Icabode - foi-se a glória

Escrito em 08/10/2024
.


Icabode - foi-se a glória

A coisa mais importante em nossas vidas é a glória da presença de Deus. Aquela unção que nos alimenta, nos purifica, nos enche de poder e quebra todo o jugo. Quando movemos na Igreja debaixo da presença manifesta de Deus as pessoas percebem a Deus e a sua glória.

Mas assim como podemos apagar o Espírito e mesmo entristece-lo podemos perder a glória de Deus em nossa igreja ou em nossa vida. A palavra de Deus nos mostra algumas ocasiões em que isso aconteceu a Israel.

Perdemos a glória quando usamos Deus em vez de nos deixamos ser usados por Ele. Vamos ler alguns versículos de 1 Samuel

Leia I Samuel 4:3-4

Voltando o povo ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o SENHOR, hoje, diante dos filisteus? Tragamos de Siló a arca da Aliança do SENHOR, para que venha no meio de nós e nos livre das mãos de nossos inimigos. Mandou, pois, o povo trazer de Siló a arca do SENHOR dos Exércitos, entronizado entre os querubins; os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca da Aliança de Deus.

Leia I Samuel 4:10-11

Então, pelejaram os filisteus; Israel foi derrotado, e cada um fugiu para a sua tenda; foi grande a derrota, pois foram mortos de Israel trinta mil homens de pé. Foi tomada a arca de Deus, e mortos os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias.

Leia I Samuel 4:21 e 22.

Mas chamou ao menino Icabô, dizendo: Foi-se a glória de Israel. Isto ela disse, porque a arca de Deus fora tomada e por causa de seu sogro e de seu marido. E falou mais: Foi-se a glória de Israel, pois foi tomada a arca de Deus.

Deus não permite que as suas coisas e as suas verdades sejam usadas como amuleto, como algo mágico que nos livre do inimigo.

O compromisso de Deus é com a obra consumada de Cristo que é recebida por fé.

Deixar a Bíblia aberta no Salmo 91 em cima da estante da sala não vai livrar a nossa casa de demônios. O povo não estava interessado em servir a Deus, mas antes queriam usar de alguma fórmula espiritual para receber a sua bênção.

2. Perdemos a glória quando amamos mais a pessoas do que a Deus

Leia I Samuel 2:29.

Por que pisais aos pés os meus sacrifícios e as minhas ofertas de manjares, que ordenei se me fizessem na minha morada? E, tu, por que honras a teus filhos mais do que a mim, para tu e eles vos engordardes das melhores de todas as ofertas do meu povo de Israel?

Eli honrava mais aos filhos do que a Deus. Deus e sua obra são apenas objetos para nós quando honramos mais a homens do que a Deus.

3. Perdemos a glória quando desprezamos o sacrifício do Senhor

Leia I Samuel 2:17

Era, pois, mui grande o pecado destes moços perante o SENHOR, porquanto eles desprezavam a oferta do SENHOR.

Nesse tempo de tantos ensinos de autoajuda a obra consumada de Cristo tem sido desprezada. Muitos desprezam o ensino da graça de Deus para viverem confiados no próprio merecimento. Querem saber o que eles têm que fazer em vez de crerem no que Cristo já fez.

4. Perdemos a glória quando o ritual é mais importante que a sua presença

Leia II Crônicas 1:3-4

E foi com toda a congregação ao alto que estava em Gibeão, porque ali estava a tenda da congregação de Deus, que Moisés, servo do SENHOR, tinha feito no deserto. Mas Davi fizera subir a arca de Deus de Quiriate-Jearim ao lugar que lhe havia preparado, porque lhe armara uma tenda em Jerusalém.

A Bíblia diz que o Tabernáculo estava em Gibeon, mas a arca estava em Jerusalém. Veja que os sacerdotes ministravam diariamente no tabernáculo sem se importarem com a ausência da arca.

5. Perdemos a glória quando trocamos ouro por bronze

Leia II Crônicas 12:5-8

Então, veio Semaías, o profeta, a Roboão e aos príncipes de Judá, que, por causa de Sisaque, se ajuntaram em Jerusalém, e disse-lhes: Assim diz o SENHOR: Vós me deixastes a mim, pelo que eu também vos deixei em poder de Sisaque.

Trocar ouro por bronze é trocar a graça pela lei.

Os gálatas estavam fazendo exatamente isso, trocando a graça pela lei. Uma ilustração dessa situação pode ser vista num evento que aconteceu no Velho Testamento.

Salomão foi o rei mais rico que já viveu. Depois que ele morreu, Roboão seu filho, assumiu o trono em seu lugar. Roboão, porém, era um líder fraco e aconteceu que durante seu reinado, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém, e tomou os tesouros da casa do Senhor e os tesouros da casa do rei.

Leia II Crônicas 12:9-10

Subiu, pois, Sisaque, rei do Egito, contra Jerusalém e tomou os tesouros da Casa do SENHOR e os tesouros da casa do rei; tomou tudo. Também levou todos os escudos de ouro que Salomão tinha feito. Em lugar destes fez o rei Roboão escudos de bronze e os entregou nas mãos dos capitães da guarda, que guardavam a porta da casa do rei.

No lugar dos escudos de ouro que Salomão tinha feito, Roboão fez escudos de bronze. Ele colocou escudos de bronze porque o escudo de bronze também tem uma aparência dourada. Mas a substância é diferente. Ele trocou ouro por bronze. Qual é o significado disso?

a. Trocamos ouro por bronze quando decaímos da graça para a lei

Leia Efésios 6:16

Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

Efésios 6 diz que a fé é um escudo. O escudo é o escudo da fé. O ouro aponta para a glória de Deus e a sua justiça.

A prata simboliza a redenção, mas o bronze é um símbolo de condenação e juízo. Qualquer professor de tipologia bíblica vai lhe dizer que o bronze é um símbolo de julgamento.

Isso significa que o escudo da fé é um escudo totalmente baseado no dom da justiça. Quando deixamos a justiça da fé nós estamos tomando um outro tipo de escudo feito de bronze que fala de condenação. Trocar ouro por bronze é o mesmo que trocar a graça pela lei.

O inimigo está querendo tirar a glória da justiça pela fé e colocar a condenação no lugar. Trocar ouro por bronze é trocar a graça da justificação pela fé pela condenação da lei. Quando pregamos a lei nós perdemos a glória do ouro.

O escudo de ouro é a fé, a defesa do crente. E no lugar do escudo da fé muitos crentes estão tomando o escudo de bronze que nos fala de condenação.

Em vez da justiça pela fé, as pessoas estão pensando que o julgamento é o conteúdo do evangelho.

b. Nós trocamos ouro por bronze quando arrumamos substitutos humanos para a glória de Deus.

Já não temos o mesmo louvor cheio de unção, mas procuramos manter o mesmo barulho e animação natural.

Já não temos a unção que convence o pecador, mas podemos encher a igreja de atividades meramente recreativas.

c. Trocamos ouro por bronze quando mantemos a aparência sem a realidade do ouro.

O bronze pode ter a mesma cor, mas não é a mesma substância.

Deus abomina aparência sem realidade. É por isso que Deus rejeita a religião humana.

Trocar ouro por bronze significa que tudo continua funcionando como antes, mas sem glória alguma. É incrível como podemos continuar fazendo todas as coisas sem a presença manifesta de Deus.

II Crônicas 12:12 se diz que ainda havia coisas boas em Jerusalém.

Na igreja naturalmente existem coisas boas, mas a glória está associada com a verdade do evangelho. Existe alguma glória entre aqueles que pregam condenação, mas nós queremos a glória da justiça de Deus.

E você sabe o que o nome Sisaque significa? Sisaque significa “ávido por linho fino”. O linho fino aponta para a justiça dos santos (Ap. 19:8).

 Sisaque é apenas uma figura do diabo que está sempre ávido por destruir o linho fino que é a justiça dos crentes.

Leia Apocalipse 19:8

Pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.

O linho fino é um suprimento da justiça dada por Deus.

Uma coisa interessante sobre o linho é que quando o tempo está quente, ele refresca.

E quando o tempo está frio, ele mantém você quente. Essa é a beleza do linho.

O diabo tem conseguido fazer uma completa inversão de valores, de modo que quando o evangelho é pregado hoje ele é tido como o falso evangelho. É impressionante como a verdade simples do evangelho produz tanta resistência no homem religioso.

Aqueles que pregam uma mistura de lei e graça sempre parecem agradáveis, mas estão debaixo de maldição. Tenha um coração singelo para receber a verdade do evangelho da graça. Quanto mais você se abre para receber a graça, mais graça Deus derrama sobre você.