Edificando com a Palavra.

Escrito em 04/05/2025
.


Edificando com a Palavra.

Quero começar está ministração dizendo que tudo que estamos vivendo de alguma forma saiu de nossa boca, tem saído daquilo que confessamos. Parece uma afirmação um pouco exagerada e forte, mas na verdade edificamos com pequenos tijolos que chamamos de palavras uma estrutura que é a que estamos vivendo hoje.

Já falei também está palavra muitas vezes mas quero falar de um ângulo diferente hoje.

Vou falar de como podemos edificar de forma diferente a nossa vida. E isto passa por confessar a Palavra de Deus. Sem declarar eu não teria chegado a onde cheguei.

Precisamos entender que declarar a Palavra em si só não nos dá as coisas. Mas se nós não declararmos com fé não teremos as coisas.

As nossas declarações tem uma característica bem interessante. O que mais declaramos é o que mais vemos e temos, o que menos declaramos é o que menos vemos é temos. O que você mais tem é o que você tem declarado. E quanto mais declaramos o que já temos e já estamos vendo é o que vamos continuar a ver.

Exemplos negativos:

Estou cansado, estou triste, estou com medo, estou desanimado, estou sem dinheiro, sem força. Se é isto que você está vendo e tendo e continuar falando é isto que continuará vendo. É impressionante como nosso natureza tem está tendência de declarar aquilo que estamos vendo e sentindo. E enquanto continuamos a fazer as mesas declarações do que estamos vendo ou sentido, é isto que continuaremos vendo.

E neste sentido vivemos como um ciclo vicioso, patinando sem avançar. Quero lembrar você que no domingo passado falamos de um novo linguajar, novo andar e novos valores. E não estou falando nem de questão de gírias e coisas assim, este linguajar é sobre falar como no reino do céus se fala.

Por isto quero chamar a atenção neste primeiro ponto para você declarar o que você quer ver e não o que você está vendo.

Gênesis 1:1-3

No princípio Deus criou os céus e a terra. Estava a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Disse Deus: "Haja luz", e houve luz.

Imagina uma situação difícil, de trevas, de caos. Assim estava a terra. Mas a palavra de Deus diz que o Espirito de Deus pairava ali. E aqui quero deixar o primeiro recado de Deus para alguém aqui. Não sei o que você está passando ou vivendo, talvez seja caos total. Mas o Espirito de Deus está pairando sobre sua situação pronto para o liberar de sua palavra criativa e Ele mudar a sua história.

Veja o verso 3 o que você lê Deus dizer ali. Ele diz eu vejo trevas, eu vejo caos ? Não, você vê Deus dizer haja luz. Veja, você não vê Deus dizendo o que estava vendo, mas falou o que queria ver. Querido, pare de dizer o que você está vendo e comece a dizer o que você quer ver. Este é o padrão bíblico para mim e para você. Existe algo muito poderoso na música que cantamos pois são palavras e mensagens que ouvimos.

Por isto temos que ter cuidado com que ouvimos e catamos. Se você ouve e canta musica que diz que o seu milagre vai chegar. Provavelmente você ficará esperando por mais 100 anos esperando algo acontecer. Da mesma forma se ouvimos palavras que diz que um dia sua vitória vai chegar. Talvez este dia não chegue nunca.

Olha como é sério as palavras que dizemos.

Nem é uma questão de pecado, porque às vezes estamos até “louvando”. Mas questão de não estar alinhado com o linguajar do Reino da qual pertencemos.

E por isto que os ministros de louvor e pregadores precisam estar em sintonia com o Espírito Santo, não apenas chegar e cantar ou pregar o que está na moda.

Cuidado com o que você anda ouvindo. Pois é isto que vai ser verdade na sua vida.

Não empreste seus ouvidos para qualquer coisa. Isto vai causar danos em sua vida.

São frases que ouvimos diariamente quer seja por louvor ou pregação que não são verdade. Veja amado: Deus não vai abrir a porta, Ele não vai te curar, Ele não vai mudar sua vida, Ele não vai te abençoar.

Queridos Ele já fez isto há mais de dois mil anos atrás.

Deixa falar algo muito sério aqui, vale para todos nós.

A Bíblia diz que Deus procura verdadeiros adoradores. E quais são estes: os que adoram em espirito e em verdade. Às vezes as pessoas até o adora em espirito mais estão cantando inverdades.

Precisamos estar atentos a isto. O Senhor Jesus na Cruz do calvário gritou para todos ouvirem e suas últimas palavras que ficaram registradas para que eu e você pudéssemos tomar posse desta verdade.

Leia João 19:30

Tendo-o provado, Jesus disse: "Está consumado!" Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.

Ele disse Tetelestai. Que significa está consumado ou levado ao fim, realizar o último ato que completa um processo. Está tudo pago. Está é a expressão que se colocava em uma dívida que havia sido quitada. Veja o Senhor Jesus na cruz do calvário já fez tudo por nós. Já conquistou tudo por nós.

Então cuidado com o que você ouve ou canta, pois o que você ouve afetará o que você fala. Pois quando falamos ou cantamos o que não temos estamos dizendo que o Senhor Jesus é mentiroso e ainda não nos deu. Meu Deus, isto é forte, por isto que quando queremos pagar o que o Senhor Jesus pagou estou dizendo que Ele não pagou. Paulo foi radical com os crentes neste sentido.

E por isto temos que tomar cuidado com certas atividades dentro de igrejas, ainda que sejam de boa intenção não são da cultura do reino.

Exemplo: sete quartas feiras para receber o milagre. Orar no monte para buscar sua benção. Veja eu gosto de orar mas temos que cuidar para não fazer nada com o proposto ou o meio para receber algo. Podemos ter reuniões nas quartas como meio para alçar os perdidos, podemos ir ao monte orar, mas para agradecer, ter momento a sós com Deus.

Agora tem gente que faz para receber. Isto é invalidar o que o Senhor Jesus fez.

Não venha dizer que eu não gosto, fui muito e vou se tiver chance. Mas com gesto de gratidão. Entenda de uma vez por todas. Tudo que o Senhor tem Ele não vende e não troca Ele só da, e Ele deu na cruz do calvário. Nosso papel é crer e receber.

Cuidado com o que está ouvindo, falando ou cantando.

Pois o que você ouve, você vai falar e afetará sua vida. Veja o que diz em Provérbios 18:21.

Leia Provérbios 18:21

“A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto.”

Veja como é sério, já ouvimos este versículo talvez dezenas de vezes, mas o inimigo parece que nos cega para não vermos o qual perigoso seja nossas palavras. A palavra está nos ensinando que a língua pode produzir vida ou morte.

Por isto falo o que quero ver e não estou vendo. Falo de vida, falo de esperança e do favor de Deus. A Bíblia é tão cuidadosa quanto a nossa declaração que nos orienta neste aspecto. Precisamos entender que Cristo é nosso Salvador.

Não temos mais o pecado de Adão. Somos nova criação. E agora o Espírito Santo em nosso espírito recriado, vai nos forjado, ou seja nos educando para que nossa alma (mente, vontades e emoções) sejam readequados a nova identidade que temos em Cristo. Eu e você somos educados para vencer na horizontalidade mas não fomos educados a vencer na verticalidade.

E então queremos exercer as mesmas práticas para vencer nossas batalhas na verticalidade como praticamos na horizontalidade e isto não funciona com Deus, não funciona mais. Veja a importância que a Bíblia da por aquilo que falamos.

Leia Efésios 4:29

Que nenhuma palavra suja, torpe, proceda de vossa boca, mas aquilo que é bom para promover a edificação, para que ministre graça aos que a ouvem."

A palavra suja, torpe no original é sapros, uma palavra que quer dizer algo como peixe podre. Veja irmãos palavras sujas não é só palavrões como dizemos, mas palavras que geram morte. Algumas palavras geram vida mas algumas palavras geram morte. Temos que entender que o mundo espiritual funciona de igual semelhança para os dois lados. Precisamos de sacrifício para redenção, o coisa ruim também exige. Então assim como as palavras podem gerar a vida. O diabo quer também materializar as coisas ruins que saem da nossa boca. As palavras que falamos não são apenas informações, mas são realidades que irão se concretizar e que irão se manifestar. Precisamos aprender a semear a palavras de vida.

Leia Romanos 4:17

"(como está escrito: Eu tenho feito de ti um pai de muitas nações) diante de Deus, em quem creu, que vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se elas fossem."

Deus chama a existência o que não existe, Ele não reclama, mas chama a existência. Agora você pode dizer mas Deus é Deus né?

Mas a palavra de Deus na boca de Deus é a palavra de Deus, sim ou não?. A palavra de Deus na boca dos filhos dEle é a palavra de Deus, sim ou não? Sim! Então declarar a palavra de Deus é chamar a existência aquilo que não existe.

Mas como fazemos é tão importante quanto fazer. É diferente quando você louva colocando importância ou lê a Bíblia colocando importância. E quando dizemos querendo dizer que as coisas vão trazer a existência.

Leia Hebreus 11:3

“Através da fé entendemos que os mundos foram moldados pela palavra de Deus; de modo que as coisas que são vistas não foram feitas das coisas que aparecem."

O universo então foi por explosão? Não!! Foi pela Palavra. E todas coisas também são criadas pela Palavra. É como uma semente. Você semeia algo como o Carvalho. Você não vê a árvore em si pois lançou a semente apenas.

E tudo que o carvalho é, ou seja uma árvore bonita e grande, está naquela semente. Pois a essência do Carvalho está na semente. Você não vê mas consegue visualizar o que será pois você sabe que na semente está tudo que você quer ver.

Assim é a palavra de Deus, uma semente, você não vê mas consegue ver nela e ter certeza de que já tem tudo dentro desta palavra daquilo que você quer ver.

Isto é chamar a existência. Não está lá, mas tem na semente e o DNA do seu milagre está lá. É a palavra de Deus que tem poder para colocar em ordem o caos no nosso universo. Em um primeiro momento você não vê, mas vê a sementes e dentro da semente tem a natureza de Deus. A semente do milho tem a natureza do milho. Mas a natureza de Deus.

Ou seja, tem a natureza da abundância, da cura, do milagre. Lance a semente hoje. E tenha palavras de vida. Pastor mas vou falar algo que não existe. Será que é certo isto? Não tenho, como posso falar que já tenho? Não estaria mentindo? Bem vamos ver o que a Bíblia diz a este respeito.

Leia Joel 3:10

"Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; que o fraco diga: Eu sou forte."

Diga comigo: diga o fraco diga eu sou forte. Olha que impressionante. O texto diz para dizer o que você está vendo, não. O texto não diz: pensa, mas diz: diga, fale. Então fale a palavra de Deus. Precisamos declarar não o que estamos vendo, mas o que queremos ver.

Veja, não estamos negando a existência da fraqueza. Estamos na verdade confirmando a palavra de Deus a respeito de nós. Quando dizemos que estamos fraco, estamos ligando a nossa experiência com nossa identidade.

Mas nossa identidade é de vencedor. Mas quando dizemos a palavra de Deus, a sua experiência vai se submeter a sua identidade.

A nossa experiência vem do antigo reino. Mas a minha experiência não anula nossa identidade em Cristo. Ou não deveria anular. Pois a medida que reforço minha identidade deste novo reino vou tendo experiência deste novo reino. Se a Bíblia diz que você é saudável receba está verdade, pois faz parte da sua nova identidade. Se a Bíblia que você é Santo receba.

Se a Bíblia diz que você é mais que vencedor em Cristo então você é. Se diz que você amado, então você é, se a Bíblia diz que você é filho, então você é, se a Bíblia diz que você pode todas as coisas então você pode. Se diz que é santo então você é, se diz que você está escrito no livro da vida então esta.

Se sua experiência não está no nível da sua nova identidade, continue declarando a respeito da sua nova vida em Cristo até que sua experiência esteja de acordo com sua nova identidade. Somos pessoas fortes que podemos ter experiências fracas. Veja pode ser um forte empresário que está passando por experiências de fraqueza no seus negócios. Um líder excelente em Cristo que não está experimentando o melhor.

Um ótimo pai em Cristo que esteja passando por fragilidade.

Mas você é forte em Cristo diz a palavra de Deus. A nossa crença na palavra de Deus vai se tornar nossa convicção, e nossa crença na palavra de Deus vai se tornar nossa experiência. Agora o tempo em que você lança a semente da palavra e o tempo que você vê os frutos a palavra de Deus chama de santa esperança.

Não a esperança de alguém que espera que pode ser que um dia aconteça. Mas uma confiança de que assim será. Declare que é forte e a palavra de Deus estará agindo enquanto você aguarda. Não podemos mudar nossas vidas sem mudar o que falamos.

Tudo é uma questão de confiar na palavra de Deus. Você pode falar mas não confiar no que está falando. Porque agimos assim? Porque lá no império das trevas não dava para confiar na palavra de ninguém. Então achamos que a palavra de Deus é igual o que vivemos fora. E temos dificuldades de confiar. Mas confie na palavra ainda que tudo se mostre contrairia na sua vida. Pare de desconfiar da palavra de Deus. Vou encerrar falando sobre uma diferença de dois materiais do nosso dia a dia para facilitar o seu entendimento.

O termômetro e o termóstato. Qual a diferença? O termômetro a gente mede a temperatura. E o termostato define a temperatura. Tem cristão que vive como termômetro. Dizer o que está acontecendo e ser apenas termômetro (exemplos: meu filho é isto, meu marido é aquilo, eu sou pobre eu sou falho..)

Mas quando você declara como será como se já sendo pela palavra de Deus, isto é termostato. É você que pela Palavra de Deus determina como você verá. (Exemplos: sou curado, sou próspero..). Neste caso é a temperatura terá que se ajustar ao teu termostato.

Leia Hebreus 3:16

"Para que pudéssemos confiantemente dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que o homem me possa fazer."

Veja isto é ser termostato. O Senhor é seu pastor e Ele não te faltará.. isto é ser termostato. Tem tantas palavras poderosas que definem a temperatura.

Citar as circunstâncias, passadas, decepções é ser termômetro e não muda a circustância.

Você não é termômetro você é termostato. As circunstâncias não devem nos guiar mas nós devemos mudar ela. Tem uma palavra muito forte que quando muitos leem travam e até tentam dar uma explicação espiritual, porque às vezes não condizem com o que elas estão vivendo.

É a passagem de 2 Coríntios 8.

Leia 2 Coríntios 8:9

"Porque vós conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual, embora fosse rico, por causa de vós tornou-se pobre; para que pela sua pobreza, fôsseis ricos."

Quando lemos um texto assim e ela nos confronta. Reagimos assim: Não dá para ser.

Pois a realidade muitas vezes é diferente disto. Muitos dizem pastor, mas este mês não tive dinheiro para pagar aluguel, tive que cancelar o plano de saúde e o Senhor vem falar sobre isto. Mas vamos ver o que o texto quer dizer: Ele quer dizer que o Senhor Jesus sendo rico se fez pobre, ou seja deixou a glória de Deus para nós fazer ricos. Então, se você não experimentou isto não invalidade a palavra de Deus. Seja termostato. Se isto ainda não é verdade comece a declarar. Não te condeno. A nossa mente formada pela nossas experiências tende a recusar esta palavra. Mas antes de explicar se sentir liberdade de declarar faça agora: Espirito de confusão saia da minha mente. Quero explicar este texto lendo mais um texto.

Leia 2 Coríntios 1:20

"Porque todas as promessas de Deus nele são sim, e por ele o Amém, para a glória de Deus por nós."

Veja todas as promessas de Deus você já tem o amém. Você só tem que dizer o amém por meio do Senhor Jesus na cruz. Exemplo de um pé de abacate. Você plantou a semente e agora as primeiras folhas saem e alguém chega e pergunta que pé é este?

E você diz que é de abacate. E aí a pessoa diz para você: mas você já viu o abacate? Não. Agora eu te perguntar: Você é mentiroso por não ter visto ainda o abacate sabendo que você plantou uma semente de abacate e dizer que é um pé de abacate? Você é um sonhador porque está dizendo que é um pé de abacate ser ter visto nenhum?

Claro que não. Da mesma forma quando você declara a Palavra de Deus como a de 2 Coríntios o fato de você não ter visto os frutos e não ter ainda experimentado você não é mentiroso e nem um sonhador. Você apenas crê no que você está plantando. Amém. O Senhor Jesus já fez por você e quando você declara você está confiando no que Ele fez por você.

Não é as circunstâncias que definem sua vida, mas a Palavra de Deus. A natureza da palavra de Deus está em nós. Então quando dizemos mesmo não vendo as coisas não significa que não exista. Está lá, por que confiamos na natureza da semente, ou seja da palavra. Por isto construa sua vida a partir de hoje pela Palavra de Deus.

A palavra de Deus está ligada à que somos e não o que fizemos ou estamos vivendo.

Para encerrar vamos ler o último versículo da noite.

Leia Marcos 11:23

"Porque na verdade eu vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito."

Veja amado, que coisa poderosa.

Se dissemos sem duvidar no nosso coração assim será. Olha o que eu fiz por muito tempo, e o Espírito Santo falou para mim um dia. Para de falar do monte para mim ao invés falar para o monte. Às vezes ficamos como termômetro falando coisas que estão acontecendo mas devemos falar como termostato para a temperatura ou seja o que queremos se torne como queremos.