Seja abençoado no meio da tribulação
Uma das mentiras do diabo é levar as pessoas a acreditar que é muito difícil ser abençoado ou ter as orações respondidas, porque primeiro teríamos que vencer todos os pecados e vencer a carne, para só depois Ele nos ouvir, mas isso é mentira, pois o sangue de Jesus já conquistou todas essas coisas para nós. O Senhor nos qualifica para entrarmos na possa da herança. O Senhor ouve todas as nossas orações, mas isso não significa que a manifestação da resposta é sempre instantânea. Uma coisa é a oração respondida, e outra, a manifestação da resposta.
Toda oração é ouvida no momento em que você ora, mas a resposta nem sempre é imediata. Isso foi exatamente o que o anjo disse a Daniel. As orações dele tinham sido ouvidas desde o primeiro dia, mas a manifestação da resposta só veio 21 dias depois.
Leia Daniel 10.11-13
Ele me disse: Daniel, homem muito amado, está atento às palavras que te vou dizer; levanta-te sobre os pés, porque eis que te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, eu me pus em pé, tremendo. Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.
Quando o povo de Israel peregrinava no deserto, eles murmuraram contra o Senhor, então vieram cobras abrasadoras para o meio deles (Nm 21.6-8). Eles clamaram para que o Senhor removesse as cobras, mas o Senhor mandou Moisés fazer uma serpente de bronze e colocá-la na ponta de uma haste para que qualquer pessoa que olhasse para ela fosse curada. Observe que Deus ouviu a oração, mas não da maneira que eles pediram. Deus não removeu as cobras.
A provação aumenta o seu valor para Deus
Leia Tiago 1.2-4
Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
A Palavra de Deus diz que devemos nos alegrar ao passarmos por várias tribulações. Devemos nos alegrar porque a provação da fé produz perseverança, paciência. Se cada vez que orássemos houvesse a manifestação instantânea da resposta, não haveria ocasião para a nossa fé ser testada.
Tenha em mente que nem todas as provas ou testes procedem do Senhor. Quando você passa por lutas financeiras, problemas com enfermidade e acidentes, entenda que essas coisas não procedem de Deus. Mas mesmo quando somos atacados, Deus faz com que todas as coisas cooperem para o nosso bem.
Deus sempre ouve as nossas orações, mas a resposta não manifestará instantaneamente, pois o processo de espera é para nos trazer maturidade.
Todos nós queremos respostas imediatas, mas estamos passando por um processo de aprendizagem. Nossa fé está sendo testada e, uma vez aprovada, ela produz perseverança e paciência.
E, quando a perseverança tem ação completa, tornamo-nos perfeitos e íntegros, sem nos faltar coisa alguma. Lembre-se de que o Senhor ouve a nossa oração imediatamente quando oramos, mas a manifestação da resposta algumas vezes pode levar um tempo. Uma barra de ferro tem um valor, mas, quando transformada na ferradura de um cavalo, seu valor aumenta. Entretanto, se ela for transformada em pequenas engrenagens de relógio e colocadas num Rolex, seu valor aumenta ainda mais. E o paradoxo é que o menor vale mais do que o maior. Ambos são constituídos do mesmo material, mas a diferença está no processo pelo qual cada um passou.
O material foi trabalhado, por isso mais valor foi adicionado. O seu valor diante de Deus só cresce. Por isso, alegre-se no meio da tribulação.
O Deus de toda a graça nos apefeiçoa na tribulação.
Leia 1 Pedro 5.10
Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.
Veja que o Deus de toda a graça nos aperfeiçoará depois de termos sofrido um pouco. Não é um sofrimento por toda a vida, é por um pouco.
Toda tribulação é temporária e os seus resultados são sempre bons. Depois de ter a fé provada, você será aperfeiçoado, firmado, fortalecidos e fundamentado. A provação da fé traz muitos benefícios. Primeiro, Pedro diz que somos aperfeiçoados em nosso caráter. Depois, somos firmados, fortalecidos e fundamentados.
A tribulação é apenas por um momento.
Leia 2 Coríntios 4.17,18
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.
Nesse contexto, Paulo fala de tribulação, no entanto ele diz que essa tribulação é só por um momento. Toda tribulação na vida de um crente é apenas por um momento, que está cooperando para o nosso bem e vai resultar em eterno peso de glória. Cada tribulação que você enfrenta e responde em fé você ganha peso de glória. Jacó teve doze filhos, mas tinha um filho que ele amava mais, José. Ele fez uma túnica colorida para ele, o que despertou a inveja dos outros irmãos. Estes tomaram José e lançaram num poço, pegaram sua túnica, mancharam com o sangue de um animal e levaram ao seu pai, dizendo que algum animal o tinha matado. Jacó chorou e sofreu muito. Muitos anos se passaram, e José foi levantado como autoridade no Egito. Num dia, seus irmãos vieram ao Egito para comprar pão. José não se revelou a eles, mas mandou que trouxessem o irmão mais novo.
Quando os outros filhos voltaram para buscar Benjamim, então Jacó se desesperou. Jacó pensava que todas as coisas eram contra ele, mas a verdade é que o seu filho estava no trono do Egito planejando coisas boas para toda a família. Mais tarde, José leva seu pai para o Egito e cuida dele pelo resta da sua vida.
No fim da história, entendemos que todas as coisas cooperaram para o bem. Não saia lamentando suas lutas e nem reclamando do sofrimento. Podemos ver uma diferença em José antes e depois da provação pela qual ele passou. Ele tinha sonhos e não sabia compartilhá-los, mas se tornou capaz de interpretar sonhos.
Saber interpretar é compreender o significado das circunstâncias. Ele entendeu que Deus o tinha levado para o Egito, não foram seus irmãos que fizeram isso. É possível ter o Senhor falando conosco e mesmo assim não sermos capazes de interpretar. Ser capaz de interpretar coloca você em outra posição.
Se Deus lhe der a capacidade de interpretar o mercado, você prosperará. Uma pessoa pode ler a Bíblia, mas aquele que tem o poder de interpretar lhe dará o mel que sai da rocha. José foi provado e se tornou um intérprete de sonhos. Em Romanos 8.28, lemos que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Mas o verso 29 declara que o alvo final é sermos conformados na imagem de Jesus. E esta é a riqueza mais extraordinária, ser parecido com Jesus. No meio da tribulação, haverá livramento.
Leia 1 Coríntios 10.13
Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.
A palavra “tentação” aqui também significa “provação” ou “teste”. As provações e testes procedem do maligno, que usa homens para seus fins, mas o Senhor coloca uma linha de limite que ele não pode ultrapassar. Isso significa que, quando você já perdeu todas as suas forças no meio da luta, o diabo não pode mais atacá-lo. Não pode porque ele não pode nos provar além das nossas forças.
A primeira promessa aqui é que Deus não permite que sejamos provados além das nossas forças. A segunda promessa é que, no meio da luta, Ele nos dará um escape. Mesmo que você não veja mais saída, lembre-se de que Deus é fiel. Aquele que criou um caminho para o seu povo passar no meio do mar quando não havia nenhuma saída é o mesmo que se não houver uma saída, Ele vai criar uma porta. Lembre-se de que a provação é sempre temporária, vai passar. Seja paciente e o Senhor lhe dará o escape.