Feliz Dia da Ressurreição

Escrito em 09/08/2024
.


Feliz dia da Ressurreição !!

 

Leia João 12:13

 

Uma das maiores preocupação que nós como ministros da Palavra é que todos os irmãos possam entender o que estão ouvindo e cantando em nossos cultos. Eu creio que muitas vezes cantamos canções e não entendemos o seu verdadeiro sentido e significado.

Cantamos e até ouvimos ministrações onde são ditas palavras como Hosana. 

Mas o que esta palavra realmente significa? Para entender precisamos recorrer ao texto bíblico hebraico e grego. Esta palavra por exemplo em todo o Novo Testamento esta escrita por três vezes. A primeira menção está em Mateus onde diz: “Hosana ao filho de Davi”. A segunda menção está em Marcos onde diz: “Hosana nas alturas” e a terceira menção e do texto que lemos hoje no evangelho de João. 

Todos sabemos que o Novo Testamento foi escrito em grego e o Antigo Testamento foi escrito em Hebraico com exceção de algumas frases em Daniel que foi escrita em Aramaico. Onde quer que a palavra Hosana ocorre no Novo Testamento ela esta escrita no grego. Eles não traduziram mas deixaram a Palavra hebraica. 

Isso aconteceu em muitos lugares no Novo Testamento, e sempre que acontece, significa que o Espírito Santo está chamando nossa atenção para aquela verdade. Isso ocorre por exemplo com a palavra ABA, Maranata, Efitá, Talita cumi, e algumas outras. 

Nossa palavra Hosana, vem da uma frase hebraica “ hoshiya na ”, e esta raiz é encontrada em um único lugar em todo o Antigo Testamento, no Salmo 118:25, onde significa: “Salva-nos te pedimos”. A frase é um pedido de ajuda a Deus. Como, quando alguém é empurrado para dentro da piscina sem saber nadar, e logo a pessoa começa a gritar “Socorro, salva-me” esse é o sentido original da raiz da palavra Hosana.

 

 Mas algo aconteceu com a frase, o significado mudou ao longo dos anos acredita-se até pela que o Salmo que a menciona traz logo após sua expressão. A frase que da o sentido da palavra Hosana foi imediatamente seguido pela exclamação: “bendito o que vem em nome do Senhor”. O pedido de ajuda foi respondido quase que antes de sair da boca do salmista o seu clamor. 

 

E, ao longo dos séculos no Velho Testamento a frase “ hashiya na ”deixou de ser um grito de Socorro na linguagem comum dos judeus, em vez disso tornou-se um grito de esperança e alegria. Antes costumava-se dizer “salva-nos por favor!!” mas gradualmente passou a significar: “Salvação, salvação, a salvação chegou!! Costumava ser o que você diria se caísse na piscina e não sabia nadar, e passou a ser o que você diria quando visse o salva vidas chegando. É o borbulhar de um coração cheio de esperança, alegria ao ver a salvação a caminho e você não consegue se conter. 

Então Hosana significa: “Viva, a salvação chegou. Esta aqui!!” Hosana ao filho de Davi, Significa “O filho de Davi e nossa salvação.” Hosana nas alturas significa “Que todos os anjos no céu se juntem a canção de louvor. Salvação, Salvação. Deixe o céu mais elevado cantar a canção da salvação.” 

 

Dois tipos de Hosana. 

 

Imagina um jogo de copa do mundo e a seleção brasileira está empatada com a Argentina. Restam trinta segundos para encerrar o jogo, os torcedores do Brasil estão enlouquecidos. 

Vai ser o último ataque da seleção. Derrepente Neymar dispara e se vê na frente do gol, mas um zagueiro argentino está prestes a segura-lo. Neste momento na arquibancada existe dois tipos de Hosana, o tipo antigo e o tipo novo. 

Uma parte grita, “vai ganha dele Neymar”, em outras palavras salva-se dele. Essa é a velha Hosana. A outra parte da multidão está gritando:

Esta é sua. Você já venceu Neymar. Esta é o novo Hosana. 

A palavra passou de apelo para o louvor do choro á confiança. 

Então quando cantamos ou falamos Hosana façamos disso o nosso louvor e a nossa confiança. O Senhor Jesus veio e nos salvou da culpa do medo e da desesperança. A salvação pertence ao nosso Deus e ao Filho. Hosana nas alturas.

Uma salvação completa

 

A multidão gritou Hosana no domingo. No entanto durante a última semana muitas coisas aconteceram, principalmente a morte do Senhor Jesus na cruz, mas no domingo seguinte o Senhor ressuscitou dos mortos. 

Se alguém lhe perguntasse o que a ressurreição do Senhor Jesus significa para você pessoalmente, o que você diria? 

Talvez você diria que isto significa o poder de Deus sobre a morte. 

No entanto na época da crucificação do Senhor Jesus, Deus já havia demonstrado o Seu poder sobre a morte por meio de muitas curas e milagres, incluindo a ressureição de mortos. Portanto a ressureição do Senhor Jesus é mais do que simplesmente uma demonstração do poder de Deus. 

O problema do pecado e da morte 

 

Então se e mais que o poder de Deus o que realmente significa. 

 

Leia Romanos 5:10

 

Muito do que ouvimos hoje sobre a salvação concentra-se na cruz. Não e a toa que falhamos em compreender o significado mais profundo da ressurreição. 

Antes da salvação tínhamos dois problemas: os pecados e a morte espiritual. Os pecados que cometemos eram apenas um sintoma, ou seja o fruto de nosso problema central, que é a nossa morte espiritual.

Portanto, tínhamos dois problemas, e Deus tinha duas soluções para nós. Primeiro a morte de Jesus e o sangue que Ele derramou lavou os nossos pecados, de uma vez por todas. 

Sim, a cruz nos trouxe perdão. Mas sem a ressurreição, ainda estaríamos em Adão, ou seja espiritualmente mortos. Então é a ressureição de Cristo que resolve o segundo problema, trazendo-nos uma nova vida. Ou seja a Sua vida em nós. Em suma, nós somos perdoados pela sua morte e salvo pela sua ressurreição.

 

É por isso que 1 Pedro 3:21 diz que o batismo espiritual na ressureição de Cristo é o que nos salva. 

Essa é a razão por que o Senhor Jesus nos chamou de filhos da ressurreição.

 

Leia Lucas 20:36

 

E por isto também que Paulo diz em Coríntios que a ressurreição e a espinha dorsal do cristianismo. 

 

Leia 1 Coríntios 15:16-19

 

Sem a ressurreição de Cristo, ainda estaríamos mortos. Por causa do ressurreição, temos vida. Não estamos mais em nossos pecados. Agora, estamos em Cristo. Por meio da cruz, Deus tirou os nossos pecados. Por meio da ressureição, Deus nos deu uma nova vida nEle. 

 

A Ressurreição é o centro do Evangelho 

 

A ressurreição de Cristo é o centro do evangelho. Se Cristo não tivesse ressuscitado, nossa fé seria vã e sem sentido. 

A palavra de Deus diz que o Senhor ressuscitou para a nossa justificação. 

 

Leia Romanos 4:25

 

Podemos compreender isso pelo seguinte exemplo: 

Eu envio um amigo para pagar uma dívida. Se ele paga, mas não volta para me dizer que pagou, então eu ainda fico na dúvida. A ressurreição é a prova de que Deus aceitou o sacrifício de Cristo. 

 

Leia Romanos 10:9-10

 

O Senhor ressuscitou para ser a nossa vida. Antes da encarnação de Cristo, não havia qualquer elemento humano em Deus, e nem qualquer elemento divino no homem. 

Deus se fez Emanuel, não apenas presente, mas introduzido no meio da humanidade. Deus se fez homem. A encarnação é Deus vindo ao homem, mas a ressurreição é o homem indo a Deus, ou seja, entrando em Deus. Na encarnação ha um Deus na terra, mas na ressureição ha um homem no céu. 

 

A palavra de Deus diz que o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Ele só poderia ser o nosso Salvador se no seu sangue não houvesse nenhum pecado. Mas como sabemos que Ele nunca pecou? Porque Ele ressuscitou pelo poder e justiça de Deus. A morte não pode retê-lo porque não houve pecado nEle. 

Podemos ter certeza de que o sacrifício foi aceito, o seu sangue nos redimiu.

 

Leia Atos 2:24

 

Porque não pode reter? Pois a morte só pode reter o pecador. A ressureição do Senhor e o sinal e a garantia de que Ele não teve pecado e também que nós também iremos ressuscitarmos. 

O senhor Jesus já era filho de Deus antes da ressureição, mas Ele elevou o elemento humano. E nós somos como Ele é. Antes, Ele era o unigênito de Deus, mas agora é o primogênito de muitos irmãos. 

 

Leia Romanos 1:4

 

Cristo e a nossa vida

 

Jesus disse em João 14:19 – “Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais, vós porém me vereis, porque eu vivo, vós também vivereis”. 

Nossa vida espiritual é a vida de Cristo. Porque Ele vive, nós vivemos. Estamos em Cristo e Ele está em nós. Sua vida é a nossa vida. Em Colossenses deixa isso muito claro, vamos ler:

 

Leia Colossenses 3:3-4

 

Cristo não é apenas uma parte da nossa vida. Ele é a nossa vida. 

Somos salvos porque o Senhor Jesus vive e estaremos salvos enquanto Ele vive. O autor dos Hebreus coloca desta forma esta verdade:

 

Leia Hebreus 7:25

 

Observe que a duração de nossa salvação depende inteiramente da duração da vida do Senhor. Somos salvos por termos a sua vida e a sua vida e eterna. 

 

A vida eterna não e um pacote de presentes que nos espera no céu, é a vida que o homem deveria ter no jardim do Éden e restituída através do Senhor Jesus. A vida eterna não é a nossa vida prolongada ou uma vida que ficou melhor, é a vida de Cristo já manifestada aqui nesta terra, onde chamados de reinar em vida. É a vida de ressurreição do Senhor Jesus Cristo que nos salva. 

A vida eterna é a vida com a qual o próprio Deus vive e é desta vida que viveremos.

 

A salvação e uma pessoa 

 

A salvação não é uma coisa. Não e um bilhete para o céu com o seu nome nele. Não é também apenas o seu nome sendo escrito no livro da vida. Não, a salvação e uma pessoa. O Cristo ressuscitado literalmente vivendo dentro de você. 

Cristo morreu para nos dar o perdão dos nossos pecados, mas muitas vezes o que não percebamos é que, quando recebemos Cristo, nós recebemos a Sua vida de ressurreição. Como resultado, agora nascemos de Deus, e nos tornamos participantes de Sua natureza divina. 

 

Leia 2 Pedro 1:4

 

Creio que neste ano de portas abertas, podemos ter a certeza que a primeira porta aberta para cada um de nós foi a cruz. A palavra de Deus diz que o véu foi rasgado e agora podemos entrar com ousadia no Santo dos Santos. Mas a porta mais importante de toda a historia também foi aberta, a pedra que fechava o túmulo do Senhor Jesus foi removida. 

 

Ele está vivo, e porque ele está vivo eu também vivo a sua vida. Antes havia um Deus no céu e o homem sobre a terra, mas agora temos filhos de Deus na terra e um Homem que também é Deus sentado à destra de Deus Pai.