Quem é o vencedor
Será que existe contradição entre graça e recompensa? À primeira vista, parecem dois conceitos opostos, pois a graça é receber algo pelo favor imerecido de Deus, enquanto recompensa parece incluir algum mérito pessoal. Temos ensinado por muitos anos que a salvação é o dom de Deus a todo que crê, mas a recompensa é apenas para o vencedor.
A salvação é pela fé, mas a recompensa é pelas obras que praticarmos diante de Deus. Isso é verdade, mas muitos presumem que as nossas obras são feitas na nossa força ou habilidade. Isso é um grande engano.
Mesmo as nossas obras são feitas pela graça de Deus. No fim, o vencedor é aquele que manifesta obras como frutos da experiência da graça do Senhor. Não existe contradição entre graça e recompensa.
Pela graça, nós recebemos poder para realizar as obras de Deus e, quando respondemos, assim somos recompensados.
Quem é o vencedor?
Leia Romanos 8:37
Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
Se a recompensa é para os vencedores, então poderíamos concluir que todo crente será recompensado, porque todos são vencedores. De fato, é verdade. Mas precisamos compreender a diferença entre posição legal e posição experimental. Legalmente somos mais do que vencedores. Cristo nos garantiu a vitória. Porém, é possível que não vivamos isso em nossa experiência. Posição legal é aquilo que é nosso por direito.
Em Cristo Jesus, somos vencedores porque Ele já pagou o preço, morreu e ressuscitou, subjugou principados e potestades. Ele venceu e, porque estamos n’Ele, também somos vencedores. A posição d’Ele é a nossa. Posição experimental, por outro lado, é tomar na experiência aquilo que já é verdade legalmente. É possível ser herdeiro legal de uma grande fortuna e, na prática, viver na miséria absoluta.
Alguns são filhos do Rei, mas vivem como se fossem escravos.
A parte de Deus é dar, mas a nossa é apropriar. Se não há apropriação, não há desfrute da herança. Vencedores são aqueles que já entraram na experiência e se apropriaram daquilo que é de todo crente por direito de herança. Por isso, uma coisa é ser salvo, outra é ser vencedor. É um fato que existem muitos crentes que vivem como derrotados. Um crente derrotado é salvo?
A nossa salvação é uma questão de posição, e não de experiência. Ela não depende de nossa vitória pessoal, mas da vitória do Senhor Jesus. Uma coisa é ser salvo; outra é ser vencedor. A salvação é o dom de Deus a todo que n’Ele crê; mas apenas o vencedor receberá a recompensa.
Vencedores são todos os crentes que já entraram na experiência da herança. É possível perceber que ser um vencedor é uma questão de maturidade.
Vencedores são maduros; derrotados vivem como crianças. Vencedores são espirituais; enquanto derrotados são carnais. Todos nós já temos a vitória legalmente sobre o diabo, a carne e o mundo, contudo nem todos a têm de forma experimental.
O vencedor é aquele que não recebe a graça em vão
Leia 1 Coríntios 15.10
Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.
Aquele que não entende que tudo procede da graça de Deus não pode ser um vencedor. E ele não apenas recebe a graça, mas produz frutos por meio dessa graça.
O derrotado entende a graça como provisão para viver no pecado, mas o vencedor sabe que a graça é poder para vencer o pecado. O derrotado entende o favor imerecido como justificativa para não fazer coisa alguma, mas o vencedor recebe graça para ser operoso e frutífero. Paulo diz que ele é o que é pela graça de Deus. Em outras palavras, nós somente podemos ser vencedores pela graça de Deus.
Todo crente recebeu graça, o problema é que em muitos a graça se tornou vã, ou seja, não resultou em frutos. O vencedor é aquele que tem obras porque entendeu a graça que Deus derramou sobre ele. Quando recebemos uma graça especial, somos capacitados de forma sobrenatural para fluirmos debaixo de uma unção. Quando respondemos em fé, a graça se torna abundante em nós.
Suponha, por exemplo, que você tenha uma capacidade de lidar com artesanato. Pintura. Se você não faz nada com isto. Este dom se tornou em vão para você. Aquele que recebe a graça, o favor de Deus para fazer algo, sentirá alegria e encargo ao fazer. Nesse caso, a unção graciosa estará sobre você, mas você se recusa a fazer dizendo que não tem tempo e que precisa se dedicar à sua carreira. A graça, então, se tornou vã em sua vida.
Você não está agindo como um vencedor. Paulo declara que ele trabalhou mais do que todos os outros apóstolos, todavia não ele, mas a graça de Deus agindo nele. O próprio Deus libera sobre nós a graça para fazermos algo, depois Ele mesmo nos dá uma unção que nos capacita para realizar essa obra e, no fim de tudo, Ele nos recompensa por uma obra que foi Ele mesmo quem fez.
É por isso que, naquele dia, vamos colocar as nossas coroas diante do Senhor, pois somente Ele vai receber a glória, pois toda a obra foi feita por Ele. Muitos pensam que a graça anula a recompensa, mas isso não é verdade. Todos nós recebemos graça sobre graça, mas alguns tornam essa graça algo infrutífero. Aqueles que recebem graça e demonstram a graça recebida com frutos serão recompensados.
O vencedor é aquele que procura agradar a Deus
Deus ama todos, mas tem prazer em alguns. Nossa salvação não depende de nenhum mérito pessoal. Não há nada que possamos fazer para merecer o favor de Deus. O Senhor nos amou quando éramos pecadores e inimigos. Ele nos ama hoje da mesma forma, mas há alguns nos quais Deus tem prazer. Uma coisa é o amor, outra é ser aprovadas.
Sei que pode parecer estranho, mas há crentes a quem Deus valoriza mais do que outros, ainda que Ele ame a todos igualmente. Não podemos fazer nada para Deus nos amar mais do que Ele já nos ama, assim como não podemos fazer nada para que Ele nos ame menos. No entanto, nós somos responsáveis pelo quanto Deus está satisfeito conosco. É sobre isso que Paulo escreve aos coríntios.
Leia 2 Coríntios 5.9-10
É por isso que também nos esforçamos, quer presentes, quer ausentes, para lhe sermos agradáveis. Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.
Precisamos agradar a Deus porque um dia Ele nos julgará. Todos nós compareceremos perante o tribunal de Cristo para recebermos ou não a recompensa. Naquele dia, não seremos julgados pelos nossos pecados, pois todos eles foram cravados na cruz. Todos os nossos pecados já foram cancelados pelo sangue de Jesus. Contudo, seremos recompensados ou sofreremos perdas de acordo com o nosso trabalho, nossos frutos.
O Senhor deseja ver se a graça que recebemos não se tornou vã.
Em 1 Coríntios 3.14 e 15 diz que, se a obra que edificamos sobre o fundamento permanecer, receberemos o galardão. Muitos pensam que todos os crentes serão igualmente recompensados, mas a Palavra de Deus é clara em mostrar que a recompensa depende de nosso desempenho. Muitos crentes são salvos e jamais perecerão, no entanto poderão não receber qualquer recompensa.
Esses santos não perderão a salvação, mas poderão perder a recompensa simplesmente porque não fizeram o que agradava a Deus.
O vencedor é aquele que procura receber a recompensa
Deus tem prazer quando somos motivados pela recompensa que Ele nos oferece. A diferença entre o crente vencedor e o derrotado é que o vencedor recebe a recompensa.
E a recompensa é simplesmente porque a graça de Deus na sua vida não foi em vão. Recebemos a recompensa quando agradamos a Deus. E como podemos agradar-lhe? Agradamos a Deus, antes de tudo, quando cremos.
Precisamos estar entre aqueles que creem que Deus é galardoador. Hebreus diz que sem fé é impossível agradar a Deus, mas não é apenas crer que Deus existe, mas que Ele é um Deus galardoador. Quero ler co você dois textos de Hebreus.
Leia Hebreus 11.5-6
Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
Leia Hebreus 10.35-36
Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
Parece bem claro que nem todos agradam a Deus, por isso nem todos serão recompensados. Existe um tipo de fé que agrada a Deus: a fé que crê na recompensa e a busca. Muitos crentes pensam que não devem pensar na recompensa, mas estão errados. Hebreus diz que Moisés estava olhando para a recompensa que o aguardava. As vezes vejo cristãos indiferentes à esta mensagem achando mas olha como o autor aos Hebreus diz sobre Moisés.
Leia Hebreus 11.24-26
Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão.
Não devemos pensar que a recompensa será apenas no céu. Pedro perguntou a Jesus o que ele receberia por ter deixado tudo e o seguido. Diante dessa pergunta, o Senhor poderia ter repreendido Pedro, dizendo que a recompensa era somente no céu. Em vez disso, Ele mostrou que Pedro receberia cem vezes mais nesta vida. Evidentemente, a recompensa é somente para aquilo que renunciamos por causa d’Ele e por causa do evangelho.
Nem todo o que oferta ou trabalha na igreja o faz por amor ao Senhor e ao evangelho, mas aqueles que o fazem serão recompensados e até devem esperar a recompensa, pois Deus se agrada quando cremos que Ele é o galardoador.
Leia Marcos 10.28-30
Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos. Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.
Não pense que todo aquele que prega o evangelho o faz por causa do Senhor. Há quem busque a glória de homens, e há quem busque o lucro financeiro. Alguns estão servindo os seus próprios interesses. Não transforme a busca da recompensa num tipo de barganha com Deus. A Palavra de Deus diz que:
Leia 1 Coríntios 13.3
E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.
Se distribuirmos nossos bens motivados pelo o amor, isso certamente nos aproveitará. Você percebe que a motivação é a graça, e o meio é o amor? Quem ama semeia.
Talvez nenhum princípio bíblico seja tão deturpado como o princípio da semeadura e colheita. Muitos pensam que é algo mecânico: dê um fusca e ganhe uma Mercedes, dê uma camiseta e ganhe um terno. Isso está errado. Simplesmente não funciona assim.
Alguns dão por obrigação — o que é errado —, mas outros ofertam para tentar manipular Deus, o que é pior.
Querem transformar o gazofiláceo numa roda da fortuna celestial, onde se deposita uma oferta e recebe outro tanto de volta. Pessoas com essa motivação nunca prosperam. Já vi gente doando um carro na esperança de ganhar um melhor. Só posso dizer que ficou a pé muito tempo. Mas, se Deus o mandar dar o seu carro e você ofertá-lo por obediência e amor, pode ter certeza de que terá a recompensa de Deus.
A recompensa é o reino
O tempo em que os crentes vencedores serão recompensados é chamado de reino, ou seja, é a recompensa dos crentes que entram na experiência da vitória. O Sermão do Monte, em Mateus 5 a 7, fala do reino dos céus. Esses ensinamentos do Senhor dizem-nos como o homem pode entrar no reino dos céus. Mateus 5 a 7, repetidamente, fala sobre a questão da recompensa.
O reino dos céus é mencionado três vezes nas bem-aventuranças, vamos ler.
Leia Mateus 5.3,10-12
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. –verso 10-12 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus [...].
Devemos reconhecer que a recompensa é o reino dos céus. Essas promessas mostram-nos que o reino dos céus é a recompensa de Deus. Não há diferença entre os dois.
No Sermão do Monte, o Senhor mencionou essa questão muitas vezes, uma vez que diz respeito ao reino, lá em Mateus 5:46 Ele diz: Porque se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Agora veja o que Ele diz também em Mateus 6, pois o assunto principal do sermão do Monte de Mateus 5 a 7 é sobre o Reino.
Leia Mateus 6.1-2,4,6
Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai Celeste. Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homen. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. [...] verso 4: para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. Verso 6: Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
A questão da recompensa nele é mencionada com frequência, porque o reino dos céus é a recompensa.
Leia Mateus 16.27-28
Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme as suas obras.
Deus recompensará ou disciplinará uma pessoa salva de acordo com as suas obras. Há dois fatos aqui. Em primeiro lugar, o homem será recompensado de acordo com suas obras. Segundo, a recompensa será distribuída quando Cristo vier na glória de seu Pai com os seus anjos. Esse será o tempo em que Ele estabelecerá o seu reino sobre a terra. Portanto, somente quando o reino iniciar é que a recompensa iniciará.
Para que você tenha maior clareza vamos ler dois textos de Apocalipse
Leia Apocalipse 11.15 e verso 18
O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.
Verso 18
Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para serem julgados os mortos, para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto aos pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra.
Quando o Senhor se tornar o Rei e o reino do mundo se tornar o reino de nosso Senhor e do seu Cristo, então esse será o tempo para se dar a recompensa aos santos.
Em outras palavras, o tempo do reino é o da recompensa. Quando o reino vier, a recompensa virá também. Sabe-se que a recompensa é a obtenção da coroa e do trono. O que é uma coroa? Não é simplesmente um chapéu esculpido em ouro e enfeitado com diamantes. Representa uma posição no reino e a glória no reino. Uma coroa representa algo. Quando alguém perde a coroa, perde o poder que ela representa. A coroa é o símbolo do reino.
Paulo disse:
Leia 2 Timóteo 4.8
Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.
Paulo não queria ganhar nada para colocar na cabeça. Ele sabia que a coroa era uma posição no reino. Para recebê-la, é necessário que o crente seja aprovado. Jesus advertiu a igreja de Filadélfia contra o risco de se perder a coroa em Ap 3.11
Leia Apocalipse 3:11
Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
Assim como a coroa, o trono também é uma recompensa para os vencedores. O trono não é apenas uma cadeira grande adornada. Ele é um símbolo do reino, representa uma posição no reino e é a autoridade e a glória no reino.
Quando se diz que o rei de determinado país perdeu o trono, estamos afirmando, na verdade, que ele perdeu o seu reino. O trono e a coroa em si mesmos não são significativos. Eles existem apenas para simbolizar o reino. Em outras palavras, a recompensa é o reino. A Bíblia mostra claramente que a recompensa é simplesmente o reino.