Não troque o Reino por um prato de lentilha.

Escrito em 22/04/2024
.


Não troque o Reino por um prato de lentilha.

Leia Genesis 25:31-34

“Jacó exigiu: “Primeiro, vai ter de jurar”. Esaú concordou. Por meio de um juramento, abriu mão de seus direitos de filho mais velho a favor de Jacó, que finalmente deu ao irmão faminto um pouco de pão e ensopado de lentilha. Esaú comeu, bebeu e saiu dali. Foi assim que ele desprezou, não atribuindo nenhuma importância a seus direitos de filho mais velho.”

Tradução da Bíblia americana

Quando o diabo vê que você entendeu que agora pela Graça você é salvo, ele chega para você com um prato de lentilha e o prato de lentilha, significa na palavra de Deus, que é o diabo oferecendo algo para você. É uma escolha para você diferente daquela escolha que Deus tem para você a partir de agora. Todos conhecem a história de Esaú e Jacó. Você que estava no encontro com Deus iniciamos a primeira palavra sobre esta histórica e quero terminar seu encontro com ela também. Pois fala muito do que vem após este encontro. Vemos que Esaú deixou algo que seria uma promessa futura por algo imediato. Na hora ele só pensou na fome. Pois é assim que o diabo vem, sempre nos oferecendo coisas rápidas, fáceis, gostosas e grandes promessas, e as vezes nem tão grande assim, mas que nos rouba da benção.

Esse algo que ele está oferecendo, vai te custar caro. E tem a ver com aqui com agora.

Todos os homens de Deus e as mulheres de Deus vencedoras passaram por isso. O próprio diabo chegou para o Senhor Jesus e ofereceu um prato lentilha. Ele mostrou para ele todas as coisas do mundo e disse, tudo te darei se me adorar.

Tudo eu vou te dar se você prostrar-me adorar.

E o escritor de Hebreus diz que Jesus em troca da Alegria que lhe estava proposta ele suportou a Cruz.

Leia Hebreus 12:2-3

Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

Para você que esteve no Encontro te fizemos uma convocação e lhe oferecemos nestes dois dias um reino, mas saindo daqui o diabo vai fazer uma contra proposta. Na verdade todos nós vamos passar por isso. Essa aqui é uma escolha que nós vamos ter que fazer. Sempre o Senhor terá um Reino para você, e o diabo vira com o prato de lentilha, e vamos ter que escolher. E esta escolha é segundo aquilo que eu consigo enxergar em Deus.

E baseado nisto vou fazer uma a boa ou a péssima escolha.

Durante quarenta anos, Moisés cresceu e viveu com tremenda riqueza na casa do Faraó no Egito - os melhores alimentos, roupas da moda, os melhores bens materiais, etc. Ninguém na terra era mais poderoso do que o seu avô, o faraó.

No entanto, vejam o que o autor aos Hebreus escreveu:

Leia Hebreus 11:24-28

"Pela fé, Moisés, quando crescido, recusou os privilégios da casa real egípcia. Ele escolheu uma vida dura com o povo de Deus em vez de uma vida suave e oportunista de pecado com os opressores. Ele valorizava o sofrimento no acampamento do povo de Israel, muito mais do que a riqueza egípcia, porque ele estava olhando para o futuro, antecipando o pagamento. Por um ato de fé, ele virou o calcanhar para o Egito, indiferente à raiva cega do rei. Ele estava de olho naquele que nenhum olho pode ver, e continuou em frente. " (MSG)

É preciso entender que ninguém que tenha visto algo maior poderia abrir mão de um poder tão grande quanto do reino de faraó daquela época.

Moisés desejava ser o mais próximo e íntimo de Deus possível. Ele viu a presença de Deus como sua grande recompensa, mesmo sobre a terra prometida que haveriam de entrar. Não vemos ele murmurando porque Deus havia deixado ele de fora da terra.

Ele pediu para ver a glória da face de Deus.

E ele ainda que não viu a face de Deus se contentou com a glória, pois sabia do que haveria por participar do Reino.

Sabe o que isto significa: ele sabia porque estava abrindo mão de tudo. Ele tinha uma ideia do que viria a ser a manifestação do Reino.

Falo a você que volta do encontro hoje, e a você que já tem andado nos caminhos do Senhor. É preciso pedirmos a Deus que abra nossos olhos para vermos o reino de Deus.

Tudo que vivemos nesta vida não se compara aquilo que há vir com a manifestação do Reino de Deus.

O tempo presente e toda a glória deste mundo é insignificante aquilo que Deus tem para nós.

Quando você não tem ideia da desta glória fica muito difícil seguir Jesus. E muito pesado ser discípulo de Jesus.

E eu quero descrever em poucas palavras o que e o reino de Deus.

Leia Apocalipse 21:1-7

E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho

Diga eu quero o reino.

Agora vou falar algo ao seu coração. Pois o diabo sabe o que lhe aguarda, e sempre que o diabo percebe que você está sendo direcionado para um novo tempo na sua vida, ele vai trazer para você um prato de lentilha.

Quantas vezes pessoas começam bem sua caminhada de fé.

Quantos que voltam do encontro empolgados e até caminham conosco por um tempo, mas por um prato de lentilha largam tudo. São pessoas queridas. Que tinham herança de Deus mas que por não entender o reino se encantam ou se envolvem com coisas tão insignificantes que deixam a principal de lado.

Tudo isto porque não fazem ideia da herança que esta reservada para eles.

Não é atoa que o diabo que trabalhado tanto com o imediatismo. Exatamente para que consiga envolver muitas pessoas sinceras mas que não tem ideia do que lhe está reservado para a glória.

E por isso que o Senhor nos manda buscar o reino em primeiro lugar pois todas as demais coisas serão acrescentadas.

Nesta minha caminhada tenho visto tantos lutando bravamente por seus pratos de lentilhas e esquecem que o que é eterno é o que importa. Tudo porque não tiveram a experiência de visualizar o reino como prioridade na suas vidas.

Leia Colossenses 3:2 – Pensem nas coisas do alto, não nas coisas da terra.

Dia após dia somos chamados para velórios de homens e mulheres sinceros, lutadores mas que o que os moviam eram apenas um prato de lentilha. Ficamos tristes pois todo o esforço, tudo que ajuntou foi pensando aqui, sem deslumbrar o reino. Então não perca o foco do Reino de Deus.

A bíblia tem vários exemplos de homens que abriram mão do Reino por um prato de lentilha.

Não vou conseguir ler todos os textos mas estão na Bíblia e você pode encontrar suas histórias.

Saul foi escolhido pelo povo e ungido por Deus para ser rei de Israel mas por um “prato de lentilha”, quando digo isto, estou sendo figurativo pois ele na verdade recebeu uma proposta do diabo. Ele começou a sentir inveja de Davi, mordeu a isca do diabo e isto foi desastroso. Ele se afastou do propósito de Deus. E neste caso foi Davi quem ficou com o galardão.

Paulo escrevendo para Timóteo (Timóteo 4:10) diz: Porquanto Demas, havendo amado mais o mundo secular, me abandonou e se foi para Tessalônica.

Paulo diz escrevendo as igrejas diz: homem chamado manda lembranças, depois ela escreve ele amou o Presente século e ele abriu mão. Em outras palavras preferiu abrir mão do direito de primogenitura e abraçar o prato de lentilha.

Fala para a pessoa que está do seu lado: todos nós vamos ser testados. Vamos ter que escolher o prato ou a herança.

Amado, você pode viver uma vida cristã, mais uma vida sem significado porque você aceitou um prato lentilha.

O diabo oferece cada prato de lentilha. As vezes e apenas um jogo do seu time. Neste culto Deus ia dar a chave da sua vitória, chave da benção.

Tem escolhas que vão durar toda uma eternidade, que vai transformar toda a sua vida.

Você vai ter muita dessas decisões importantes, mas a mais importante é escolher tomar uma decisão e fazer parte do Reino de Deus.

Por isto estou falando para você vislumbrar o galardão.

Essa vida é uma vida sem significado quando não temos visão do Reino, pois o seu negócio termina aqui, seu casamento termina aqui, seus sonhos terminam aqui. Mas há um reino celestial da qual você pode decidir fazer parte. Fazer parte do exército do Deus.

Eu gostaria que todos fizessem, mas você não pode decidir porque eu falei, a gente vive no Reino de Deus por convicção, só porque eu falei alguma coisa não é uma convicção.

Convicção é o seguinte: se ninguém for eu vou, se ninguém fizer eu faço, se ninguém tiver inspirado eu estou. ninguém pode me parar porque eu estou convicto.

Mas a Bíblia ainda menciona a história de Samuel, Samuel um jovem que foi morar no templo em um ambiente que não era dos melhores para uma criança. Mas o prato de lentilha que o diabo apresentou para ele não mudou sua decisão de permanecer ouvindo a voz de Deus. E veio e ser o profeta que substitui toda a casa de Eli.

Tem um personagem na Bíblia que me chama muito a atenção , este um jovem com muitos pratos de lentilha, mas em Daniel capítulo um ele diz que resolveu Daniel não se contaminar com as finas iguarias do rei.

Homens que mudaram história.

Já falei de Davi que entendeu como Moisés algo além do aqui do agora. Estou falando para você que foi chamado também por Deus e o Senhor está me usando para dizer a você que vez a pós vez tem se contaminado com a lentilha do diabo. Volte, foque para o galardão. Estou falando para você que neste final de semana decidiu seguir Jesus. Não se encante com os pratos de lentilhas.

O diabo toda hora e todo dia está oferecendo algo para você distrair, e as vezes coisas que são aparentemente legítimas ele vai usar para tirar seu foco.

Agora também tem um aspecto a respeito da armadilha do diabo. Vimos que ele sempre oferece um prato de lentilha para roubar sua herança.

Mas também no meio das suas batalhas ele também apresenta negociação para te roubar do propósito.

O povo de Israel precisava sair do Egito e o diabo através de faraó diz a Moisés não precisa ir todos adorar. Pode ir apenas os homens e mulheres deixem as crianças e os animais. Neste momento ele estava abrindo uma negociação com o povo de Israel.

Depois Moisés não aceita e volta então com uma outra proposta, vai as crianças mas deixa o gado. Você que volta do encontro poderá também ser alvo de uma negociação do diabo. Ele pode chegar e dizer para você, não precisa ser tão intenso. Você teve um encontro com Deus, mas não precisa ser tão intenso. Mas saiba querido que uma vez que você cede ao inimigo na negociação você perde o foco do reino.

Muitos estão abrindo mão de muitas coisas pois não deslumbram-se com as coisas do Reino. Estão apegados as coisas do mundo e algumas coisas tem deixado para o inimigo coisinhas mas que te roubam a oportunidade de viver o reino de Deus.

É importante que como Moisés você possa dizer: Não vai ficar uma unha se quer. Tudo que é meu vai servir ao Senhor.

Não troque nada do que Deus tem te dado por um prato de lentilha ou por uma negociação com nosso adversário.

Qual é a sua grande recompensa? Que chamado Deus tem para você? E você está disposto a sair dos "palácios" ou lugares de conforto para buscar a Deus sobre tudo o resto?