.

No Velho Testamento, “glória” significa “dar peso”. Isso é algo importante. Quando seus filhos falam com você, dê peso ao que eles dizem, dê peso à presença deles. Não os ignore, ouça-os. 

É muito interessante que a palavra hebraica para “amaldiçoar” (kalal), significa literalmente “tomar levianamente”, “não dar importância”, “menosprezar”, “falar de maneira frívola, como névoa ou vapor que são leves e não têm peso”.

Em outras palavras, “amaldiçoar” significa “tomar levianamente”. Quando seus filhos falam com você e você não leva em consideração o que eles falam, você não dá peso à presença deles.

Pode haver momentos em que você esteja fazendo algo importante, seu filho esteja tagarelando e você pode dizer: “Quando eu terminar, a gente conversa, ok? Papai vai falar com você mais tarde”. Então, você está dando peso à presença dele. Mas agir constantemente como se seus filhos não existissem, como se suas palavras não fossem importassem é, na verdade, amaldiçoá-los.

É importante que demos glória e honra aos nossos filhos, que os coroemos constantemente de glória e honra, que sempre os façamos sentir-se que são importantes.

Nosso Pai Celestial deseja que sintamos que somos filhos queridos de Deus, coroados de glória e honra.

Quando o seu pastor estiver pregando, dê peso ao que Deus está dizendo por meio dele. Não trate a pregação como algo comum. Dê peso à palavra de Deus, porque, quando você dá peso a ela, você glorifica a palavra de Deus em sua vida. 

Às vezes, estamos mais conscientes das palavras de homens do que da palavra de Deus. Quando tenho consciência de algo, dou peso a essa coisa.

Quando você vai ao médico e ele lhe diz coisas negativas, você atribui valor ao que ele diz, você não leva na brincadeira. Precisamos, porém, dar mais peso à palavra de Deus do que à palavra de um especialista.

Tomar a palavra de Deus de maneira leve é negar a glória a Deus. Devemos dar peso ao que Deus falou! Devemos dar peso ao que Jesus fez por nós na cruz! 

A que você está dando peso em sua vida? Você está consciente do Espírito de Deus em você e entre nós? Você está dando peso à sua presença?

Por que você acha que começamos nossos cultos com louvor e adoração? O Senhor disse que devemos entrar em sua presença com ações de graças e louvor.

 

Leia Salmos 100.4

 

 

Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. (Sl 100.4)

Por que simplesmente não pregamos a Palavra quando você vem ao culto? Por que começar tudo com adoração? O salmista diz no Salmo 34:3 “Engrandecei o SENHOR comigo, e todos, à uma, lhe exaltemos o nome”.

Nós não acrescentamos nada a Deus com o nosso louvor, mas ganhamos maior consciência da sua presença quando o adoramos. E, quando estamos conscientes de algo, damos peso àquilo.

Quando você vem e adora a Deus, você o torna grande em sua consciência, tão grande quanto Ele realmente é! É nesse momento que suas montanhas ficam pequenas e você dá peso à sua presença, dá peso ao seu amor por você, dá peso ao seu poder de nos livrar dos problemas e obstáculos. Então, menospreze o que você está passando, tome de maneira leve o que você tem em seu corpo, mas magnifique o poder de cura de Deus, exalte a sua gloriosa presença!

A glória que o Pai deu a Jesus Ele deu a você! Você é coroado de glória e honra, e porque você é coroado de glória e honra, tudo está sob seus pés!