Identidade Espiritual

Escrito em 27/04/2025
.


Hoje quero compartilhar com você sobre a nossa identidade espiritual.

Vou repetir o que tenho ministrado aqui já algumas vezes de forma diferente. Sou adepto do Apóstolo Paulo que diz: eu não vos canso de dizer as mesmas coisas pois é segurança para vós. Coisas para consolidar o seu coração. A palavra de Deus diz que quando cremos no Senhor fomos transportados para o reino de Deus.

Leia Colossenses 1:13

“Pois ele nos resgatou do império das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado.”

Alguém me perguntou estes dias dizendo: mas será que as pessoas que não creem em Jesus vão todas para o inferno?

Mesmo sendo boas pessoas? E eu disse: elas não vão para o inferno. E a pessoa disse nossa pastor!?! E eu então conclui dizendo: elas já estão no inferno. A palavra de Deus diz em João 3:18 – “Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.

Então não é uma questão de estar salvo e em algum momento perder a salvação.

É uma questão de eu sair de um império (inferno) após crer e ir para o Reino do Senhor. A Bíblia diz que precisamos sair do império e vir para o reino do filho de Deus. E não é nós que saímos por conta própria, mas alguém tem que nos tirar de lá, pois tem um preço a ser pago. E só o Senhor Jesus pode fazer isto.

Mas quero trazer uma ilustração para facilitar o que isto significa.

Imagina que amanhã vamos pegar um voou para Inglaterra. Você sabe que a Inglaterra tem um reino, chamado de Reino Unido. Formado por Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda e mais alguns.

Aí pegamos o voou e pousamos no aeroporto de Londres em London City, tem outros mas fomos para este.

Chegando lá cada um de nós vai pegar um carro.

O primeiro susto que você terá é que o volante fica do lado direito. Sendo assim você dirige o carro na contra mão nossa. Ou seja, eles andam diferente. Você chega no restaurante e pede comida e ele não vai entender. Pois a língua que você fala não serve lá. Terminou a refeição depois de você fazer mímica é conseguir comer tem eggs.

Você agora vai pedir a conta e tira seus reais do bolso para pagar é o garçom diz que aquele dinheiro não serve lá. Ou seja, você então percebe que os valores que você tem aqui não valem lá. Pois lá e outro reino. Quem está pegando?

Veja eles caminham diferente, falam diferente e tem valores diferentes.

Quando fomos tirados do império das trevas e fomos para o reino da luz estas mudanças acontecem.

Nós também precisamos ter mudanças. Precisamos andar diferente, falar diferente e a ter valores diferentes.

O nosso problema é que queremos viver no Reino Unido com comportamentos e hábitos que tínhamos no Brasil. E não estou falando de Reino Unido e nem de Brasil. E aí não funciona.

E o crente fica se debatendo. E chega para nós dizendo o senhor prega isto mas parece que para mim não funciona. Mas porque é necessário uma metanoia ou seja mudança de mente.

Mudou algo em você quando você vai para o Reino Unido? Não mas precisa ser mudado sua forma de pensar. Da mesma forma quando estamos no reino do Senhor.

Deixa dar outra ilustração para você.

Em uma manhã de verão uma mãe sai com sua filha para passear e vê um pássaro bonito e a filha diz: Mãe olha que pássaro diferente, colorido.

Mas a garotinha diz: tadinho dele mãe, ele não tem gaiola. Veja amados, para aquela garotinha a gaiola significa proteção, fonte de alimento e fonte de água. Para aquela garotinha aquele pássaro estava à mercê do acaso. Sem cuidados.

A verdade é que a gaiola representa os cuidados que os homens podem dar e mesmo os seus próprio cuidados de suprimento. Fora da gaiola representa os cuidados que Deus pode dar.

A pergunta que faço para você é: você está confiando mais nós cuidados do homem ou que você mesmo pode prover ou nos cuidados de Deus? Eu quero viver dentro da gaiola ou fora da gaiola?

Não responda para mim. Responda para você mesmo. Será que você consegue se alegrar mais dentro da gaiola ou fora da gaiola?

Quantas gaiolas existem em nossa vida? Gaiolas no assunto finança.. casamento... saúde...família. Você está dentro da gaiola ou dentro? A garotinha estava perguntando quem sustenta ele. Será que alguém sustenta?

A pergunta que muitos fazem é: se eu sair da gaiola quem vai cuidar de mim?

Nós sabemos que a preocupação, ansiedade e culpa tem sido gaiola para muitos cristãos.

A verdade é que fora da gaiola é que Deus Pai cuida de mim mas dentro da gaiola sou eu que estou no controle da minha vida.

O que as duas ilustrações tem em comum. Tudo.

Para viver fora da gaiola é preciso entender que hoje você está em outro reino. É este reino não tem gaiola. Precisamos nos libertar emocionante e mentalmente para vivermos está nova identidade. A nossa identidade espiritual. Se entendermos isto nossa vida dará uma guinada. Nós precisamos entender que neste novo reino, nesta nova identidade, nós não fazemos as coisas para ser.

Mas fazemos porque já somos. Está é a diferença do cristianismo e da religião. Religião é tentativas de erros acertos. Religião é a tentativa de agradar uma certa divindade. Religião é a luta para alcançar algo. Mas a Bíblia diz que você já está assentado nas regiões celestiais.

Leia Efésios 1:3

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”

Veja amado você não será abençoado, você já é abençoado. Somos abençoados irmãos. Nossa linguajar ainda é muito do império antigo. Mas estamos em um novo Reino.

A questão não é se seremos, mas como viver fora da gaiola e nesta nova dimensão. Como viver nesta nova identidade. E entre as colunas da fé cristã tem uma que chama-se justificação.

E aqui que os crentes patinam. Talvez porque as igrejas não falam tanto sobre isto. Nós como igreja temos pregado muito, mas não tem sido o suficiente.

O grande pregador Spurgeon pregou por dois anos seguidos todos os domingos sobre justificação. Pois é está mensagem que vai te fazer libertar da gaiola neste novo reino. Então tenha paciência em ouvir mais uma vez sobre isto. E não despreze está palavra. A grande maioria dos cristãos não receberam está verdade. Qual verdade ? A verdade de que são justos e Santos.

Mais de 80% dos crentes não recebem está palavra. Não saem da gaiola. Graças a Deus pela internet, mas temos que tomar cuidado com o que você está ouvindo. Tem muito lixo e você pode comer sem fazer distinção. Pessoas comem repolho podre como se fosse picanha. Quando o pregador diz cuidado que Deus vai pesar sua mão. O irmão diz bate Deus. Já ouviu está expressão bate paizinho.

A pessoa aceita está mentira como sendo verdade porque está costumado com o império das trevas. No império que o imperador bate.

Leia 2 Coríntios 5:17

“Portanto, se algum homem está em Cristo, ele é uma nova criatura; as coisas velhas são passadas; eis que, todas as coisas se tornaram novas."

Ele diz se alguém ou um homem está em Cristo. Diga: eu estou. Então você é uma nova criatura. Você não tem passado. Tudo é novo. Não dá para entender crente fazendo cura de emoções.

Não entendo crente dizendo eu tinha 10 anos e minha mãe não fez um bolo e agora estou com 90 anos e ainda estou sentido. Ei amado isto não é mais sua cultura. No reino dos céus não tem isto.

Este rancor ainda é do império das trevas, que vive na base das emoções. Você vive no Espirito agora. O pior que estes tipos de ensinam entram como uma faca quente na manteiga. Todo mundo abraça estas coisas.

Irmão você é uma nova criação. Sai deste passado. O texto é muito claro “eis que todas as coisas se fazem novas.” Então comece a se desenvolver no novo, crescer no novo.

Comece viver o novo. A aprender o novo e descobrir o novo. Antes de desfrutarmos da vida nova do reino temos que nos livrar totalmente também dos caminhos antigos, costumes antigos, valores antigos.

Você nunca terá a plenitude do novo de Deus sem tomar posse do lugar que Deus te colocou. E para isto é necessário conhecer o que é justificação. Presta atenção no que vou falar.

Existe, duas matrizes ou raizes no mundo que é a mãe de todas as coisas.

A primeira que foi dada por Deus que é o amor. Quando Deus criou todas as coisas fez a partir do seu DNA que é o amor. A segunda veio com a queda do homem que é a matriz do medo imposta pelo diabo. Veja que a primeira reação do homem quando pecou foi medo e se escondeu.

Estas duas matrizes geram ou determinam todas as coisas. A origem de todo o mal é o medo. E a origem de toda boa obra é o amor.

Agora baseado neste entendimento vou falar sobre justificação. O que é justificação? Viver sem culpa e condenação. Quem não tem culpa é justo. Justificação não é fruto de nossas obras.

A justificação é um presente dado por Deus pai para aqueles que coloca, sua fé em Cristo Jesus.

Leia Romanos 5:1

"Portanto, sendo justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;"

Veja é por meio de Cristo, não por meio de suas obras.

O texto também diz tem paz com Deus, Mas o que é ter paz com Deus? Imagina que você está dirigindo seu carro e você olha o celular e o carro da frente freia e você bate nele. Se a primeira coisa que vem na sua mente e porque Deus está fazendo isto comigo. Você não está em paz com Deus, você suspeita de Deus como um bom pai.

Se você vai no médico e recebe um diagnóstico não muito bom e você diz: o que eu fiz para merecer isto.

Você não está em paz com Deus. Você ainda acha que Deus é o diabo ou seja o imperador. Porque você ainda está vivendo como se você vivesse no império das trevas. Mas aqueles que entendem que são justificados eles possuem paz com Deus. Sabem que vivem no reino de Deus.

Vivem no reino do amor. E não do medo.

Leia Romanos 10:10

"Porque com o coração o homem crê para a justiça, e com a boca faz confissão para a salvação."

Veja que o primeiro aspecto que você deve exercer fé é para sua justificação. O que é justiça? Agora o que é Justiça? É posição e lugar.

E como alcanço a posição de justiça e da justificação. Pela fé amado. O fato de você ter saído do Brasil para a Inglaterra não mudou nada aparentemente em você, mas mudou ao seu redor. Veja tem muitos que querem usufruir de bençãos antes de entender a posição. Se você ora ainda com a mentalidade de império você vai continuar em dúvida em suas orações. Você pode pedir o que quiser a Deus.

O Senhor mesmo disse que tudo que pedimos será feito. Mas esta oração precisa ser da posição de reino. Inclusive a irmã que pede um esposo. Ela diz até a cortina tem varão e eu não. Mas primeiramente você precisa crer que está na posição. E nesta posição você viverá da vida abundante de Deus. Porque muitos ainda não estão experimentando a paz com Deus. Pois não estão na posição.

Como nascemos fora do reino e temos os hábitos da velha natureza não tomamos posso daquilo que o Senhor Jesus conquistou na cruz.

Leia Romanos 5:18

"Portanto, assim como pela transgressão de um veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também pela justiça de um veio o dom gratuito sobre todos os homens para justificação de vida."

Todos estávamos debaixo da condenação. Agora aqueles que recebem a Cristo são feitos justificação. Baseado neste texto temos que apagar do nosso vocabulário algumas expressões. Como necessidade. Necessidade era do império das trevas. Vitimismo.. vitimismo era do império das trevas. Você está comigo ?

Quando vivemos na mentalidade do reino das trevas somos levados a viver pensando que o que Adão vez é mais poderoso do que o Senhor Jesus fez. Sim ou não? Diante disto existem dois grupos de cristãos. Um que vivem como se vivessem no império das trevas e outro que já entenderam que os que vivem no novo reino, andam diferente, falam diferente, tem valores diferentes.

Só entendendo está realidade podemos viver a vida plena em Deus. Existem aqueles que ainda vivem baseado na matriz do medo e outros que estão baseado na matriz do amor. Mas amado irmão o Senhor Jesus morreu para te tirar do império das trevas, da matriz do medo, no entanto é preciso que você entenda isto, e saia da sua gaiola e desfrute do melhor de Deus.

Ser justificado e receber o sacrifício de Cristo é tomar posse da sua herança.

Então amado. Ser justificado e estar na posição de justiça. Sem sentimento de culpa e condenação. Sem peso, sem tormento e sem pressão.

As circunstâncias não devem mudar nossa posição em Cristo. E nesta posição que nasce a liberdade ou seja vida fora da gaiola.

Quem ocupa a posição de justiça?

Quem foi justificado. Quem foi declarado justo e quem pode declarar um homem justo? Somente aquele que sofreu a ofensa. Quem sofreu a ofensa? Deus. O pecado de Adão ofendeu a Deus e então só Deus pode justificar o homem e Ele fez por meio de Cristo.

Como então recebo a justificação. Através de crer na obra de Cristo.

Leia Romanos 5:17

"Porque, se pela transgressão de um homem, a morte reinou por meio de um, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por meio de um, Jesus Cristo)."

O que o texto está dizendo é: Coloque na balança todos atos de Adão, ou seja morte, guerra, violência, triste, angústia, depressão, miséria, corrupção.. agora se você colocar na outra balança o que a obra do Senhor Jesus produziu é muito mais. Gloria a Deus. Isto é poderoso. Outro mistério da vida cristã e crer e receber. Não é entender crer e receber. Apenas e crer e receber. Não é algo que se produz e se conquista. Tira sua mente do império das trevas. Veja o texto de Mateus 5.

Talvez você não esteja familiarizado com este tempo. Mas havia no tempo de Jesus os fariseus. Este povo era bom. Eles jejuavam três vezes na semana e nem saliva eles engoliam. Eles eram bom de mais. E olha o que o texto diz.

Leia Mateus 5:20

"Porque eu vos digo que se a vossa justiça não exceder a justiça dos escribas e fariseus, de modo algum entrareis no reino do céu."

Bem neste caso eu desisto. Se você desse um presente para ele, ele ia ver o preço para dizimar. Ele colhia a cebolinha salsinha e dizimava do valor dela. Ele conhecia o Pentateuco decorado. Quem consegue viver uma vida mais justa que os fariseus? Ninguém irmãos. Então como conseguimos resolver este enigma.

O Senhor Jesus disse eu não vim cancelar a lei, eu vim cumprir. E o Senhor Jesus cumpriu? Sim. Por isto então eu preciso receber a justiça de Cristo como minha. Pelas obras dEle e não minhas. Aquilo que o Senhor Jesus conquistou na cruz passa a ser seu. Aquilo que Ele tem é para você também. A justiça dEle passa a ser sua. Então aí sim estamos na posição de justo.

Leia Romanos 10:2-3

"Porque eu lhes dou testemunho de que eles têm zelo de Deus, mas não segundo o conhecimento. Porque ignorando a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus."

Paulo fala a crentes, em específico os Hebreus, que possuem zelo mas fazem na sua própria justiça não se sujeitando a justiça de Deus. Quem é a justiça de Deus? O Senhor Jesus. Somente a obra do Senhor foi aceita pelo Senhor. Mude logo da mentalidade de reino amado recebendo a justificação do Senhor. Isto é pela graça irmão. A graça revela o amor de quem da e não os méritos de quem recebe. Você recebeu por graça viver na posição de justiça ou seja no novo reino. Então desfrute disto. Para encerrar.

Leia Atos 17:28

"porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como também alguns dos vossos poetas têm dito: Porque também somos sua descendência."

O Senhor Jesus é nossa fonte de vida, Ele é nossa fonte de energia. A real e verdadeira existência é Cristo que é a posição de justiça.

Jô disse: eu sei que meu redentor vive é por fim se levantará. Mas eu e você já podemos dizer: Eu sei que o meu redentor se levantou.

Leia 2 Coríntios 5:21

"Porque aquele que não conheceu pecado, Ele o fez pecado por nós, para que fôssemos feitos justiça de Deus nele."

Este versículo você deveria pendurar em uma placa para todo dia você ler. Deus pegou o nosso pecado e colocou nEle para que eu e você pudéssemos ser justos.

Mas o diabo não quer que você mude sua mente. Ele não pode te levar para o inferno mas pode fazer da sua estadia no reino como se vivesse no inferno. Receba a justificação em fé. Vou contar uma história para encerrar.

Um pastor fez uma encenação teatral com o seguinte cenário.

O Senhor Jesus estava entre dois ladroes. Um rejeitou totalmente mas outra pediu para ser salvo e entrar no reino de Deus. Mas o Senhor não lhe propôs o reino pois reino tem condições. Então não estou falando de reino, mas de salvação.

Mas vou aplicar para você entender o que você pode viver.

Então a ilustração dizia: imagina que este ladrao morre e então chega no paraíso. E no paraíso tem um porteiro. E o porteiro diz o que você quer? E ele diz entrar. Aí o anjo porteiro diz qual o nome da igreja que você congregava. Ele diz nunca fui em uma igreja. Pergunta de sua data do batismo. Também não fui batizado. Então o comprovante de quantidade de dízimos que você deu.

Aí sem saber o que dizer o anjo porteiro chama o anjo maior. Então este por fim, pergunta a data do batismo é a última ceia que ele participou. Ele diz não tenho nem o batismo nem participei da última ceia. Então o anjo maior pergunta: Porque você quer entrar aqui? Porque o homem da cruz do meio disse que eu poderia entrar aqui. Eu quero dizer que o homem da cruz do meio diz que você pode viver a vida plena deste novo reino. O preço já foi pago aceite a posição de Justiça.