Mensagem para o dia dos pais!

Escrito em 10/08/2025
.


Mensagem para o dia dos pais!

 

Quero compartilhar a historio de um homem chamado Jairo, que ilustrar exemplos de virtudes que todo pai pode ter. É claro que quando falamos aqui para pais o assunto está direcionado a eles mas podemos trazer para todos nós. A aplicação da palavra de Deus deve ser para todos nós. 

Quem era este Jairo? A palavra de Deus diz que ele é o chefe da sinagoga e o texto está registrado em Marcos 5:21-43.

 

Leia Marcos 5:21-43

 

Tendo Jesus voltado de barco para a outra margem, uma grande multidão se reuniu ao seu redor, enquanto ele estava à beira do mar. 

Então chegou ali um dos dirigentes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés e lhe implorou insistentemente: "Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e viva".

Jesus foi com ele. Uma grande multidão o seguia e o comprimia. E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de uma hemorragia. Ela padecera muito sob o cuidado de vários médicos e gastara tudo o que tinha, mas, em vez de melhorar, piorava.

Quando ouviu falar de Jesus, chegou-se por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto,

porque pensava: "Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada".

Imediatamente cessou sua hemorragia e ela sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento.

No mesmo instante, Jesus percebeu que dele havia saído poder, virou-se para a multidão e perguntou: "Quem tocou em meu manto? "

Responderam os seus discípulos: "Vês a multidão aglomerada ao teu redor e ainda perguntas: ‘Quem tocou em mim? ’ "

Mas Jesus continuou olhando ao seu redor para ver quem tinha feito aquilo.

Então a mulher, sabendo o que lhe tinha acontecido, aproximou-se, prostrou-se aos seus pés e, tremendo de medo, contou-lhe toda a verdade.

Então ele lhe disse: "Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento".

Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga. "Sua filha morreu", disseram eles. "Não precisa mais incomodar o mestre! "

Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: "Não tenha medo; tão-somente creia".

E não deixou ninguém segui-lo, senão Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago.

Quando chegaram à casa do dirigente da sinagoga, Jesus viu um alvoroço, com gente chorando e se lamentando em alta voz.

Então entrou e lhes disse: "Por que todo este alvoroço e lamento? A criança não está morta, mas dorme".

Mas todos começaram a rir de Jesus. Ele, porém, ordenou que eles saíssem, tomou consigo o pai e a mãe da criança e os discípulos que estavam com ele, e entrou onde se encontrava a criança.

Tomou-a pela mão e lhe disse: "Talita cumi! ", que significa: "Menina, eu lhe ordeno, levante-se! ".

Imediatamente a menina, que tinha doze anos de idade, levantou-se e começou a andar. Isso os deixou atônitos.

Ele deu ordens expressas para que não dissessem nada a ninguém e mandou que dessem a ela alguma coisa para comer.

 

Antes de falar algumas características que vejo nesta passagem e que podemos aplicar aos pais, é importante ressaltar que Jairo tinha consciência da importância da família. Jairo era o chefe da sinagoga, e, como tal, era responsável pela administração da sinagoga, presidia o conselho de anciãos ou conselheiros, era o responsável pelo bom funcionamento de tudo no templo.

Com tudo o encontramos procurando o Senhor Jesus não por uma situação relacionada ao seu trabalho como chefe da sinagoga, mas por uma necessidade da família, sua única filha estava doente, e naquele momento era sua prioridade. Muitos pais hoje não estão cientes dos males sociais, espirituais e emocionais de seus filhos, estão tão ofuscados por outras coisas, que perderam a consciência da família.

Outro ponto que vejo nesta passagem é que ele recorreu a pessoa certa no momento mais difícil da sua vida. 

Jairo soube ir à fonte certa. Ou seja o Senhor Jesus Cristo 

Mas além de ir a pessoa certa Jairo soube ir da maneira correta. “prostrando-se aos pés de Jesus”. Alem de ir para a pessoa certa, da maneira correta ele também soube perder ele soube pedir da maneira correta.  

A Bíblia diz que ele “lhe suplicou...” 

Veja amados Ele poderia ir a outro lugar, sua situação econômica, sua condição social, sua religião, entre outras coisas, o permitiria, mas ele foi diante daquele que pode fazer tudo, o Senhor Jesus. 

E o principal de tudo é que Jairo como um bom pai convida o Senhor Jesus para casa.

 

O que muitos pais levam para casa hoje? Dinheiro, diversão, vícios, violência, infidelidade, abuso, etc.

Jairo levou o Senhor Jesus para casa. Não levou morte, levou vida e vida em abundância. Agora amados em um mundo que os valores estão invertidos o fato de levar o Senhor Jesus para casa apresenta alguns desafios. O primeiro que vemos do mais comum é a multidão. 

No caminho para casa de Jairo, diz o texto que as multidões apertavam Jesus, inclusive uma mulher tocou em Jesus para ser curada, com tudo isto, a filha de Jairo morreu.

Só que para o que é triste é que a resistência muitas vezes vem da própria família. (Uma pessoa da família lhe diz: "Não incomode mais o mestre") 

Os problemas que agora parecem não ter solução. 

As palavras mais duras que Jairo ouviu foram: "Sua filha já está morta" 

Mas contra tudo Jairo levou Jesus para casa.

Agora temos também características pessoas da vida de Jairo que todo os pais precisam carregar. 

No texto que lemos a primeira característica que encontramos na vida de Jairo é Alegria e Esperança:

 

Jairo, mesmo em meio à dor pela enfermidade de sua filha, irradiava esperança. Ele acreditava que o Senhor Jesus poderia trazer alegria e cura para sua casa. 

A Palavra de Filipenses 4:4 diz para regozijarmos sempre. 

 

Leia Filipenses 4:4

Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.

 

Irmãos nem todo dia será dia de festa e alegria, tem dia de tristezas. Mas nossa fé precisa estar apoiada em Cristo. Em segundo lugar o que vejo nesta passagem é uma característica que não pode faltar dentro de um lar. 

Pois da mesma forma e o que encontramos em Deus. 

Vemos também no texto o amor Incondicional e coragem: Seu amor por sua filha era incondicional. 

Ele enfrentou a multidão e implorou a Jesus pela vida dela, demonstrando coragem e determinação.

Em Efésios 3:18-19 nós lemos o amor do pai para conosco.

 

Leia Efésios 3:18-19

 

vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.

 

Amados, se você crer no amor do Senhor por você, baseado nas suas circunstâncias você terá uma ideia muito raza ou até mesmo errada do amor. 

Pois circunstâncias não definem o amor do Senhor por nós. 

Para Jairo não importava a situação de sua filha o amor dele estava acima das circunstâncias. De um pai é assim muito mais o amor do nosso pai celestial por cada um de nós. Outro aspecto que vemos na história de Jairo é que ele era um homem cheio de fé.  

Jairo mostrou discernimento ao reconhecer a autoridade de Jesus e fé ao buscar Sua ajuda, confiando que Jesus poderia fazer o impossível.

Leia Hebreus 11:1

 

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.

 

A história de Jairo nos ensina sobre as virtudes de um pai segundo o coração de Deus: alegria, amor incondicional, coragem, fé e discernimento. Que todos os pais possam se inspirar em Jairo, refletindo essas qualidades em suas vidas. 

Neste Dia, sejamos todos inspirados pela história de Jairo, um pai segundo o coração de Deus. 

Para aqueles que ainda não são pais, que vocês se preparem para este papel com amor e fé. Para aqueles que perderam seus pais, que as lembranças queridas tragam conforto e gratidão. 

 

E para todos os pais e filhos, que possamos refletir as virtudes de alegria, amor incondicional, coragem, fé e discernimento em nossas famílias.

 

Convido cada um de vocês a expressar amor, gratidão e honra aos pais em suas vidas. Que possamos não apenas reconhecer o sacrifício e o amor inabalável que recebemos deles, mas também demonstrar nossa apreciação por meio de palavras gentis, atos de serviço e momentos de qualidade juntos. Nossa oração é que Deus abençoe cada pai presente aqui hoje e em todo o mundo, fortalecendo-os e sustentando-os em Seu amor. E que Ele nos capacite a viver de maneira digna do exemplo inspirador que recebemos deles.