O DEUS DOS MONTES E DOS VALES!

Escrito em 15/06/2025
.


O DEUS DOS MONTES E DOS VALES!

 

Leia I Reis 20.22-29

 

“Então, o profeta se chegou ao rei de Israel e lhe disse: Vai, sê forte, considera e vê o que hás de fazer; porque daqui a um ano subirá o rei da Síria contra ti. Os servos do rei da Síria lhe disseram: Seus deuses são deuses dos montes; por isso, foram mais fortes do que nós; mas pelejemos contra eles em planície, e, por certo, seremos mais fortes do que eles. Faze, pois, isto: tira os reis, cada um do seu lugar, e substitui-os por capitães,

e forma outro exército igual em número ao que perdeste, com outros tantos cavalos e outros tantos carros, e pelejemos contra eles em planície e, por certo, seremos mais fortes do que eles. Ele deu ouvidos ao que disseram e assim o fez.

Decorrido um ano, Ben-Hadade passou revista aos siros e subiu a Afeca para pelejar contra Israel.

Também aos filhos de Israel se passou revista, foram providos de víveres e marcharam contra eles. Os filhos de Israel acamparam-se defronte deles, como dois pequenos rebanhos de cabras; mas os siros enchiam a terra. Chegou um homem de Deus, e falou ao rei de Israel, e disse: Assim diz o Senhor: Porquanto os siros disseram: O Senhor é deus dos montes e não dos vales, toda esta grande multidão entregarei nas tuas mãos, e assim sabereis que eu sou o Senhor. Sete dias estiveram acampados uns defronte dos outros. Ao sétimo dia, travou-se a batalha, e os filhos de Israel, num só dia, feriram dos siros cem mil homens de pé.”

 

O que quero falar com você é que Deus é Deus nos montes e é Deus nos vales. Deus é Deus nos tempos bons e nos tempos ruins. Deus é Deus em todas as situações e circunstancias. Deus é Deus quando você esta bem e Ele e Deus quando você esta mal. Quaisquer que sejam as circunstancias na sua vida nesse tempo Ele continua sendo o seu Deus.

 

Monte é lugar de exaltação, de proeminência de holofotes e de visibilidades. Vale ao contrário é lugar de humilhação de anonimato. Mas Deus é Deus quando você esta no monte e é Deus quando você esta no vale.

Quando você se sente o maior vitorioso do mundo Deus é Deus. E quando você se sente um nada Deus é Deus também .

Portanto, não importa como você chegou aqui. 

Você voltara para casa com os olhos brilhando e com a convicção de que você não esta sozinho. Mas o que essa historia de Israel, pode nos ensinar?

A primeira coisa que aprendemos é que no monte ou no vale não faça concessões ao inimigo:

O texto que nos lemos traz para nos um momento marcante da historia de Israel. Era o ano 900 a.C. 

A esta altura a nação estava dividida em dois reinos. Reino do Norte chamado de Israel e reino do Sul chamado de Judá. A capital do reino do sul era Jerusalem. A capital do reino do norte era Samaria. Neste tempo reinava sobre Israel o rei Acabe. Nessa mesma época, a Síria era o império mais poderoso daquele tempo. 

 

Era uma nação imbatível, formada por uma confederação de nações liderada por Ben-Hadade. 

E a Bíblia diz um pouco antes do texto que lemos que Bem-Hadade veio para dominar Samaria e trouxe com ele trinta e duas nações compondo com eles uma confederação de reinos par esmagar Israel. Então nos estamos falando de trinta e duas nações contra uma única nação. 

Esses reis vieram juntos com os seus exércitos para a batalha. No contexto de guerra a presença do rei dava um reforço tamanho a batalha porque revelava aos soldados o comprometimento do seu rei com aquela vitoria. A Bíblia diz que Ben-Hadade mandou uma mensagem para o rei de Israel. E na mensagem ele disse: “Todo o teu tesouro é meu. O tesouro particular que você tem é meu. 

E todo tesouro da nação é meu, manda para mim, também as mulheres e os filhos. Manda também as mulheres do reino e os vossos filhos.” Por que as mulheres? Porque elas serviam para os soldados e os filhos serviam como exercito que seria treinado para as próximas batalhas. Então Ben-Hadade quer o tesouro do rei, o tesouro do reino as mulheres da nação e os filhos. Vamos ler:

 

Leia II Reis 20.2-3

 

“Enviou mensageiros à cidade, a Acabe, rei de Israel,

que lhe disseram: Assim diz Ben-Hadade: A tua prata e o teu ouro são meus; tuas mulheres e os melhores de teus filhos são meus.”

 

Acabe querendo evitar uma guerra, até porque Israel não tinha condições de vencer Síria, manda dizer ao rei Bem-Hadade que o estava ameaçando: “O ouro, a prata as mulheres e os melhores dos meus filhos são teus.” Quando Bem-Hadade recebe a mensagem de concordância de Acabe, ele não fica contente só com aquilo e manda outra mensagem:

 

Leia II Reis 20.5-6

 

“Tornaram a vir os mensageiros e disseram: Assim diz Ben-Hadade: Enviei-te, na verdade, mensageiros que dissessem: Tens de entregar-me a tua prata, o teu ouro, as tuas mulheres e os teus filhos.

Todavia, amanhã a estas horas enviar-te-ei os meus servos, que esquadrinharão a tua casa e as casas dos teus oficiais, meterão as mãos em tudo o que for aprazível aos teus olhos e o levarão.”

 

Em outras palavras: “Ja me atendeste naquilo que eu quero, mas eu quero te informar que amanha a esta hora os meus homens entrarão em Samaria e eles irão de casa em casa e de fazenda em fazenda e tudo o que houver nas casas que me for aprazível eles me trarão.” Note que na primeira determinação de Bem-Hadade, Acabe atende para evitar uma guerra. 

Ele já esta entregando seu tesouro pessoal, o tesouro da nação as mulheres e seus filhos. Mas Bem- Hadade não se da por satisfeito e diz: “Eu quero tudo o que me for aprazível, tudo o que tiver valor de cada casa de Israel.”

Bem-Hadad e uma figura do diabo. Bem = filho; Hadade = Tempestade. Significa Filho da Tempestade. Esse texto nos ensina que não adianta fazer concessões para o inimigo. 

O inimigo não quer parte do que você tem, ele quer tudo.

Não faça concessões. Está pedindo parte agora apenas para te deixar vulnerável depois que você

ceder ele vai querer mais.

Ele vai querer seus bens, sua família, seus filhos, tudo o que você tem... Por isso não devemos fazer concessões. Ele quer o seu tempo, ele quer seus finais de semana. Ele quer sua liderança. 

Ele quer seu dinheiro, ele quer seus sonhos, suas conquistas. Se você ceder o final não ficara com nada. Precisamos estar vigilantes, porque muitas vezes nos momentos de vulnerabilidade da nossa vida ele manda mensagem. Quando estamos nos sentindo fracos, o inimigo aparece. Mas seja no monte ou no vale, não negocie com o inimigo! Mas hoje, nós estamos aqui para dizer: Satanás você não vai tocar nem na minha vida nem naquilo que é meu!

• Porque eu não vou abrir mão da minha família!

• Eu não vou abrir mão dos meus filhos!

• Eu não vou abrir mão da minha liderança!

• Eu não vou abrir mão de nada do que Deus me deu!

No monte ou no vale Deus está com você.

 

A segunda coisa que eu aprendo com essa historia e que seja no monte ou no vale Deus esta sempre comigo. Quando Bem-Hadade diz que quer tudo, Acabe decide consultar os conselheiros e os anciãos do reino. E os anciãos disseram a Acabe: “Não ceda. Não de nada do que ele esta pedindo. Prepare o exercito para a batalha.”

 

Leia II Reis 20.7-8

 

“Então, o rei de Israel chamou todos os anciãos da sua terra e lhes disse: Notai e vede como este homem procura o mal; pois me mandou exigir minhas mulheres, meus filhos, minha prata e meu ouro, e não lho neguei. Todos os anciãos e todo o povo lhe disseram: Não lhe dês ouvidos, nem o consintas.”

 

Acabe, então mandou mensageiros a Ben-Hadade e lhe disse: Eu ja tinha cedido, mas como você quer tudo, não vou dar é nada. 

E a Bíblia diz que o Bem-Hadade fica furioso e ameaça fazer uma grande carnificina em Samaria.

 

Leia II Reis 20.9-11

 

“Pelo que disse aos mensageiros de Ben-Hadade: Dizei ao rei, meu senhor: Tudo o que primeiro demandaste do teu servo farei, porém isto, agora, não posso consentir. E se foram os mensageiros e deram esta resposta. Ben-Hadade tornou a enviar mensageiros, dizendo: Façam-me os deuses como lhes aprouver, se o pó de Samaria bastar para encher as mãos de todo o povo que me

segue. Porém o rei de Israel respondeu e disse: Dizei-lhe: Não se gabe quem se cinge como aquele que vitorioso se descinge.”

 

Em outras palavras acabe falou: “Não se gabe, aquele que cinge das armas como aquele que a depõe.” Era um dito popular oriental que significa: “Você está contando vitória antes da batalha. Pois pode vir.”

Veja como o inimigo é. Ele tenta nos intimidar com ameaças! Tenta tirar a nossa estabilidade. 

Ele quer que a gente prepare o velório antes mesmo da morte chegar. Eu declaro que toda ameaça do inimigo contra a sua vida e sua casa será neutralizada em nome de Jesus. Quando Acabe estava preparando o exercito para a Batalha, Deus enviou um profeta para falar com Acabe: “Pode ir a peleja porque eu vou te dá vitória sobre o rei da Síria.”

E Acabe pergunta: “Como o Senhor vai me dá vitória?” E o profeta lhe respondeu: 

“O Senhor via lhe dar vitória com os príncipes das aldeias e das tribos.” Em outras palavras, ele vai usar o que você tem. Samaria estava cercada por 130 mil soldados. E aqui a Bíblia diz que veio um profeta ter com Acabe, rei de Israel e lhe disse:

 

 “Assim diz o Senhor você está vendo toda esta grande multidão hoje a entregarei nas tuas mãos para que saibas que eu sou o Senhor.”

Você pode ter vindo hoje aqui e não estava tão animado. Talvez você ate teve algum empecilho para chegar, mas Deus lhe trouxe aqui, Deus tirou você da sua casa e trouxe você para falar ao seu coração: estes teus gigantes, diz Deus, vou entregar nas tuas mãos. 

Para que eles saibam que há Deus na sua vida. 

Glória a Deus. E Acabe pergunta novamente: 

“Eu espero o ataque da Síria ou ataco primeiro?” E o Senhor respondeu através do profeta: “Ataque primeiro”... E Acabe atacou o exercito da Síria composto por trinta e duas nações e naquele dia Israel prevaleceu porque o Senhor estava com Israel.

• Você também vai prevalecer! O mesmo Deus que estava com Israel é por você! A palavra do Senhor para você é: Pode atacar que eu estou contigo!

O profeta disse para Acabe: Agora que você venceu não descanse. Você tem um ano para se organizar. Aproveita bem o ano que esta a tua frente porque o rei da Síria vai voltar então se fortalece e se organiza. 

Enquanto Israel, comemorava a vitoria, os inimigos estavam conversando entre si, sobre como poderiam ter perdido uma batalha para um exercito que do ponto de vista natural era muito inferior. E o que o inimigo conversava?

 

Leia II Reis 20.22-23

 

“Então, o profeta se chegou ao rei de Israel e lhe disse: Vai, sê forte, considera e vê o que hás de fazer; porque daqui a um ano subirá o rei da Síria contra ti.

Os servos do rei da Síria lhe disseram: Seus deuses são deuses dos montes; por isso, foram mais fortes do que nós; mas pelejemos contra eles em planície, e, por certo, seremos mais fortes do que eles.”

 

 

E a Bíblia diz que Deus ouviu a conversa do inimigo e não gostou do que eles falaram. Eles disseram que Israel só tinha tido vitoria porque Deus era Deus dos montes. Se eles travessem a batalha no vale, Deus não poderia ajudar. E isso é o que o inimigo fala para muita gente: Que Deus só esta com ele quando ele esta vivendo momentos de monte, quando os tempos difíceis chegam, Deus o abandona. Por isso, a Bíblia diz que quando chegou novamente o tempo da batalha, Deus

levantou o seu profeta e falou:

 

Leia II Reis 20:28

 

“ Chegou um homem de Deus, e falou ao rei de Israel, e disse: Assim diz o Senhor: Porquanto os sírios disseram: O Senhor é Deus dos montes e não dos vales, toda esta grande multidão entregarei nas tuas mãos, e assim sabereis que eu sou o Senhor.”

 

Em outras palavras é como se o Senhor tivesse dito a Acabe: com pouco você vencera aquele que tem muitos. O assim diz o Senhor, vale mais do que um forte exercito. Assim diz o Senhor, vale mais do que ter muito dinheiro. O “Assim diz o Senhor”, muda tudo na nossa vida. 

Vai ter batalha, mas é certo também que vai ter vitoria!

E essa e a mesma palavra para você: Mesmo tendo pouca força você vencerá! 

O Diabo não vai tomar nem o que é seu nem a sua família.

Assim diz o Senhor, você vai se levantar! Você vai sair dessa situação!

Esse vale na sua vida vai passar, e o mesmo Deus que lhe deu vitória no monte lhe dará vitória no vale.

Quando Ben-Hadade voltou com todo o seu exercito ele voltou pelo vale certo que teria vitoria. Mas, Acabe pelejou e outra vez prevaleceu contra Bem-Hadade tanto no monte quanto no vale. Porque Deus é Deus dos montes e e Deus dos vales. No Vale sentimos medo, sensação de morte, palpitada no coração. Mas nós não estamos sozinhos.

Você pode estar no vale, mas Deus está acima dos montes. Deus não perde o poder porque eu estou no vale.

O que importa não é se eu estou no vale ou no monte o que importa é que Deus

está comigo. No Salmo 23 Davi fala: “Ainda que eu ande pelo vale de sombra e de morte não temerei mal algum, porque tu estás comigo.” Não é o vale que define a sua vitória, é o fato do Senhor estar contigo.

 

A Bíblia diz: “Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” Deus esta conosco quando estamos em exaltação, mas Deus esta conosco quando estamos em humilhação. Deus esta conosco tanto quando tudo nos vai bem e quando todas as coisas não nos vão bem.

O que define a sua vitoria não é se você esta no monte ou no vale. Mas se Deus esta com você. E em último lugar a terceira lição que tiramos desta história e que no monte ou no vale Deus ama você. A religiosidade nos levar a concluir que se alguém esta passando por uma luta è porque Deus a abandonou ou porque Deus não a ama, ou ainda porque Deus esta pesando a mão.

Mas a verdade é que o mesmo Deus que nos ama quando estamos no monte permanece nos amando quando estamos no vale. E um bom exemplo disso e o que aconteceu com Jesus: Houve dois momentos na vida de Jesus em que o Pai falou: tu és meu filho amado. A primeira vez foi no seu batismo. A segunda vez que o Pai falou para o filho, que Ele era um filho amado, foi no monte da transfiguraçao:

E o que é interessante nesses dois eventos? É que o lugar exato do Batismo de Jesus foi em uma parte do Jordão muito próximo ao mar Morto. E o Mar morto esta a quase quatrocentos metros abaixo do nível do mar. É o lugar mais baixo da terra. Por outro lado, o monte da transfiguração foi provavelmente o Monte Hermon. E o monte Hermon esta 2.800 metros acima do nível do mar. 

O que isso nos ensina? No momento mais alto da vida de Jesus, o Pai o chamou de filho amado e no momento mais baixo da sua vida Ele também o chamou de filho amado. E fácil acreditar no amor de Deus quando você esta vivendo momentos bons. E fácil dizer que é filho amado, quando você é promovido. E fácil dizer que e filho amado, quando você compra um carro novo.

E fácil dizer que e filho amado, quando seu filho nasce saudável. E fácil dizer que e filho amado, quando você esta viajando de ferias. O desafio é crer que você é filho amado, quando você recebe um diagnóstico médico indesejável. O desafio é crer que você é filho amado, quando você está enfrentando um processo na justiça! 

 

O desafio é você crer que é filho amado, quando você está passando por privações financeiras. Você já percebeu que na maioria das vezes problema nunca vem sozinho? Um problema sempre vem acompanhado de outro problema. Problema chama problema.

Muitas vezes o meu problema atinge outras pessoas, atinge família, pais, irmãos. 

Mas hoje que quero lhe dizer que o Deus dos montes é o Deus dos vales. Muitas vezes as crises chegam e nos levam para lugar que nos não queremos. E nos vemos envoltos em tantos problemas. Fique atento, porque nos momentos de lutas, privações, o Diabo vai aparecer para questionar o amor de Deus por você.

Depois de ter jejuado por quarenta dias, Jesus teve fome. 

E na hora da fome o diabo apareceu dizendo: “Se tu és filho de Deus, transforma pedra em pão”. Quantas vezes em momentos desafiadores para nós o diabo vem com o mesmo questionamento: Se você fosse filho amado você não estaria passando por essa situação! Se você fosse filho amado seu filho não estaria doente.

Se você fosse filho amado, você não estaria passando por esse aperto

financeiro. Se você fosse filho amado, seu casamento não estava desse jeito.

Mas a resposta de Jesus deve ser a mesma nos nossos lábios. Diga para o diabo em voz alta: “Com pão ou sem pão eu sou filho de Deus. E não apenas filho, mas filho amado.” O amor de Deus é inalterado! 

Ele ama você nos seus melhores momentos, mas ele continua amando a você nos seus piores momentos. Sabe o que nos mantem de pé nos momentos difíceis? É a convicção de que somos filhos amados do Senhor.

Eu quero concluir da mesma forma que eu comecei: Eu não sei como você esta. Eu não sei como esta sua família, como estão os seus negócios, como esta sua saude. 

Eu não sei se você esta vivendo um momento de monte ou de vale. Mas a palavra de Deus para sua vida: “Assim diz o Senhor: O Senhor é Deus dos montes e dos vales, e toda esta grande multidão entregarei nas tuas mãos, e assim sabereis que eu sou o Senhor”. Portanto, não faça concessões para o inimigo. Se firme na certeza de que no monte ou no vale Deus esta com você e você é amado.