A raiz do engano.
Leia Gênesis 3:7-13
Existem três raizes que o inimigo trabalha após a tentação.
Ele gera a culpa – Ele lança um sentimento de culpa no coração do homem. Todo tempo se sentido culpado.
Em segundo o medo – Medo de Deus.
E este sentimento vem por não entendermos o quanto somos amados.
E por fim ele coloca o sentimento de acusação – e é neste aspecto que quero me deter nesta noite. A acusação é a sensação de que estou fora do padrão de Deus. Estou desqualificado. E este talvez seja onde o inimigo lança todos os outros problemas. Pois te impede de receber a benção de Deus.
Leia Romanos 8:1
Vou ler este versículo em duas versões.
Revista e corrigida – tem um acréscimo. Não tem esta frase no original. O pessoal deve ter concluído que seria muito bom para ser verdade. Então baseado no contexto criaram esta frase.
Mas na revista e atualizada – diz
Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
Este versículo é a porta de entrada para uma vida no espirito e debaixo da benção. Uma pessoa debaixo de condenação não tem fé para crer que pode receber de Deus o seu milagre. Uma pessoa assim está sempre na expectativa do juízo de Deus.
Quando algo de ruim acontece ele diz eu sabia que isto iria acontecer.
Pois a condenação leva a pessoa a viver com a alma cansada e sobrecarregado pelo fato de que sempre espera o pior na sua vida.
Normalmente é um conflito interior. As vezes nem comenta com outras pessoas mas que no íntimo passa o tempo todo com esta ideia de acusação.
Para entender o capítulo 8 precisamos entender o contexto dele, que é o capítulo 7, no capítulo 7 Paulo fala da libertação da lei. A lei é eterna pois ela descreve o caráter de Deus.
Mas então como ser libertos dela? No caso a lei permanece para sempre, mas o fato é que Deus providenciou a morte de Cristo para que pudéssemos morrer com Cristo.
E agora uma vez que estamos mortos. Já não precisamos estar casado com ela, e não só podemos ser livres dela, mas agora podermos casar com a graça. Porque o Senhor quer que fiquemos livres da lei? Porque a lei tem só o poder de te apontar o erro, mas não produz um coração obediente. Ao contrário no entanto a graça te transforma.
A lei diz não roubaras, mas a graça te faz não roubar e te fazer a ser um doador. Está é a diferença entre a lei e a graça.
Agora quando analisamos os dois capítulo podemos observar que a lei está associada a acusação. Por isto Paulo começa o capítulo 8 desta forma, ou seja nenhuma condenação há. Mas porque a lei está associada a este Espirito de acusação?
Preste a atenção pois aqui entro mais profundamente neste assunto, que eu creio uma vez compreendido vai mudar sua vida.
Tudo que o diabo faz tem que ser baseado na lei.
O diabo é extremamente legalista, não é que a lei e do diabo, a lei e de Deus. Mas o diabo usa a lei para tentar você, e depois ele usa para te acusa ou condenar você. E por isto que aceitamos a condenação.
Porque imaginamos que é o Espírito Santo falando, afinal está falando da Palavra de Deus. Veja irmãos está escrito, então não tem como negar a condenação.
O inimigo diz: você quebrou e como quebrou agora virá a ira de Deus sobre você.
Veja a estratégia é fazer você pensar que é Deus que está falando com você. É Deus que está te culpando e também trazendo o mal sobre você por conta do que você fez. Tudo legalmente baseado na palavra. Até pregadores justificam a atitude do diabo sem saber que é ele que esta fazendo citando o evangelho de João que diz que o Espírito Santo veio convencer. Mas vou explicar mais à frente.
Eu te pergunto: quem de nós que precisa ser convencido que pecou. Ninguém irmão.
Aquele que foi salvo tem no seu espirito a vida de Deus. Está vida sente o erro e não precisa ser convencidos.
Sempre que pecamos sabemos. Agora como o inimigo usa a lei na prática? Vou te responder fazendo uma outra pergunta.
Se o diabo queria destruir o homem. Porque ele não tentou Eva para matar Adão? Poderia dizer para Eva que Adão estava muito ausente, que ele queria o mal dela. Não é verdade?
Porque não fez isto? Ele não é assassino desde o princípio diz a Bíblia?
Ele não podia fazer isto porque ele só pode tentar baseado na lei. É só tinha uma lei naquela época.
Qual era a lei ? Não comer da árvore. Só que depois que você cai ele vai trazer condenação.
Leia Romanos 3:20
Veja é muito claro. Ninguém será considerado justo obedecendo às obras da lei ou seja os mandamentos.
Não estou autorizando você viver na prática pecado, mas estou dizendo que cumprir mandamento não te justifica. E Paulo explica o porque da lei no término do versículo: é para manifestar o pecado.
A lei foi dada para mostrar o pecado. E se foi dado para mostrar o que você sente quando vê o pecado?
Você sente alegria? Não você sente condenação . Então por meio da lei o diabo nos condena. Quando falamos de ser libertos da lei, temos que definir o que é lei.
Romanos 7 fala de ser libertos da lei. Então qual a definição da lei.
Lei em uma das definições e favor merecido. Então ser libertos da lei neste sentido é que estou livre de me relacionar com Deus baseado no merecimento da lei. Não preciso fazer troca com Deus mais. Agora é tudo pela obra de Cristo. Poderíamos também definir a lei como condenação. Pois Paulo está definindo aqui que por ela vem o pleno conhecimento do pecado. E isto está escrito na palavra de Deus de fato.
2 Coríntios 3:6-9
Ele compara o velho do novo testamento.
E fala que um é da justiça e o do velho é da condenação. Veja fica claro aqui que a lei então tem este propósito. Deixa acrescentar algo a você aqui. Você vê em Deuteronômio 27 que quando o povo entrassem deveriam dividir os príncipes em dois grupos de 6 e subirem em dois montes. Um grupo iria ler as maldições e no final de cada maldição deveria dizer amém.
Mas nas bênçãos não diz para dizer amém, está nos capítulo 27 e 28.
Porque será que tem esta observação? Não tem amém para as bênçãos porque amém é o nome de Jesus e como Ele não tinha vindo, o povo só poderia receber as condenações. Mas no novo testamento a palavra diz que todas as bênçãos de Deus nele tem o sim e o amém. Nós vivemos nesta verdade.
Mas vamos voltar para a mensagem. Então quando Paulo diz que precisamos ficar livre da lei precisamos sair da condenação. Se você vive com base no merecimento então você fica debaixo o tempo todo de condenação pois você não consegue cumprir as exigências da lei.
Veja que a mesma palavra que gera vida se não tiver revelação pode gerar morte.
Nem estou falando dos mandamentos propriamente ditos. Imagina que você vem aqui e me ouve pregar que precisa declarar a palavra de Deus, mas aí você esquece de declarar um dia ou na semana E se algo dá errado o que você vai pesar ? Pensamentos de condenação, pois você me ouviu dizer que precisa declarar.
Mas se continua crendo no merecimento você ficará condenado por não ter declarado, pois você esta cheio de fé no seu mérito. E quando falha você se sente condenado. Temos que orar, temos que declarar mas não transforme isto em lei. Pois o diabo sempre vai te acusar que não foi suficiente ou que você não fez. Está entendendo o problema da lei? Nós estamos em Cristo.
Então temos que endentar que por Cristo somos abençoados. Não somos em nós mesmos. Deus colocou você em Cristo. O céu está aberto sobre Cristo. E você participa da benção pois você foi incluído em Cristo.
Agora como sei se estou vivendo na lei. Se vivo debaixo de condenação. E se vivo debaixo de condenação mais pratico o pecado.
1 Coríntios 15:56
Ou seja para que haja morte precisa do ferrão do pecado. Mas qual é a força do pecado? Baseado no que estamos falando do significado da lei, a força do pecado é viver com base no merecimento e também do sentimento de condenação.
Toda vez que falamos sobre isto a primeira coisa que vem na mente das pessoas é que estamos sendo complacentes com o pecado. Veja não estou dizendo que você pode viver no pecado, e nem Paulo diz isto. Na verdade o pecado é tão sério que precisou de Jesus morrer na cruz para vencê-lo. Mas a força dEle está na lei. Ou seja no merecimento e na condenação. Quanto mais vc sente amado mas você vai respeitar o Senhor.
O filho que sabe que é amado corresponde e o contrário também. Da mesma forma nós amados. Podemos até cair, mas não suportamos viver lá.
Mas quem vive debaixo de condenação acaba enfiando o pé na jaca. Não existe a impecabilidade. Todos caímos e pecamos.
João 8:10
Ninguém acusa, e o Senhor também diz eu não te condeno, apesar de ser o único que poderia condenar.
Se você ler só o vais e não peques mais, seria lei.
Mas antes o Senhor falou eu não te condeno. Pois só sabendo que não somos condenados pode livrar o homem de continuar no pecar. Pois é a condenação que faz alguém levar a vida no pecado. Jesus poderia dizer para esta mulher olha mulher eu poderia te deixar ir, mas veja se fizer isto vou dar um mal exemplo.
Tem gente aqui que pode sair e querer pecar também. Afinal é assim que o inimigo justifica para tomarmos uma atitude de condenação com as pessoas. Mas ele diz eu não te condeno. E se Jesus não te condena quem sou eu para te condenar. Eu já até perdi ovelhas que não concordam com isto. Querem que sejamos duros para dar exemplo. Mas irmãos a condenação é a força para o pecado.
Se estamos vivendo um cenário de tantas pessoas que se dizem desviadas e porque há muita condenação. Se você está sentido mal diante de Deus, não importa o que você fez, o Senhor está dizendo para você hoje “eu não te condeno”. Agora Ele diz que não te condena, não porque concorda com o pecado. Mas é porque o pecado não pode ser condenado duas vezes.
Este pecado que você cometeu foi cravado em Cristo. Já foi condenado. Se Ele condenar você hoje Ele está dizendo que não aceitou o pagamento de Cristo na cruz. Tem gente que me acusa de passar a mão nos pecadores. Falam que pecador tem que ser tratado no chicote para mudar de vida. Mas o Senhor Jesus não usou chicote. Precisamos ter o mesmo coração de Cristo.
Não condenando as pessoas e dizemos a elas que nem O Senhor lhes condena. Ser libertos da lei e receber o perdão. Para quem é perdoado não existe lei para aplicar nela. Se tá perdoado quem vai te condenar?
Mas as pessoas preferem ouvir que estamos falando que podem fazer o que quiser. Mas o que estamos dizendo é que tudo o que você fez já está perdoado.
Quem nasceu de novo não quer viver no pecado, mas se pecar temos um advogado que é fiel para nos justificar.
É claro também que pecados tem consequências. Eu mesmo no início já ensinei que pecados são todos iguais. Mas não são, terão consequências diferentes.
A graça não te protege das consequências. Pois o mundo que vivemos tem consequências.
Se pular de um prédio você terá consequências. O que estou dizendo é que eu não te condeno, nem Deus te condena, mas a justiça pode te condenar. Tua mulher pode te condenar, teus amigos podem te condenar. Neste sentido temos que orar para receber misericórdia deles. Quem está entendendo diz amém.
Agora a condenação tem sinais práticos.
A pessoa que está em condenação acredita que o Senhor lhe abandonou. Tem gente que acha que Deus sai dele pois depende do mérito. Então a pessoa que vive em condenação não tem ousadia diante de Deus é tem quer convencer Deus o tempo todo que merece a benção.
Tem gente que acha que falar da não condenação.
Outro sintoma de quem está sentido condenado, está sempre procurando culpado. E quem procura culpado no final vai culpar a Deus (Eva)
Outro sintoma ou sinal de quem vive em condenação é que ele se esconde de Deus. Não quer liderar, não quer se envolver. Quanto menos aparece para estas pessoas elas têm a Senado que Deus não estará olhando elas. Outro sinal é o sentimento de complacência.
Amados é no dia da adversidade que mais sofremos condenação. O dia que a condenação é mais forte sobre sua vida não é o dia que você peca, mas é o dia que você tem um problema. Pois o diabo virá te acusar. E muitos acham que é Deus tratando com ele. Ex: Fumante com câncer. Jesus levou os 50 anos. Já foi condenado em Cristo.
Não é que Deus esqueceu mas porque Cristo foi punido em seu lugar. Agora uma vez que foi punido não pode ser condenado. Outro sinal é a alto punição. Quem vivi debaixo de condenação se auto sabota. Quer casar, arruma um namorado, mas ela mesmo acaba se sabotando, pois acha que é muito para a vida dele. Judas se auto puniu. O suicídio é uma auto punição.
Tipo de penitência. De suportar o jugo porque errou. Outro sentimento que vem como sinal de quem está vivendo em acusação é o sentimento de inferioridade. Fica se lamentando o tempo todo se sentido inferior. Que não vale nada. Tudo isto é obra do diabo. Mas achamos que são de Deus muito disto. Mas não é. Se não é qual a obra de Deus através do Espírito Santo.
Com relação a acusação ele faz três coisas. Convence, testifica e testemunha.
João 16:7-11
Mundo – não é do crente. Aquele que e incrédulo. O Espírito Santo precisa conversar o mundo do pecado. E pecado aponta no singular fala de duas coisas. Primeiro da natureza pecaminosa. Convencer que são pecadores.
Tem gente que se acha gente boa. Mas também significa do pecado porque não creem em mim. O único pecado que leva para o inferno e não crer em Jesus. Na cruz Jesus perdoou o pecado de todo mundo. E a pessoa só vai por inferno porque não aceitou o perdão. Não foi erros e nem pecados que o levaram para lá e isto torna o inferno ainda pior.
Da justiça – este vai ser aplicado ao crente. Precisamos ser convencidos da justiça que é pela fé. Todo tempo precisamos ser convencidos que somos justificados. E porque diz não me vereis mais. Porque quando estavam com Jesus e pecavam eles olhavam para Jesus é quando olhavam o Senhor dizia que não lhes condenava, mas agora não poderiam mais olhar para ele.
Então tinham que crer na justiça de Cristo.
Terceiro fala de convencer do juízo. Porque o príncipe deste mundo já está condenado. Ou seja você não tem que temer o diabo. Então a língua do diabo que é de condenação você pode condenar ele. A promessa é que o Espírito Santo convence você que o diabo já está condenado.
Além de convencer, Ele testifica.
Em Romanos 8:15-17
Ele faz isto continuamente que você é filho. Precisa testifica pois do seu ponto de vista você acha que você é adotivo. E adotivo nem sempre sente digno.
Exemplo o homem rico adota um menino mas ele continua se achando inferior. Se não comportar bem que o pai vai mandar ele embora.
Então o espirito vai testificando dentro de você.
O diabo não quer que você tenha este testificar. Pois quem não tem testificação não pode reinar em vida.
Filho é pidão ..
Quando vc tem este testifica o Espirito de condenação sai.
Terceiro o Espirito vem para testemunhar.
Hebreus 10:15
Testemunho. Deus não se lembra pois já perdoou. Não espere sentir, Ele veio para testemunhar que você já recebeu todas as bênçãos em Cristo. Como testemunha? Testemunha através da pregação. E de fora para dentro. É este testemunho que venho dizer. Não tem mais condenação sobre sua vida.