Tão grande salvação.

Escrito em 29/06/2025
.


Tão grande salvação

 

Leia Hebreus 2.3

 

Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram. 

 

Estamos vivendo hoje dias de grandes movimentações mundiais em todos os campos:

 Na política, na medicina, na ciência, na tecnologia, no esporte, na cultura, na saúde, no conhecimento, guerras, pandemias, fome, morte e incertezas por todos os lados.

Por um lado, nos parece que o mundo está melhorando enquanto avança e evolui tecnologicamente e em muitas descobertas cientificas, trazendo mais soluções em muitas áreas, mas ao mesmo tempo é nítido que as coisas estão indo de mal a pior em um ritmo alucinante e assustador.

Será que estamos realmente perto do fim? Onde isso culminará? Não sabemos exatamente, no entanto sabemos que estamos, sim, por todas as evidências, no “princípio das dores” descrito em Mateus 24.6-8.

 

Leia Mateus 24:6-8

 

Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim.

Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. Tudo isso será o início das dores.

 

O princípio das dores é um termo usado a respeito do fim e é uma referência de quando uma mulher está para dar à luz e começa então a sentir as “dores de parto”, as contrações. 

Elas começam devagar e se tornam intensas quando está bem perto do parto. 

Não é preciso muito esforço para perceber o quanto as “contrações” têm se tornado intensas nestes dias. 

 

1. No entanto para os filhos existe uma tão grande salvação.

 

O autor de Hebreus nos diz que a única maneira de escaparmos é não negligenciando nossa “tão grande salvação”. Mas, afinal, o que é, de fato, nossa “tão grande salvação”?

Muitos, de uma maneira superficial, acreditam que significa apenas ir para o céu.

No entanto para entender precisamos cruzar o rio da religião e passar para o lado da graça a fim de compreendermos essa “tão grande salvação”. E quero trazer hoje alguns aspectos que nos revela está salvação. primeiro aspecto é ter experiência de Cristo.

 

Conhecendo a Cristo como Deus na experiência. 

Você pode saber tudo sobre os EUA, mas apenas estando lá terá a experiência de viver a América. Não basta saber tudo do Senhor Jesus se queremos viver a “tão grande salvação” de Deus, precisamos saber por experiência. Não confie na sua doutrina, experimente Deus em sua vida. Isso é fundamental, porque a Bíblia nos revela a grandeza daquele que habita em nós, e isso afeta toda a nossa fé e a nossa vida, quando é uma realidade.

 

b. Também precisamos conhecer e viver a experiência de Deus como homem.

 

Leia João 1.14

 

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. 

 

Para a salvação ter validade teria que vir de um homem. Afinal Deus deu a terra aos homens. 

Por isto é importante entender e ter revelação da humanidade de Cristo. Ele é 100% Deus mas também 100% homem. Ele é um homem de verdade, e a salvação que temos n’Ele não se trata meramente de alguns itens, tais como perdão dos pecados, justificação, reconciliação, redenção e regeneração. Mas o Senhor também é uma pessoa maravilhosa, ilimitada, que é tanto Deus na eternidade como homem no tempo. Estevão viu o Cristo homem no céu.

 

Leia Atos 7.56

 

[...] e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus. 

 

Embora tenha ressuscitado, Jesus ainda é um homem, um homem elevado, que está no trono, no céu. Jesus é qualificado para ser o nosso salvador porque Ele é tanto Deus quanto homem. 

Somente um homem, que é Deus, poderia tanto pegar na mão dos homens e na mão de Deus para fazer a reconciliação.

 

c. Cristo além de Deus e homem, também é o autor da salvação

 

Leia Hebreus 2.10

 

Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles. 

 

O significado da palavra autor é “aquele que cria, causa ou dá origem a alguma coisa.” Para sermos salvos do inferno, precisamos de um salvador, mas não é qualquer salvador. 

Também não qualquer salvação, vai além de sermos resgatados do inferno, mas também para entrarmos na glória, na terra do descanso, na vida cristã vencedora. 

E foi este autor que escrevendo a sua história definiu que você é um vencedor. A salvação dEle neste projeto criado por Ele é nos salvar de todas as coisas negativas e introduzir-nos na glória. Isso não ocorre da noite para o dia, mas é um processo que dura toda a vida. É por isso precisamos seguir o Senhor por toda a nossa vida, para sermos levados a esse lugar glorioso n’Ele. Os filhos de Israel foram libertos em apenas uma noite, mas “lutaram” longamente até entrarem na terra da promessa. E isso só foi possível porque a coluna de glória os guiou para tal. 

 

d. O Senhor Jesus também é nosso sumo sacerdote

 

Leia Hebreus 4.14

 

Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. 

 

Observe que o Senhor também está ministrando como nosso sumo sacerdote. O papel do sumo sacerdote é ministrar diante de Deus. Logo o Senhor ministra tudo o que você precisa. Portanto, não há motivo para ser carente de alguma coisa. Você pede e teu sumo sacerdote intercede diante do Pai. A “tão grande salvação” não tem apenas um redentor, um salvador, um autor escrevendo nossa história.

Mas também um sumo sacerdote ministrando vida a nós e intercedendo por nós.

 

2. A tão grande salvação é por tudo que Cristo fez, está fazendo e fará

 

Fez a purificação dos pecados 

 

Leia Hebreus 1.3

 

Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas. 

 

Esteja em paz. Seu pecado foi purificado de uma vez por todas. Veja que mais um pouco à frente a palavra diz que foi para sempre. 

 

Leia Hebreus 7.27

 

[...] que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu. 

 

b. Provou a morte por todos nós

 

Uma vez que Ele provou a morte, a morte foi destruída.

 

Leia 2 Timóteo 1.10

 

 

[...] e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho. 

 

Sabemos que este será o último inimigo que veremos sendo exposto pois Cristo já venceu, portanto não creia na morte. Negue-a. E podemos aplicar enquanto isto, na morte de coisas e situações. 

Por exemplo se ha morte na sua casa, negue isso. Você tem uma enfermidade em seu corpo físico indicando a presença de morte? Não creia nisso, não aceite isso. É uma mentira.

 

c. Está tão grande salvação também nos trás libertação da escravidão. 

 

Ele realizou isso na cruz. Satanás está acabado. Sempre que satanás vem, você deveria dizer: “Satanás, você veio para o lugar o errado. 

Você não sabe que já foi destruído? Quem liberou você? Volte para o seu lugar!” Ele irá embora. Cristo nos libertou da escravidão. 

 

Leia Gálatas 5:1

 

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou! Portanto, permanecei firmes e não vos sujeiteis outra vez a um jugo de escravidão.

 

 

Por causa da crucificação inclusiva de Cristo, não há mais morte, nem pecado, nem diabo, e nem escravidão alguma. Pela sua misericórdia, Ele nos abriu os olhos e nos mostrou a sua “tão grande salvação” pela sua morte. E agora pela experiência de fé, podemos perceber que a morte, o pecado, o diabo e a escravidão foram todos crucificados na crucificação de Cristo.

 

d. Mas não foi algo que Cristo fez no passado, Ele continua fazendo. Então esta tão grande salvação está nos santificando

 

Ele está nos santificando dia a dia até que sejamos transformados plenamente à sua imagem.

 

Leia 2 Coríntios 3.18

 

E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. 

 

e. A tão grande salvação e porque Ele é poderoso para nos socorrer

 

Leia Hebreus 2.18

 

Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados. 

 

Ele é capaz de nos socorrer em qualquer situação. 

Não dê ouvidos às mentiras. Não dê ouvidos ao ambiente que você está vivendo momentaneamente, nem às fraquezas ou quem quer que seja que fale contra a verdade absoluta da Palavra. Apenas feche os olhos e diga: “Isso é uma mentira. Vá embora. Eu creio conforme a Palavra de Deus diz”. Isso é fé.

 

3. A tão grande salvação também nos torna coerdeiros do Pai. 

 

Nós, os muitos filhos de Deus, somos coerdeiros com Ele, herdando com Ele não apenas a salvação, como também todas as coisas.

 

Leia Romanos 8.17

 

Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. 

 

A “tão grande salvação” é capaz de nos salvar a tal ponto que nos introduz na herança com Cristo. Assim, compartilhamos tudo o que Ele herda.

 

Está tão grande salvação é nos dar uma salvação plena e completa.

 

Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. (Hb 7.25)

 

Essa salvação é ilimitada, salvando-nos completa, inteira e perfeitamente, durante todo o tempo, até o fim. 

Essa é a extensão de nossa “tão grande salvação”. Ela é grande naquilo que Cristo é, naquilo que Cristo faz e em sua extensão. Sua parte mais preciosa é desfrutar Cristo como a vida que nos salva e como nosso descanso nesta era. Sua parte mais gloriosa é herdar o reino de Cristo com glória, na era vindoura.

 

4. No entanto o autor aos Hebreus nos deixa uma Advertência: 

 

Leia Hebreus 2.1

 

Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. 

 

Você não pode se omitir dessa responsabilidade e dizer que não ouviu ou não viu. 

Isso é fundamental “para que delas jamais nos desviemos”. Cuide para que você não se desvie do que ouviu. 

Não seja um pedaço de madeira desgovernado que somente flutua à deriva na correnteza.

Havia uma correnteza do judaísmo para os crentes Hebreus. Agora há uma corrente de distração no mundo e uma corrente do legalismo no meio da igreja. Há muitas correntes negativas hoje. 

 

Não permita que essa “tão grande salvação”, sua graça, se torne vã na sua vida e você seja tirado da porção dos vencedores.